segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

QUÍMICA

ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12

RECUPERAÇÃO ANUAL DE QUÍMICA

(Profª Suzana CV Januário)

 

Consultar o caderno de classe, pesquisar na internet ou livro didático.

O enviar por e-mail (suzanacarla@professor.educacao.sp.gov.br) ou WhatsApp (99779-4291)

 

NOME COMPLETO__________________________SÉRIE____________

 

 

2ºANO (2ºA, 2ºD, 2ºE, 2ºG)

 

Consultar o caderno de classe, pesquisar na internet ou livro didático.

O enviar por e-mail (suzanacarla@professor.educacao.sp.gov.br) ou WhatsApp (99779-4291)

NOME COMPLETO:__________________ TURMA:_____________

 

·       1º BIMESTRE 2ºANO

Parte I

1. Quais eram as características do Modelo Atômico de Dalton: *

a) Indivisível, maciço e sem carga

b) Com carga negativa no núcleo, e positiva ao redor

c) Com carga positiva no núcleo, e negativa ao redor

d) Nenhuma das alternativas

2. O que é um elétron? *

a) Partícula com carga neutra

b) Partícula com carga positiva

c) Partícula com carga negativa

d) Partícula com carga dupla

3. Assinale a alternativa que contém apenas etapas de tratamento de água: *

a) Coloração, irrigação, fracionamento

b) Irrigação, coleta, manejo

c) Coagulação, decantação, filtração

d) Nenhuma das alternativas

4. Como chamamos a água que pode ser consumida por humanos? *

a) Água Pura

b) Água Potável

c) Água Dura

d) Água Destilada

5. Qual a importância da química no nosso cotidiano? *

 

Parte II

Fazer uma pesquisa (resumida), sobre o tema: “Tratamento de água”

___________________________________________________________

 

·        2º BIMESTRE 2ºANO

 

Parte I

 

* Observe a Tabela Periódica dos elementos (encontrar a imagem no Google):

2. Escreva os símbolos dos seguintes elementos: Cobre, Chumbo, Carbono, Hidrogênio, Oxigênio e Cálcio. *

3. Escreva os nomes dos seguintes elementos (a partir do símbolo dado): Na, Au, Cl, N, Bi e Mg. *

4. O que representam as linhas verticais da Tabela Periódica? *

5. O que representam as linhas horizontais da Tabela Periódica: *

 

 

Parte II

1. Assinale a alternativa correta: *

a) As transformações químicas nunca ocorrem com absorção ou liberação de energia.

 

b) O hidrogênio (H) e o oxigênio (O) são dois elementos que, nas condições favoráveis, seus átomos reagem e formam como produto as moléculas de água.

 

c) Não há relação com o conceito de reações exotérmicas e endotérmicas e as reações químicas.

 

d) Ao colocar uma panela no fogo para preparar um alimento estamos, por sua vez, diante de um processo endotérmico.

2. Assinale a alternativa que melhor representa o conceito de "Reação Endotérmica":

a) É aquela em que há liberação de energia. Nesse processo, a produção de energia somente persiste mediante o fornecimento contínuo de energia.

 

b) É aquela em que há produção de gráficos numéricos grandes.

 

c) É aquela em que há absorção de energia. Nesse processo, a energia é produzida e, de forma independente, é mantida.

 

d) Nenhuma das Alternativas.

2. Assinale a alternativa que melhor representa o conceito de "Reação Exotérmica": *

a) É aquela em que há liberação de energia. Nesse processo, a produção de energia somente persiste mediante o fornecimento contínuo de energia.

b) É aquela em que há absorção de energia. Nesse processo, a energia é produzida e, de forma independente, é mantida.

c) É aquela em que há problemas com todas as substâncias e não se realiza.

Todas as alternativas estão corretas.

3. Leia o trecho: "A gordura corporal funciona como um combustível no nosso corpo. Aquela que não é queimada, é absorvida por ele. Como se trata de um processo de absorção, é um exemplo de..." *

a) Reação Exotérmica.

b) Reação Endotérmica.

c) Reação Incompleta.

d) Reação Indeterminada.

4. Leia o trecho: "Ao colocar uma panela no fogo para preparar um alimento, o calor que é liberado transformará esse alimento para que ele seja consumido. Estamos, diante de uma reação..." *

a) Endotérmica.

b) Exotérmica.

c) Orgânica simples.

d) Todas as alternativas estão corretas.

