ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12
RECUPERAÇÃO
ANUAL DE QUÍMICA (Profª
Suzana CV Januário)
Consultar o caderno de classe, pesquisar na internet ou livro
didático. O enviar por e-mail (suzanacarla@professor.educacao.sp.gov.br)
ou WhatsApp (99779-4291) NOME COMPLETO__________________________SÉRIE____________
2ºANO (2ºA,
2ºD, 2ºE, 2ºG) Consultar o caderno de classe, pesquisar na internet ou livro
didático. O enviar por e-mail (suzanacarla@professor.educacao.sp.gov.br)
ou WhatsApp (99779-4291) NOME
COMPLETO:__________________ TURMA:_____________
·
1º BIMESTRE 2ºANO Parte I 1. Quais
eram as características do Modelo Atômico de Dalton: * a) Indivisível,
maciço e sem carga b) Com
carga negativa no núcleo, e positiva ao redor c) Com
carga positiva no núcleo, e negativa ao redor d) Nenhuma
das alternativas 2. O que é
um elétron? * a) Partícula
com carga neutra b) Partícula
com carga positiva c) Partícula
com carga negativa d) Partícula
com carga dupla 3. Assinale
a alternativa que contém apenas etapas de tratamento de água: * a) Coloração,
irrigação, fracionamento b) Irrigação,
coleta, manejo c) Coagulação,
decantação, filtração d) Nenhuma
das alternativas 4. Como
chamamos a água que pode ser consumida por humanos? * a) Água
Pura b) Água
Potável c) Água
Dura d) Água
Destilada 5. Qual a
importância da química no nosso cotidiano? * Parte II Fazer uma
pesquisa (resumida), sobre o tema: “Tratamento de água” ___________________________________________________________ ·
2º BIMESTRE 2ºANO
Parte I
* Observe a Tabela Periódica dos elementos (encontrar a imagem no
Google): 2. Escreva os símbolos dos seguintes elementos: Cobre, Chumbo,
Carbono, Hidrogênio, Oxigênio e Cálcio. * 3. Escreva os nomes dos seguintes elementos (a partir do símbolo
dado): Na, Au, Cl, N, Bi e Mg. * 4. O que representam as linhas verticais da Tabela Periódica? * 5. O que representam as linhas horizontais da Tabela Periódica: *
Parte II 1. Assinale a alternativa correta: * a) As transformações químicas nunca ocorrem com absorção ou liberação
de energia.
b) O hidrogênio (H) e o oxigênio (O) são dois elementos que, nas
condições favoráveis, seus átomos reagem e formam como produto as moléculas
de água.
c) Não há relação com o conceito de reações exotérmicas e endotérmicas
e as reações químicas.
d) Ao colocar uma panela no fogo para preparar um alimento estamos,
por sua vez, diante de um processo endotérmico. 2. Assinale a alternativa que melhor representa o conceito de
"Reação Endotérmica": a) É aquela em que há liberação de energia. Nesse processo, a produção
de energia somente persiste mediante o fornecimento contínuo de energia.
b) É aquela em que há produção de gráficos numéricos grandes.
c) É aquela em que há absorção de energia. Nesse processo, a energia é
produzida e, de forma independente, é mantida.
d) Nenhuma das Alternativas. 2. Assinale a alternativa que melhor representa o conceito de
"Reação Exotérmica": * a) É aquela em que há liberação de energia. Nesse processo, a produção
de energia somente persiste mediante o fornecimento contínuo de energia. b) É aquela em que há absorção de energia. Nesse processo, a energia é
produzida e, de forma independente, é mantida. c) É aquela em que há problemas com todas as substâncias e não se realiza. Todas as alternativas estão corretas. 3. Leia o trecho: "A gordura corporal funciona como um
combustível no nosso corpo. Aquela que não é queimada, é absorvida por ele.
Como se trata de um processo de absorção, é um exemplo de..." * a) Reação Exotérmica. b) Reação Endotérmica. c) Reação Incompleta. d) Reação Indeterminada. 4. Leia o trecho: "Ao colocar uma panela no fogo para preparar um
alimento, o calor que é liberado transformará esse alimento para que ele seja
consumido. Estamos, diante de uma reação..." * a) Endotérmica. b) Exotérmica. c) Orgânica simples. d) Todas as alternativas estão corretas.
·
3º BIMESTRE 2ºANO
Parte I
1- (Pesquisa) Quem foi o cientista criador da famosa frase “Nada se
cria, nada se perde, tudo se transforma”, estampada na primeira página do
texto? O que esse cientista quis dizer com isso? 2- Qual a relação entre as refinarias de petróleo e a produção
agrícola necessária para alimentar a humanidade? 3- Por que a fabricação do açúcar de cana (sacarose) obriga, automaticamente,
à produção de etanol (álcool etílico)? Faça uma pesquisa extra sobre a(s)
substância(s) química(s) presente(s) nos resíduos da produção de açúcar
(reações químicas, alternativas de descarte, etc.). 4- O que é e como se produz o combustível de lixo? 5- Qual a substância constituinte das garrafas PET? Pesquise e cole
junto à sua resposta o desenho da molécula (estrutura molecular) dessa
substância. 6- Qual o principal motivo da poluição ambiental causada pelo PET, e
que alternativa você, estudante, daria para combatê-la? 7- O autor concluiu o texto com uma opinião daquilo que ele achou ser
a “receita da sustentabilidade”. Em sua opinião, quais seriam as principais
dicas para se promover a sustentabilidade ambiental, começando pela sua casa? Parte II
Fazer uma pesquisa (resumida), sobre o tema: “Substâncias iônicas”: ___________________________________________________________ ·
4º BIMESTRE 2ºANO
Parte I 1- Diferencie os processos: “Oxidação” e “Redução”: 2- Defina Eletrólise:__________________ 3- Ao colocarmos uma pilha ou bateria no congelador, ela volta a ter
carga? Dê uma breve explicação sobre essa questão. 4- O que é eletroquímica?
Parte II
Fazer uma pesquisa (resumida), sobre o tema: “Pilhas e Baterias”: ___________________________________________________________ |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12
PRAZO DE ENTREGA
De 30/11 a 04/12 ATIVIDADES
· Link da aula no CMSP · https://www.youtube.com/watch?v=hTnCnv63biE
· Responder as questões: · 1-Diferencie metais e ametais (características): · 2-O que são íons (cátions e ânions)? · 3-Qual elemento químico que não se enquadra em nenhum grupo da Tabela Periódica? · 4-Diferencie Ligação Iônica, Covalente e Metálica:
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ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11
PRAZO DE ENTREGA De
23/11
a 27/11 Acompanhamento de entrega
de atividades por e-mail institucional e WhastApp (suzanacarla@prof.educacao.sp.gov.br),
Chat CMSP - Centro de Mídias, Aplicativo Google Classroom
ATIVIDADES
·
Link da aula no CMSP ·
https://www.youtube.com/watch?v=Xh0GvrjAHL4
·
Responder as questões: ·
1- Faça um pequeno resumo, comparando os modelos atômicos de Dalton,
Thomson, Rutherford e Bohr: ·
2- O que é eletronegatividade? ·
3- Como funciona a ligação iônica? ·
4- Quais são as características dos metais?
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ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11
PREZADO ALUNO,
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11
PRAZO DE ENTREGA De
10/11
a 16/11 Entrega de atividades por e-mail
institucional e WhastApp (suzanacarla@prof.educacao.sp.gov.br), Chat CMSP -
Centro de Mídias, Aplicativo Google Classroom
ATIVIDADES
·
Link da aula no CMSP ·
https://www.youtube.com/watch?v=JXQ8tc6hIGk
·
Responder as questões: ·
1- Descreva resumidamente, como
era o ‘Modelo Atômico de John Dalton’: ·
2- Qual a descoberta importante
feita por JJ Thomson? ·
3- Compare os ‘Modelos Atômicos de Rutherford e Bohr’?
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ATIVIDADES DA
SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11
ATIVIDADES
·
Link da aula no CMSP ·
https://www.youtube.com/watch?v=4mdiWZxnLX8
·
Responder as questões: ·
1- Quais são as etapas do
tratamento da água para consumo humano? ·
2- Por que é necessário fazer o
tratamento da água para consumirmos? ·
3- O que é adicionado para a desinfecção? ·
4- O que é a ‘dessalinização’ da água do mar?
PRAZO DE ENTREGA De 03/11 a 10/11
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ATIVIDADES DA
SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10
ATIVIDADES
REC. DE QUÍMICA 1º BIMESTRE 2ºANO
Consultar o caderno de classe, pesquisar
na internet ou livro didático. O enviar por e-mail (suzanacarla@professor.educacao.sp.gov.br)
ou WhatsApp (99779-4291)
NOME COMPLETO:__________________ TURMA:_____________
Parte I 1. Quais eram as características do Modelo Atômico de
Dalton: * a) Indivisível, maciço e sem carga b) Com carga negativa no núcleo, e positiva ao redor c) Com carga positiva no núcleo, e negativa ao redor d) Nenhuma das alternativas 2. O que é um elétron? * a) Partícula com carga neutra b) Partícula com carga positiva c) Partícula com carga negativa d) Partícula com carga dupla 3. Assinale a alternativa que contém apenas etapas de
tratamento de água: * a) Coloração, irrigação, fracionamento b) Irrigação, coleta, manejo c) Coagulação, decantação, filtração d) Nenhuma das alternativas 4. Como chamamos a água que pode ser consumida por
humanos? * a) Água Pura b) Água Potável c) Água Dura d) Água Destilada 5. Qual a importância da química no nosso
cotidiano? * Parte II Fazer uma pesquisa (resumida), sobre o tema: “Tratamento de água” ___________________________________________________________ REC. DE QUÍMICA 2º BIMESTRE 2ºANO
Parte I
1. Para que serve a Tabela periódica? 2. Escreva os símbolos dos seguintes
elementos: Cobre, Chumbo, Carbono, Hidrogênio, Oxigênio e Cálcio. * 3. Escreva os nomes dos seguintes
elementos (a partir do símbolo dado): Na, Au, Cl, N, Bi e Mg. * 4. O que representam as linhas verticais
da Tabela Periódica? * 5. O que representam as linhas horizontais
da Tabela Periódica: *
Parte II
1. Assinale a alternativa correta: * a) As transformações químicas nunca
ocorrem com absorção ou liberação de energia.