 

 

·        3º BIMESTRE 2ºANO

 

Parte I

 

1- (Pesquisa) Quem foi o cientista criador da famosa frase “Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, estampada na primeira página do texto? O que esse cientista quis dizer com isso?

2- Qual a relação entre as refinarias de petróleo e a produção agrícola necessária para alimentar a humanidade?

3- Por que a fabricação do açúcar de cana (sacarose) obriga, automaticamente, à produção de etanol (álcool etílico)? Faça uma pesquisa extra sobre a(s) substância(s) química(s) presente(s) nos resíduos da produção de açúcar (reações químicas, alternativas de descarte, etc.).

4- O que é e como se produz o combustível de lixo?

5- Qual a substância constituinte das garrafas PET? Pesquise e cole junto à sua resposta o desenho da molécula (estrutura molecular) dessa substância.

6- Qual o principal motivo da poluição ambiental causada pelo PET, e que alternativa você, estudante, daria para combatê-la?

7- O autor concluiu o texto com uma opinião daquilo que ele achou ser a “receita da sustentabilidade”. Em sua opinião, quais seriam as principais dicas para se promover a sustentabilidade ambiental, começando pela sua casa?

 

Parte II

 

Fazer uma pesquisa (resumida), sobre o tema: “Substâncias iônicas”:

___________________________________________________________

 

·        4º BIMESTRE 2ºANO

 

Parte I

1- Diferencie os processos: “Oxidação” e “Redução”:

2- Defina Eletrólise:__________________

3- Ao colocarmos uma pilha ou bateria no congelador, ela volta a ter carga? Dê uma breve explicação sobre essa questão.

4- O que é eletroquímica? 

 

Parte II

 

Fazer uma pesquisa (resumida), sobre o tema: “Pilhas e Baterias”:

___________________________________________________________

ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12

PRAZO DE ENTREGA

 

De 30/11 a 04/12

 ATIVIDADES

 

·         Link da aula no CMSP

·         https://www.youtube.com/watch?v=hTnCnv63biE

 

 

·         Responder as questões:

·         1-Diferencie metais e ametais (características):

·         2-O que são íons (cátions e ânions)?

·         3-Qual elemento químico que não se enquadra em nenhum grupo da Tabela Periódica?

·         4-Diferencie Ligação Iônica, Covalente e Metálica:


(Não esquecer de me enviar por e-mail, uma foto do caderno - 
suzanacarla@prof.educacao.sp.gov.br
OBS.: Pode ser por print da tela, foto, por e-mail
)

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11

PRAZO DE ENTREGA

 

De 23/11 a 27/11

Acompanhamento de entrega de atividades por e-mail institucional e WhastApp (suzanacarla@prof.educacao.sp.gov.br), Chat CMSP - Centro de Mídias, Aplicativo Google Classroom

 

ATIVIDADES

 

·         Link da aula no CMSP

·         https://www.youtube.com/watch?v=Xh0GvrjAHL4

 

 

·         Responder as questões:

·         1- Faça um pequeno resumo, comparando os modelos atômicos de Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr:

·         2- O que é eletronegatividade?

·         3- Como funciona a ligação iônica?

·         4- Quais são as características dos metais?


(Não esquecer de me enviar por e-mail, uma foto do caderno -
suzanacarla@prof.educacao.sp.gov.br,
OBS.: Pode ser por print da tela, foto, por e-mail
)