b) O hidrogênio (H) e o oxigênio (O) são
dois elementos que, nas condições favoráveis, seus átomos reagem e formam
como produto as moléculas de água.
c) Não há relação com o conceito de
reações exotérmicas e endotérmicas e as reações químicas.
d) Ao colocar uma panela no fogo para
preparar um alimento estamos, por sua vez, diante de um processo endotérmico. 2. Assinale a alternativa que melhor
representa o conceito de "Reação Endotérmica": a) É aquela em que há liberação de
energia. Nesse processo, a produção de energia somente persiste mediante o
fornecimento contínuo de energia.
b) É aquela em que há produção de
gráficos numéricos grandes.
c) É aquela em que há absorção de
energia. Nesse processo, a energia é produzida e, de forma independente, é
mantida.
d) Nenhuma das Alternativas.
2. Assinale a alternativa que melhor
representa o conceito de "Reação Exotérmica": *
a) É aquela em que há liberação de
energia. Nesse processo, a produção de energia somente persiste mediante o
fornecimento contínuo de energia. b) É aquela em que há absorção de
energia. Nesse processo, a energia é produzida e, de forma independente, é
mantida. c) É aquela em que há problemas com todas
as substâncias e não se realiza. Todas as alternativas estão corretas. 3. Leia o trecho: "A gordura corporal
funciona como um combustível no nosso corpo. Aquela que não é queimada, é
absorvida por ele. Como se trata de um processo de absorção, é um exemplo
de..." * a) Reação Exotérmica. b) Reação Endotérmica. c) Reação Incompleta. d) Reação Indeterminada.
4. Leia o trecho: "Ao colocar uma
panela no fogo para preparar um alimento, o calor que é liberado transformará
esse alimento para que ele seja consumido. Estamos, diante de uma
reação..." * a) Endotérmica. b) Exotérmica. c) Orgânica simples. d) Todas as alternativas estão corretas.
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ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10
ATIVIDADES
· Links da aula no CMSP: https://www.youtube.com/watch?v=Kj--PsQexec
· Responder as seguintes questões:
· 1- O que é solubilidade? · 2- O que compõe uma “Solução”? · 3- Diferencie Soluções Saturadas, Supersaturadas e Insaturadas: · 4- Qual a diferença entre medicamento e veneno? Explique:
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ATIVIDADES DA SEMANA 13/10 ATÉ 16/10
ATIVIDADES
·
Link CMSP ·
https://www.youtube.com/watch?v=Euz6nisipNg&t=52s ·
https://www.youtube.com/watch?v=j6_EhKoP0jI&t=25s ·
https://www.youtube.com/watch?v=Sx8HKtgWKL8&t=16s ·
https://www.youtube.com/watch?v=7aEqRps9DcE&t=1494s ·
https://www.youtube.com/watch?v=XB7Vrle87-w&t=1180s ·
https://www.youtube.com/watch?v=4PthyGLzXXw&t=1580s
·
Fazer um resumo dos conteúdos que você aprendeu pelas aulas online
(CMSP), do 3º Bimestre, e finalizar com uma representação da Tabela periódica
em uma folha de caderno, com os símbolos e nomes dos elementos.
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10
ATIVIDADES
· Responda as seguintes questões:
1- Como você imagina a atração que ocorre entre as moléculas de água? Para responder à questão considere as interações eletrostáticas entre as moléculas. Que tipo de interação as mantém unidas? 2- O NaCl, cloreto de sódio é um composto iônico ou molecular? 3- Como identificar um composto iônico e molecular? 4- O nitrato de sódio - NaNO3 (um sal inorgânico), é um composto iônico ou molecular? 5- O carbonato de cálcio - CaCO3 (um sal inorgânico, conhecido como salitre do Chile) é um composto iônico ou molecular? ENTREGA: 02/10 |
PRAZO DE ENTREGA
18/09
ANEXOS
·
Ligações por pontes de hidrogênio
Um
caso extremo de atração dipolo-dipolo ocorre quando temos o hidrogênio
ligado a átomos pequenos e fortemente eletronegativos, especialmente o
flúor, o oxigênio e o nitrogênio. A forte atração que se
estabelece entre o hidrogênio e esses elementos chama-se ligação de
hidrogênio, e existe fundamentalmente em substâncias nos estados sólido e
líquido.
Para
melhor compreensão vamos utilizar a agua como exemplo sendo a sua formula
molécula H2O. A água líquida tem suas moléculas dispostas
tridimensionalmente, mas de uma forma mais ou menos desorganizada, o gelo tem
as suas moléculas arrumadas numa grade cristalina espacial, organizada e mais
espaçada do que a água líquida. Disso resulta o fato de o gelo ser menos
denso do que a água líquida (de fato, o gelo flutua na água, como podemos num
copo com água e pedras de gelo).
,
Apesar
de ser aproximadamente dez vezes menos intensa do que uma ligação covalente,
uma ligação de hidrogênio pode, em circunstâncias especiais, romper uma
ligação covalente.
No
caso anterior, o oxigênio da água atrai mais o hidrogênio ligado ao cloro que
o próprio cloro dando origem aos íons H3O " (hidrônio ou hidroxônio) e
Cl # (cloreto). Esse fenômeno é, em particular, muito importante, pois
corresponde à ionização dos ácidos, quando são dissolvidos em água.
Outra
consequência importante das ligações de hidrogênio existentes na água é sua
alta tensão superficial. As moléculas que estão no interior do líquido atraem
e são atraídas por todas as moléculas vizinhas, de tal modo que essas forças
se equilibram. Já as moléculas da superfície só são atraídas pelas moléculas
“de baixo” e “dos lados”. Consequentemente, essas moléculas se atraem mais
fortemente e criam uma película semelhante a uma película elástica na
superfície da água (isso ocorre com todos os líquidos; apenas estamos dizendo
que o fenômeno é particularmente intenso na água).
·
. Forças (ou ligações) de Van der
Waals (ou de London)
Logicamente, tudo que acabamos de explicar
não se aplica às moléculas apolares, como H2 , F2 , Cl2
, O2 , CO2 , CCl4 etc. (nem aos gases
nobres, que são formados por átomos isolados). Não havendo atração elétrica
entre essas moléculas, elas deveriam permanecer sempre afastadas, o que
equivale a dizer no estado gasoso. No entanto, muitas substâncias apolares
são líquidas e, mesmo quando gasosas (como H2 , F2 , Cl2
etc.), elas podem ser liquefeitas e solidificadas em temperaturas muito
baixas. Surge, então, a pergunta: que forças mantêm unidas as moléculas
apolares? São as chamadas forças de Van der Waals, ou forças de dispersão de
London, que são cerca de dez vezes mais fracas do que as forças dipolo-dipolo
e resultam do seguinte: mesmo sendo apolar, a molécula contém muitos
elétrons, que se movimentam rapidamente. Pode acontecer, num dado instante,
de uma molécula estar com mais elétrons de um lado que do outro; essa
molécula estará, então, momentaneamente polarizada e, por indução elétrica,
irá provocar a polarização de uma molécula vizinha (dipolo induzido),
resultando uma atração fraca entre ambas. Essa atração deve-se às forças de
Van der Waals ou de London.
RESPONDA
O FORMULÁRIO ABAIXO
A devolutiva será
por email sendo uma avaliação individual.
|
LEIA O TEXTO E RESPONDA O FORMULÁRIO:
ANEXOS
Polaridade
das ligações
Ligações
químicas são classificadas em polares ou apolares.
Enquanto
que toda ligação iônica é polar, a polaridade da ligação covalente depende
dos átomos presentes na molécula.
Uma
ligação covalente é apolar quando apenas átomos de um mesmo elemento químico
estão unidos; já quando são elementos diferentes, há diferença de eletronegatividade
e a molécula é polar.
A
polaridade ocorre devido à formação de polos nas substâncias químicas, que
são positivos e negativos de acordo com as cargas. Por isso, a capacidade de
atrair elétrons faz com que compostos iônicos possuam polaridade máxima, pois
tendem a formar espécies químicas carregadas eletricamente.
Ligações
polares e apolares
A
eletronegatividade é uma propriedade periódica que representa a capacidade
que um átomo tem de atrair para si os elétrons de uma ligação estabelecida
com outro átomo.
A
diferença de eletronegatividade entre átomos classifica as ligações em polar
e apolar.
Ligações
apolares: os átomos envolvidos na ligação possuem diferença de
eletronegatividade igual ou muito próxima de zero.
Ligações
polares: a diferença de eletronegatividade entre os átomos da ligação é
diferente de zero.
Polaridade
da ligação covalente
Em
uma ligação covalente há o compartilhamento de elétrons na união de dois
átomos em uma molécula.
A
diferença de eletronegatividade entre átomos classifica as ligações
covalentes em polar e apolar.
Ligações
covalentes apolares: estabelecida entre átomos de um mesmo elemento químico.
Ligações
covalentes polares: estabelecida entre elementos químicos diferentes, ou
seja, que possuem eletronegatividades diferentes
Forças (ligações) intermoleculares
Em condições ambientes, os compostos
iônicos são sólidos, devido às forças elétricas de atração entre seus cátions
e ânions. Do mesmo modo, os metais são quase todos sólidos, devido à forte
união que a ligação metálica exerce sobre seus átomos. Já as substâncias
covalentes podem ser sólidas, líquidas ou gasosas. Isso prova que entre suas
moléculas podem existir forças de atração maiores ou menores. São exatamente
essas forças ou ligações entre as moléculas (intermoleculares) que iremos
estudar neste item.