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11

PREZADO ALUNO, 

APLICAÇÃO  DA AVALIAÇÃO  PROCESSUAL,  TERÁ  INICIO , EM 13/11 ATÉ  23/11/2020,SERÁ  ON LINE.
INFORMAMOS DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO  DA REFERIDA AVALIAÇÃO, PARA EFEITO DE  MÉDIA  FINAL DO ANO LETIVO DE 2020.
💢A AVALIAÇÃO  CONSTITUE DE 26 QUESTÕES  DE PORTUGUÊS  E 26 DE MATEMÁTICA 
💢SIGA  AS INSTRUÇÕES  PASSO A PASSO PARA ACESSAR A AVALIAÇÃO:
💢ENTRAR NA SED-SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL 
https://sed.educacao.sp.gov.br/
PREENCHA OS DADOS DE LOGIN E SENHA 
LOGIN: (NÚMERO  RA)
SENHA: DATA DE NASCIMENTO ( Se não mudou)
NO MENU, SELECIONE AS  OPÇOES:
💢  PEDAGÓGICO 
💢PLATAFORMA  CAED
CLIQUE EM CADERNO 
DE ATIVIDADES  DE PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
CLIQUE EM INICIAR,LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES,  ESCOLHA A RESPOSTA CORRETA, CLIQUE EM PRÓXIMO 
CHEGANDO NA ÚLTIMA QUESTÃO,  CLIQUE EM FINALIZAR. APÓS FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR  A PROVA.
APÓS  O INÍCIO  DA AVALIAÇÃO   O ALUNO PODERÁ  FINALIZAR EM ATÉ  48 HORAS CORRIDAS.
O ALUNO QUE NÃO  DISPOR DE RECURSOS  TECNOLÓGICOS,  PODERÁ  FAZER  A AVALIAÇÃO  NA ESCOLA,  NO HORÁRIO  DAS 8:00 ÀS 20: 00 HORAS  , COM OS COORDENADORES BENILTON  OU EDUARDO  SEGUINDO O PROTOCOLO DE SEGURANÇA CONTRA O COVID 
FONE ESCOLA: 3425-3044
3425-2107

OU PODERÁ  REALIZAR A AVALIAÇÃO  PELO APLICATIVO  CAED:
ABRIR O PLAY STORE GOOGLE
PESQUISAR  APLICATIVO:
💢CADERNOS DE ATIVIDADES DE SÃO  PAULO( CAED-UFJF)
CLIQUE  EM ENTRAR
DIGITAR RA E SENHA
APARECERÁ  AS OPÇÕES  DE AVALIAÇÃO  PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
LEIA COM ATENÇÃO , MARCANDO  UMA RESPOSTA
O TEMPO SERÁ  DE 48 HORAS  , PARA RESPONDER ÀS  QUESTÕES,  APÓS  TER  INICIADO O TESTE.
FINALIZAR
APÓS  FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR A PROVA.
CASO VOCÊ  TENHA QUALQUER DÚVIDA,  PEÇA  AJUDA AO SEU PROFESSOR 

💢💢💢💢💢💢💢💢


ALUNOS: NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA  HORA , REALIZE O QUANTO ANTES A AVALIAÇÃO   ...
FAÇA  COM ATENÇÃO,  BOA PROVA

💢💢💢💢💢💢💢💢







 

 

-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas:

https://www.youtube.com/watch?v=j389erhv-QY

https://www.youtube.com/watch?v=oB6uaAx4Tek

ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11

PRAZO DE ENTREGA

 

De 10/11 a 16/11

 

Entrega de atividades por e-mail institucional e WhastApp (suzanacarla@prof.educacao.sp.gov.br), Chat CMSP - Centro de Mídias, Aplicativo Google Classroom

 

ATIVIDADES

 

·         Link da aula no CMSP

·         https://www.youtube.com/watch?v=JXQ8tc6hIGk

 

·         Responder as questões:

·         1- Descreva resumidamente, como era o ‘Modelo Atômico de John Dalton’:

·         2- Qual a descoberta importante feita por JJ Thomson?

·         3- Compare os ‘Modelos Atômicos de Rutherford e Bohr’?


(Não esquecer de me enviar por e-mail, uma foto do caderno -
suzanacarla@prof.educacao.sp.gov.br,
OBS.: Pode ser por print da tela, foto, por e-mail)

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11

ATIVIDADES

 

·         Link da aula no CMSP

·         https://www.youtube.com/watch?v=4mdiWZxnLX8

 

·         Responder as questões:

·         1- Quais são as etapas do tratamento da água para consumo humano?

·         2- Por que é necessário fazer o tratamento da água para consumirmos?

·         3- O que é adicionado para a desinfecção?

·         4- O que é a ‘dessalinização’ da água do mar?


(Não esquecer de me enviar por e-mail, uma foto do caderno -
suzanacarla@prof.educacao.sp.gov.br,
OBS.: Pode ser por print da tela, foto, por e-mail)

 

PRAZO DE ENTREGA

 

De 03/11 a 10/11

 

 

 ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10

ATIVIDADES

 

REC. DE QUÍMICA 1º BIMESTRE 2ºANO

 

Consultar o caderno de classe, pesquisar na internet ou livro didático.