·
Forças (ou ligações) dipolo-dipolo
Quando uma molécula é polar, como, por
exemplo, HCl, ela apresenta uma extremidade mais eletropositiva e outra mais
eletronegativa:
δ+ δ-
![]()
Evidentemente, a “parte positiva” de uma
molécula passa a atrair a “parte negativa” da molécula vizinha, e assim
sucessivamente. Essas forças de coesão recebem o nome de forças (ou ligações)
dipolo-dipolo
·
Ligações por pontes de hidrogênio
Um caso extremo de atração dipolo-dipolo
ocorre quando temos o hidrogênio ligado a átomos pequenos e fortemente
eletronegativos, especialmente o flúor, o oxigênio e o nitrogênio.
A forte atração que se estabelece entre o hidrogênio e esses elementos
chama-se ligação de hidrogênio, e existe fundamentalmente em substâncias nos
estados sólido e líquido.
Para melhor compreensão vamos utilizar a
agua como exemplo sendo a sua formula molécula H2O. A água líquida
tem suas moléculas dispostas tridimensionalmente, mas de uma forma mais ou
menos desorganizada, o gelo tem as suas moléculas arrumadas numa grade
cristalina espacial, organizada e mais espaçada do que a água líquida. Disso
resulta o fato de o gelo ser menos denso do que a água líquida (de fato, o
gelo flutua na água, como podemos num copo com água e pedras de gelo).
,
Apesar de ser aproximadamente dez vezes
menos intensa do que uma ligação covalente, uma ligação de hidrogênio pode,
em circunstâncias especiais, romper uma ligação covalente.
No caso anterior, o oxigênio da água atrai
mais o hidrogênio ligado ao cloro que o próprio cloro dando origem aos íons
H3O " (hidrônio ou hidroxônio) e Cl # (cloreto). Esse fenômeno é, em
particular, muito importante, pois corresponde à ionização dos ácidos, quando
são dissolvidos em água.
Outra consequência importante das ligações
de hidrogênio existentes na água é sua alta tensão superficial. As moléculas
que estão no interior do líquido atraem e são atraídas por todas as moléculas
vizinhas, de tal modo que essas forças se equilibram. Já as moléculas da
superfície só são atraídas pelas moléculas “de baixo” e “dos lados”.
Consequentemente, essas moléculas se atraem mais fortemente e criam uma
película semelhante a uma película elástica na superfície da água (isso
ocorre com todos os líquidos; apenas estamos dizendo que o fenômeno é
particularmente intenso na água).
·
. Forças (ou ligações) de Van der
Waals (ou de London)
Logicamente, tudo que acabamos de explicar
não se aplica às moléculas apolares, como H2 , F2 , Cl2
, O2 , CO2 , CCl4 etc. (nem aos gases
nobres, que são formados por átomos isolados). Não havendo atração elétrica
entre essas moléculas, elas deveriam permanecer sempre afastadas, o que
equivale a dizer no estado gasoso. No entanto, muitas substâncias apolares
são líquidas e, mesmo quando gasosas (como H2 , F2 , Cl2
etc.), elas podem ser liquefeitas e solidificadas em temperaturas muito
baixas. Surge, então, a pergunta: que forças mantêm unidas as moléculas
apolares? São as chamadas forças de Van der Waals, ou forças de dispersão de
London, que são cerca de dez vezes mais fracas do que as forças dipolo-dipolo
e resultam do seguinte: mesmo sendo apolar, a molécula contém muitos
elétrons, que se movimentam rapidamente. Pode acontecer, num dado instante,
de uma molécula estar com mais elétrons de um lado que do outro; essa
molécula estará, então, momentaneamente polarizada e, por indução elétrica,
irá provocar a polarização de uma molécula vizinha (dipolo induzido),
resultando uma atração fraca entre ambas. Essa atração deve-se às forças de
Van der Waals ou de London.
A devolutiva será
por email sendo uma avaliação individual.
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ATIVIDADE
RESPONDA
ANEXOS
Forças (ligações) intermoleculares
Em
condições ambientes, os compostos iônicos são sólidos, devido às forças
elétricas de atração entre seus cátions e ânions. Do mesmo modo, os metais
são quase todos sólidos, devido à forte união que a ligação metálica exerce
sobre seus átomos. Já as substâncias covalentes podem ser sólidas, líquidas
ou gasosas. Isso prova que entre suas moléculas podem existir forças de
atração maiores ou menores. São exatamente essas forças ou ligações entre as
moléculas (intermoleculares) que iremos estudar neste item.
·
Forças (ou ligações) dipolo-dipolo
Quando
uma molécula é polar, como, por exemplo, HCl, ela apresenta uma extremidade
mais eletropositiva e outra mais eletronegativa:
δ+ δ-
![]()
Evidentemente,
a “parte positiva” de uma molécula passa a atrair a “parte negativa” da
molécula vizinha, e assim sucessivamente. Essas forças de coesão recebem o
nome de forças (ou ligações) dipolo-dipolo
·
Ligações por pontes de hidrogênio
Um
caso extremo de atração dipolo-dipolo ocorre quando temos o hidrogênio
ligado a átomos pequenos e fortemente eletronegativos, especialmente o
flúor, o oxigênio e o nitrogênio. A forte atração que se
estabelece entre o hidrogênio e esses elementos chama-se ligação de
hidrogênio, e existe fundamentalmente em substâncias nos estados sólido e
líquido.