O enviar por e-mail (suzanacarla@professor.educacao.sp.gov.br) ou WhatsApp (99779-4291)

 

NOME COMPLETO:__________________ TURMA:_____________

 

Parte I

1. Quais eram as características do Modelo Atômico de Dalton: *

a) Indivisível, maciço e sem carga

b) Com carga negativa no núcleo, e positiva ao redor

c) Com carga positiva no núcleo, e negativa ao redor

d) Nenhuma das alternativas

2. O que é um elétron? *

a) Partícula com carga neutra

b) Partícula com carga positiva

c) Partícula com carga negativa

d) Partícula com carga dupla

3. Assinale a alternativa que contém apenas etapas de tratamento de água: *

a) Coloração, irrigação, fracionamento

b) Irrigação, coleta, manejo

c) Coagulação, decantação, filtração

d) Nenhuma das alternativas

4. Como chamamos a água que pode ser consumida por humanos? *

a) Água Pura

b) Água Potável

c) Água Dura

d) Água Destilada

5. Qual a importância da química no nosso cotidiano? *

 

Parte II

Fazer uma pesquisa (resumida), sobre o tema: “Tratamento de água”

___________________________________________________________

 

 

REC. DE QUÍMICA 2º BIMESTRE 2ºANO

 

Parte I

 

1. Para que serve a Tabela periódica?

2. Escreva os símbolos dos seguintes elementos: Cobre, Chumbo, Carbono, Hidrogênio, Oxigênio e Cálcio. *

3. Escreva os nomes dos seguintes elementos (a partir do símbolo dado): Na, Au, Cl, N, Bi e Mg. *

4. O que representam as linhas verticais da Tabela Periódica? *

5. O que representam as linhas horizontais da Tabela Periódica: *

 

Parte II

 

1. Assinale a alternativa correta: *

a) As transformações químicas nunca ocorrem com absorção ou liberação de energia.

 

b) O hidrogênio (H) e o oxigênio (O) são dois elementos que, nas condições favoráveis, seus átomos reagem e formam como produto as moléculas de água.

 

c) Não há relação com o conceito de reações exotérmicas e endotérmicas e as reações químicas.

 

d) Ao colocar uma panela no fogo para preparar um alimento estamos, por sua vez, diante de um processo endotérmico.

2. Assinale a alternativa que melhor representa o conceito de "Reação Endotérmica":

a) É aquela em que há liberação de energia. Nesse processo, a produção de energia somente persiste mediante o fornecimento contínuo de energia.

 

b) É aquela em que há produção de gráficos numéricos grandes.

 

c) É aquela em que há absorção de energia. Nesse processo, a energia é produzida e, de forma independente, é mantida.

 

d) Nenhuma das Alternativas.

 

2. Assinale a alternativa que melhor representa o conceito de "Reação Exotérmica": *

 

a) É aquela em que há liberação de energia. Nesse processo, a produção de energia somente persiste mediante o fornecimento contínuo de energia.

b) É aquela em que há absorção de energia. Nesse processo, a energia é produzida e, de forma independente, é mantida.

c) É aquela em que há problemas com todas as substâncias e não se realiza.

Todas as alternativas estão corretas.

3. Leia o trecho: "A gordura corporal funciona como um combustível no nosso corpo. Aquela que não é queimada, é absorvida por ele. Como se trata de um processo de absorção, é um exemplo de..." *

a) Reação Exotérmica.

b) Reação Endotérmica.

c) Reação Incompleta.

d) Reação Indeterminada.

 

4. Leia o trecho: "Ao colocar uma panela no fogo para preparar um alimento, o calor que é liberado transformará esse alimento para que ele seja consumido. Estamos, diante de uma reação..." *

a) Endotérmica.

b) Exotérmica.

c) Orgânica simples.

d) Todas as alternativas estão corretas.

 


(Não esquecer de me enviar pelos grupos ou e-mail suzanacarla@prof.educacao.sp.gov.br,
OBS.: Pode ser por print da tela, foto, por e-mail
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 ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10

ATIVIDADES

 

·         Links da aula no CMSP:

https://www.youtube.com/watch?v=Kj--PsQexec

 

·         Responder as seguintes questões:

 

·         1- O que é solubilidade?

·         2- O que compõe uma “Solução”?

·         3- Diferencie Soluções Saturadas, Supersaturadas e Insaturadas:

·         4- Qual a diferença entre medicamento e veneno? Explique:


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suzanacarla@prof.educacao.sp.gov.br
OBS.: Pode ser por print da tela, foto, por e-mail
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ATIVIDADES DA SEMANA 13/10 ATÉ 16/10

ATIVIDADES

 

·         Link CMSP

·         https://www.youtube.com/watch?v=Euz6nisipNg&t=52s

·         https://www.youtube.com/watch?v=j6_EhKoP0jI&t=25s

·         https://www.youtube.com/watch?v=Sx8HKtgWKL8&t=16s

·         https://www.youtube.com/watch?v=7aEqRps9DcE&t=1494s

·         https://www.youtube.com/watch?v=XB7Vrle87-w&t=1180s

·         https://www.youtube.com/watch?v=4PthyGLzXXw&t=1580s

 

·         Fazer um resumo dos conteúdos que você aprendeu pelas aulas online (CMSP), do 3º Bimestre, e finalizar com uma representação da Tabela periódica em uma folha de caderno, com os símbolos e nomes dos elementos.

 
(Não esquecer de me enviar por e-mail, uma foto do caderno -
suzanacarla@prof.educacao.sp.gov.br,
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10

ATIVIDADES

 


·         Responda as seguintes questões:

 

    1- Como você imagina a atração que ocorre entre as moléculas de água? Para responder à questão considere as interações eletrostáticas entre as moléculas. Que tipo de interação as mantém unidas?

    2- O NaCl, cloreto de sódio é um composto iônico ou molecular?

    3- Como identificar um composto iônico e molecular?

    4- O nitrato de sódio - NaNO3 (um sal inorgânico), é um composto iônico ou molecular?

    5- O carbonato de cálcio - CaCO3 (um sal inorgânico, conhecido como salitre do Chile) é um composto iônico ou molecular?

      

 
(Não esquecer de me enviar por e-mail, uma foto do caderno - beniltongarcia
@professor.educacao.sp.gov.br,
OBS.: Pode ser por print da tela, foto, por e-mail)


CLASSROOM:  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScsyh5AaqaqfNGclarWPTpDmaA_BXzAELgFBOTTsRFTI2KMNQ/viewform?usp=sf_link

ENTREGA: 02/10

PRAZO DE ENTREGA 
 18/09

ANEXOS

·         Ligações por pontes de hidrogênio
Um caso extremo de atração dipolo-dipolo ocorre quando temos o hidrogênio ligado a átomos pequenos e fortemente eletronegativos, especialmente o flúor, o oxigênio e o nitrogênio. A forte atração que se estabelece entre o hidrogênio e esses elementos chama-se ligação de hidrogênio, e existe fundamentalmente em substâncias nos estados sólido e líquido.
Para melhor compreensão vamos utilizar a agua como exemplo sendo a sua formula molécula H2O. A água líquida tem suas moléculas dispostas tridimensionalmente, mas de uma forma mais ou menos desorganizada, o gelo tem as suas moléculas arrumadas numa grade cristalina espacial, organizada e mais espaçada do que a água líquida. Disso resulta o fato de o gelo ser menos denso do que a água líquida (de fato, o gelo flutua na água, como podemos num copo com água e pedras de gelo).
,

Apesar de ser aproximadamente dez vezes menos intensa do que uma ligação covalente, uma ligação de hidrogênio pode, em circunstâncias especiais, romper uma ligação covalente.
No caso anterior, o oxigênio da água atrai mais o hidrogênio ligado ao cloro que o próprio cloro dando origem aos íons H3O " (hidrônio ou hidroxônio) e Cl # (cloreto). Esse fenômeno é, em particular, muito importante, pois corresponde à ionização dos ácidos, quando são dissolvidos em água.