Para
melhor compreensão vamos utilizar a agua como exemplo sendo a sua formula
molécula H2O. A água líquida tem suas moléculas dispostas
tridimensionalmente, mas de uma forma mais ou menos desorganizada, o gelo tem
as suas moléculas arrumadas numa grade cristalina espacial, organizada e mais
espaçada do que a água líquida. Disso resulta o fato de o gelo ser menos
denso do que a água líquida (de fato, o gelo flutua na água, como podemos num
copo com água e pedras de gelo).
Apesar
de ser aproximadamente dez vezes menos intensa do que uma ligação covalente,
uma ligação de hidrogênio pode, em circunstâncias especiais, romper uma
ligação covalente.
No
caso anterior, o oxigênio da água atrai mais o hidrogênio ligado ao cloro que
o próprio cloro dando origem aos íons H3O " (hidrônio ou hidroxônio) e
Cl # (cloreto). Esse fenômeno é, em particular, muito importante, pois
corresponde à ionização dos ácidos, quando são dissolvidos em água.
Outra
consequência importante das ligações de hidrogênio existentes na água é sua
alta tensão superficial. As moléculas que estão no interior do líquido atraem
e são atraídas por todas as moléculas vizinhas, de tal modo que essas forças
se equilibram. Já as moléculas da superfície só são atraídas pelas moléculas
“de baixo” e “dos lados”. Consequentemente, essas moléculas se atraem mais
fortemente e criam uma película semelhante a uma película elástica na
superfície da água (isso ocorre com todos os líquidos; apenas estamos dizendo
que o fenômeno é particularmente intenso na água).
·
. Forças (ou ligações) de Van der Waals
(ou de London)
Logicamente, tudo que acabamos de explicar
não se aplica às moléculas apolares, como H2 , F2 , Cl2
, O2 , CO2 , CCl4 etc. (nem aos gases
nobres, que são formados por átomos isolados). Não havendo atração elétrica
entre essas moléculas, elas deveriam permanecer sempre afastadas, o que
equivale a dizer no estado gasoso. No entanto, muitas substâncias apolares
são líquidas e, mesmo quando gasosas (como H2 , F2 , Cl2
etc.), elas podem ser liquefeitas e solidificadas em temperaturas muito
baixas. Surge, então, a pergunta: que forças mantêm unidas as moléculas
apolares? São as chamadas forças de Van der Waals, ou forças de dispersão de
London, que são cerca de dez vezes mais fracas do que as forças dipolo-dipolo
e resultam do seguinte: mesmo sendo apolar, a molécula contém muitos
elétrons, que se movimentam rapidamente. Pode acontecer, num dado instante,
de uma molécula estar com mais elétrons de um lado que do outro; essa
molécula estará, então, momentaneamente polarizada e, por indução elétrica,
irá provocar a polarização de uma molécula vizinha (dipolo induzido),
resultando uma atração fraca entre ambas. Essa atração deve-se às forças de
Van der Waals ou de London.
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ 21/08
CADERNO DO ALUNO 3°BIMESTRE
QUÌMICA PÀGINA 38
ATIVIDADE 3 FORÇAS INTRAMOLECULARES E INTERMOLECULARES
1. Realize uma pesquisa e registre toda a atividade no caderno de classe, forças intramoleculares e intermoleculares para responder as atividades a seguir:
1.1 Qual é a diferença entre forças intramoleculares e intermoleculares?
1.2 Nas questões abaixo, cito o tipo de interação. Complete citando as forças relativas e espécies que interagem entre si, nessa ordem, para cada tópico.
1.3 Íon – íon;
1.4 Íon – dipolo;
1.5 Ligação de hidrogênio;
1.6 Dipolo – dipolo ou dipolo permanente;
1.7 Dipolo – dipolo induzido;
1.8 Dipolo induzido ou forças de London;
Texto base para auxiliar nas respostas.
OBS.( Não precisa reescrever o texto no caderno. Copiar apenas o resultado da pesquisa, as perguntas e as respostas. Com nome, número, série e data.)
No nosso dia a dia convivemos com várias substâncias em diferentes estados físicos. Elas possuem pontos de fusão e de ebulição específicos, além de apresentarem solubilidade ou não. Essas diferenças de propriedades que ocorrem nas substâncias devem-se às diferentes interações e atrações que se estabelecem entre as suas moléculas, como as forças intermoleculares e intramoleculares.
Como você sabe, os átomos reagem entre si para se estabilizarem e formarem as moléculas. Mas moléculas também podem interagir entre si, formando diferentes estruturas. Há 2 forças que atuam no interior da molécula: forças intermoleculares e forças intramoleculares.
Forças intermoleculares são as forças exercidas para manter unidas duas ou mais moléculas.
Elas correspondem a ligações químicas que têm a função de unir ou repelir as moléculas de um composto.
As forças intermoleculares provocam estados físicos diferentes nos compostos químicos. Essa interação pode ser mais ou menos forte, conforme a polaridade das moléculas.
Classificação
As forças intermoleculares são classificadas em três tipos que variam conforme a intensidade:
· Ligação de Hidrogênio: Ligação de forte intensidade.
· Dipolo Permanente ou dipolo-dipolo: Ligação de média intensidade.
· Dipolo Induzido ou Forças de London: Ligação de fraca intensidade.
O conjunto das forças intermoleculares também pode ser chamado de Forças de Van der Waals.
Ligação de Hidrogênio
A ligação ou ponte de hidrogênio ocorre em moléculas polares que têm o hidrogênio unido à elementos eletronegativos e com volume atômico baixo, como o oxigênio (O), flúor (F) e nitrogênio (N).
É a força intermolecular mais forte, pois existe uma grande diferença de eletronegatividade entre os elementos.
Dipolo-dipolo
O dipolo-dipolo ocorre entre as moléculas dos compostos polares e é considerada uma interação de força intermediária.
Os elétrons estão distribuídos de forma assimétrica e assim o elemento mais eletronegativo atrai os elétrons para si.
Nas ligações dipolo-dipolo, as moléculas polares interagem de maneira que os polos opostos sejam preservados.
Dipolo induzido
O dipolo induzido é constituído pela atração não gravitacional que ocorre em todas as moléculas e é o único tipo de atração entre moléculas apolares.
Os elétrons estão distribuídos de forma uniforme e não há formação de dipolo elétrico. Porém, quando as moléculas apolares se aproximam induzem a formação de dipolos temporários.
Nos estados físicos sólido e líquido, as moléculas estão tão próximas que forma-se uma deformação instantânea das nuvens eletrônicas e originam-se polos positivo e negativo.
As categorias de Forças Intramoleculares e Intermoleculares são o objeto deste estudo. E ficam a cargo de sua pesquisa!
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ 17/08
CADERNO DO ALUNO 3°BIMESTRE
QUÌMICA PÀGINA 36
ATIVIDADE 2
1. Leia o texto com atenção:
Polaridade das ligações
Ligações químicas são classificadas em polares ou apolares.
Enquanto que toda ligação iônica é polar, a polaridade da ligação covalente depende dos átomos presentes na molécula.
Uma ligação covalente é apolar quando apenas átomos de um mesmo elemento químico estão unidos; já quando são elementos diferentes, há diferença de eletronegatividade e a molécula é polar.
A polaridade ocorre devido à formação de polos nas substâncias químicas, que são positivos e negativos de acordo com as cargas. Por isso, a capacidade de atrair elétrons faz com que compostos iônicos possuam polaridade máxima, pois tendem a formar espécies químicas carregadas eletricamente.
Ligações polares e apolares
A eletronegatividade é uma propriedade periódica que representa a capacidade que um átomo tem de atrair para si os elétrons de uma ligação estabelecida com outro átomo.
A diferença de eletronegatividade entre átomos classifica as ligações em polar e apolar.
· Ligações apolares: os átomos envolvidos na ligação possuem diferença de eletronegatividade igual ou muito próxima de zero.
· Ligações polares: a diferença de eletronegatividade entre os átomos da ligação é diferente de zero.
Polaridade da ligação covalente
A diferença de eletronegatividade entre átomos classifica as ligações covalentes em polar e apolar.
· Ligações covalentes apolares: estabelecida entre átomos de um mesmo elemento químico.
· Ligações covalentes polares: estabelecida entre elementos químicos diferentes, ou seja, que possuem eletronegatividades diferentes.
2. Pesquise porque óleo e água não se misturam e registre em seu caderno:
3. Pesquise e registre no caderno como é realizado o descarte de óleo de cozinha:
3.1 Como o óleo de cozinha costuma ser descartado na sua casa?
3.2 Essa forma de descarte está correta? Justifique sua resposta.
As atividades deverão ser entregues pelo classroom e pelo e-mail: beniltongarcia@professor.educacao.sp.gov.br
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ 07/08
CADERNO DO ALUNO 3°BIMESTRE
QUÌMICA PÀGINA 36
ATIVIDADE 1.A
1. Aluno, registre as hipóteses para as questões a seguir:
1.1 Por que as lagartixas conseguem andar no teto e nas paredes?
1.2 Se o sabão é feito de óleos e gorduras, como é capaz de limpar superfícies engorduradas?
1.3 Por que os insetos conseguem andar sobre a água?
2. Tenho a certeza de que no mínimo, as perguntas acima instigaram a sua curiosidade! Mas e agora, como responder a essas questões? Lhe apresento alguns vídeo aulas curtinhos, que poderão servir de base para que você aprenda a responder então:
3. E agora, com base no estudo que você fez sobre a interação entre moléculas, escreva outra questão e responda corretamente, mesmo que pra isso você precise pesquisar:
3.1 Qual substância tem maior ponto de ebulição; álcool ou água? Por que?
beniltongarcia@professor.educacao.sp.gov.br ou classroom
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SEMANA
DE ESTUDOS INTENSIVOS
PREZADOS ALUNOS, ESTA É A SEMANA FINAL DO SEGUNDO
BIMESTRE, ATENDENDO A PEDIDOS, É DEDICADA À RECUPERAÇÃO E REAVALIAÇÃO DE
CONTEÚDOS PASSADOS DURANTE ESTE PERÍODO NÃO PRESENCIAL.