Outra consequência importante das ligações de hidrogênio existentes na água é sua alta tensão superficial. As moléculas que estão no interior do líquido atraem e são atraídas por todas as moléculas vizinhas, de tal modo que essas forças se equilibram. Já as moléculas da superfície só são atraídas pelas moléculas “de baixo” e “dos lados”. Consequentemente, essas moléculas se atraem mais fortemente e criam uma película semelhante a uma película elástica na superfície da água (isso ocorre com todos os líquidos; apenas estamos dizendo que o fenômeno é particularmente intenso na água).
·         . Forças (ou ligações) de Van der Waals (ou de London)
 Logicamente, tudo que acabamos de explicar não se aplica às moléculas apolares, como H2 , F2 , Cl2 , O2 , CO2 , CCl4 etc. (nem aos gases nobres, que são formados por átomos isolados). Não havendo atração elétrica entre essas moléculas, elas deveriam permanecer sempre afastadas, o que equivale a dizer no estado gasoso. No entanto, muitas substâncias apolares são líquidas e, mesmo quando gasosas (como H2 , F2 , Cl2 etc.), elas podem ser liquefeitas e solidificadas em temperaturas muito baixas. Surge, então, a pergunta: que forças mantêm unidas as moléculas apolares? São as chamadas forças de Van der Waals, ou forças de dispersão de London, que são cerca de dez vezes mais fracas do que as forças dipolo-dipolo e resultam do seguinte: mesmo sendo apolar, a molécula contém muitos elétrons, que se movimentam rapidamente. Pode acontecer, num dado instante, de uma molécula estar com mais elétrons de um lado que do outro; essa molécula estará, então, momentaneamente polarizada e, por indução elétrica, irá provocar a polarização de uma molécula vizinha (dipolo induzido), resultando uma atração fraca entre ambas. Essa atração deve-se às forças de Van der Waals ou de London.
RESPONDA O FORMULÁRIO ABAIXO

A devolutiva será  por email sendo uma avaliação  individual. 


 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09  ATÉ  11/09


LEIA O TEXTO E RESPONDA O FORMULÁRIO:

           

ANEXOS
Polaridade das ligações
Ligações químicas são classificadas em polares ou apolares.
Enquanto que toda ligação iônica é polar, a polaridade da ligação covalente depende dos átomos presentes na molécula.
Uma ligação covalente é apolar quando apenas átomos de um mesmo elemento químico estão unidos; já quando são elementos diferentes, há diferença de eletronegatividade e a molécula é polar.
A polaridade ocorre devido à formação de polos nas substâncias químicas, que são positivos e negativos de acordo com as cargas. Por isso, a capacidade de atrair elétrons faz com que compostos iônicos possuam polaridade máxima, pois tendem a formar espécies químicas carregadas eletricamente.
Ligações polares e apolares

A eletronegatividade é uma propriedade periódica que representa a capacidade que um átomo tem de atrair para si os elétrons de uma ligação estabelecida com outro átomo.
A diferença de eletronegatividade entre átomos classifica as ligações em polar e apolar.
Ligações apolares: os átomos envolvidos na ligação possuem diferença de eletronegatividade igual ou muito próxima de zero.
Ligações polares: a diferença de eletronegatividade entre os átomos da ligação é diferente de zero.