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CLASSROOM
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EXERCÍCIOS SOBRE SEPARAÇÃO DE MISTURAS HETEROGÊNEAS
1-(UFRJ) Com a adição de uma solução aquosa de açúcar a uma mistura contendo
querosene e areia, são vistas claramente três fases. Para separar cada componente da
mistura final, a melhor sequência é:
a. filtração, decantação e destilação.
b. cristalização, decantação e destilação.
c. filtração, cristalização e destilação.
d. centrifugação, filtração e decantação.
e. destilação, filtração e decantação.
2-(UFSM-RS) Num acampamento, todo o sal de cozinha foi derramado na areia. As
pessoas recuperaram o sal realizando, sucessivamente, as operações de:
a) dissolução, filtração, evaporação.
b) fusão, decantação, sublimação.
c) liquefação, filtração, vaporização.
d) adição de água, destilação.
e) diluição, sedimentação, vaporização.
3-O “funil de bromo” também conhecido como funil de decantação é usado em
laboratório para separar algumas misturas. Qual das misturas abaixo poderia ser
separada usando esse tipo de funil?
a. Água e glicose dissolvida.
b. Água e álcool.
c. Água e gasolina, dois líquidos imiscíveis.
d. Água e areia.
e. Areia e pó de ferro.
4-(UFPE) Uma mistura é constituída de areia, óleo, açúcar e sal de cozinha. A melhor
sequência experimental para separar essa mistura em seus constituintes puros é:
a) destilação do óleo, filtração da areia, dissolução do sal e do açúcar em água.
b) dissolução do açúcar e do sal em água, filtração da areia, decantação do óleo,
recristalização fracionada da fase aquosa.
c) filtração, dissolução do açúcar e do sal em água, decantação do óleo e destilação
da fase aquosa.
d) destilação do óleo, dissolução do sal e do açúcar em água e separação da areia por
filtração.
e) filtração do óleo e simples catação dos componentes da fase sólida.
5- Quando prepararmos o nosso cafezinho de cada dia, costumam-se realizar dois tipos
principais de separação de misturas, que são:
a. Decantação e filtração.
b. Filtração e sedimentação.
c. Filtração e sifonação.
d. Decantação e extração.
e. Extração e filtração.
*enviar para o e-mail: beniltongarcia@professor.educacao.sp.gov.br
ou pelo Google Classroom.
-Prazo para a entrega: 17/07
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2º BIMESTRE
Separação de Misturas
Leia o texto “Separação de Misturas” (link abaixo).
As técnicas utilizadas para separar as substâncias que compõem as misturas homogêneas e heterogêneas levam em consideração o número de fases, a natureza dos componentes e suas propriedades.
1. (Cesgranrio) Numa das etapas do tratamento da água que abastece uma cidade, a água é mantida durante um certo tempo em tanques para que os sólidos em suspensão se depositem no fundo. A essa operação denominamos:
a) filtração.
b) sedimentação. c) sifonação. d) centrifugação. e) cristalização.
Para complementar a leitura, sugerimos o texto Tratamento de Água.
2. (Vunesp) Na preparação do café, a água quente entra em contato com o pó e é separada no coador. As operações envolvidas nessa separação são, respectivamente:
a) destilação e decantação.
b) filtração e destilação. c) destilação e coação. d) extração e filtração. e) extração e decantação.
Saiba mais sobre Separação de misturas e Filtração.
3. (Unirio) Uma mistura formada por gasolina, água, serragem e sal de cozinha pode ser separada nos seus diversos componentes seguindo-se as seguintes etapas:
a) filtração, decantação e destilação.
b) catação e decantação. c) sublimação e destilação. d) prensagem e decantação. e) destilação e decantação.
Saiba mais sobre Catação.
4. (Unifor) Um sólido A está totalmente dissolvido num líquido B. É possível separar o solvente B da mistura por meio de uma:
a) centrifugação.
b) sifonação. c) decantação. d) filtração. e) destilação.
*link testado em 28/06/2020.
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ATIVIDADES
REVISÃO DOS CONTEÚDOS E ENTREGA DAS ATIVIDADES ATRASADAS
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ATIVIDADES
Atividade da situação de aprendizagem 2 do caderno do aluno vol. 1
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1. Assista aos vídeos dos links abaixo e reflita sobre as etapas do tratamento, o consumo e o uso consciente da água. Responda os exercícios abaixo.
a) Cite alguns usos da água.
b) Como a água chega em nossa casa?
c) Ao chegar na ETA, quais as etapas do tratamento da água?
d) Quais atitudes você poderia adotar para econimizar água?
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