Polaridade da ligação covalente

Em uma ligação covalente há o compartilhamento de elétrons na união de dois átomos em uma molécula.
A diferença de eletronegatividade entre átomos classifica as ligações covalentes em polar e apolar.
Ligações covalentes apolares: estabelecida entre átomos de um mesmo elemento químico.
Ligações covalentes polares: estabelecida entre elementos químicos diferentes, ou seja, que possuem eletronegatividades diferentes
Forças (ligações) intermoleculares
Em condições ambientes, os compostos iônicos são sólidos, devido às forças elétricas de atração entre seus cátions e ânions. Do mesmo modo, os metais são quase todos sólidos, devido à forte união que a ligação metálica exerce sobre seus átomos. Já as substâncias covalentes podem ser sólidas, líquidas ou gasosas. Isso prova que entre suas moléculas podem existir forças de atração maiores ou menores. São exatamente essas forças ou ligações entre as moléculas (intermoleculares) que iremos estudar neste item.
·         Forças (ou ligações) dipolo-dipolo
Quando uma molécula é polar, como, por exemplo, HCl, ela apresenta uma extremidade mais eletropositiva e outra mais eletronegativa:
δ+            δ-
H             Cl
Evidentemente, a “parte positiva” de uma molécula passa a atrair a “parte negativa” da molécula vizinha, e assim sucessivamente. Essas forças de coesão recebem o nome de forças (ou ligações) dipolo-dipolo
·         Ligações por pontes de hidrogênio
Um caso extremo de atração dipolo-dipolo ocorre quando temos o hidrogênio ligado a átomos pequenos e fortemente eletronegativos, especialmente o flúor, o oxigênio e o nitrogênio. A forte atração que se estabelece entre o hidrogênio e esses elementos chama-se ligação de hidrogênio, e existe fundamentalmente em substâncias nos estados sólido e líquido.
Para melhor compreensão vamos utilizar a agua como exemplo sendo a sua formula molécula H2O. A água líquida tem suas moléculas dispostas tridimensionalmente, mas de uma forma mais ou menos desorganizada, o gelo tem as suas moléculas arrumadas numa grade cristalina espacial, organizada e mais espaçada do que a água líquida. Disso resulta o fato de o gelo ser menos denso do que a água líquida (de fato, o gelo flutua na água, como podemos num copo com água e pedras de gelo).
,
Apesar de ser aproximadamente dez vezes menos intensa do que uma ligação covalente, uma ligação de hidrogênio pode, em circunstâncias especiais, romper uma ligação covalente.
No caso anterior, o oxigênio da água atrai mais o hidrogênio ligado ao cloro que o próprio cloro dando origem aos íons H3O " (hidrônio ou hidroxônio) e Cl # (cloreto). Esse fenômeno é, em particular, muito importante, pois corresponde à ionização dos ácidos, quando são dissolvidos em água.
Outra consequência importante das ligações de hidrogênio existentes na água é sua alta tensão superficial. As moléculas que estão no interior do líquido atraem e são atraídas por todas as moléculas vizinhas, de tal modo que essas forças se equilibram. Já as moléculas da superfície só são atraídas pelas moléculas “de baixo” e “dos lados”. Consequentemente, essas moléculas se atraem mais fortemente e criam uma película semelhante a uma película elástica na superfície da água (isso ocorre com todos os líquidos; apenas estamos dizendo que o fenômeno é particularmente intenso na água).
·         . Forças (ou ligações) de Van der Waals (ou de London)
 Logicamente, tudo que acabamos de explicar não se aplica às moléculas apolares, como H2 , F2 , Cl2 , O2 , CO2 , CCl4 etc. (nem aos gases nobres, que são formados por átomos isolados). Não havendo atração elétrica entre essas moléculas, elas deveriam permanecer sempre afastadas, o que equivale a dizer no estado gasoso. No entanto, muitas substâncias apolares são líquidas e, mesmo quando gasosas (como H2 , F2 , Cl2 etc.), elas podem ser liquefeitas e solidificadas em temperaturas muito baixas. Surge, então, a pergunta: que forças mantêm unidas as moléculas apolares? São as chamadas forças de Van der Waals, ou forças de dispersão de London, que são cerca de dez vezes mais fracas do que as forças dipolo-dipolo e resultam do seguinte: mesmo sendo apolar, a molécula contém muitos elétrons, que se movimentam rapidamente. Pode acontecer, num dado instante, de uma molécula estar com mais elétrons de um lado que do outro; essa molécula estará, então, momentaneamente polarizada e, por indução elétrica, irá provocar a polarização de uma molécula vizinha (dipolo induzido), resultando uma atração fraca entre ambas. Essa atração deve-se às forças de Van der Waals ou de London.






A devolutiva será  por email sendo uma avaliação  individual. 



 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 30/08 ATÉ  04/09

ATIVIDADE

RESPONDA




ANEXOS
Forças (ligações) intermoleculares
Em condições ambientes, os compostos iônicos são sólidos, devido às forças elétricas de atração entre seus cátions e ânions. Do mesmo modo, os metais são quase todos sólidos, devido à forte união que a ligação metálica exerce sobre seus átomos. Já as substâncias covalentes podem ser sólidas, líquidas ou gasosas. Isso prova que entre suas moléculas podem existir forças de atração maiores ou menores. São exatamente essas forças ou ligações entre as moléculas (intermoleculares) que iremos estudar neste item.
·         Forças (ou ligações) dipolo-dipolo
Quando uma molécula é polar, como, por exemplo, HCl, ela apresenta uma extremidade mais eletropositiva e outra mais eletronegativa:
δ+            δ-
H             Cl
Evidentemente, a “parte positiva” de uma molécula passa a atrair a “parte negativa” da molécula vizinha, e assim sucessivamente. Essas forças de coesão recebem o nome de forças (ou ligações) dipolo-dipolo
·         Ligações por pontes de hidrogênio
Um caso extremo de atração dipolo-dipolo ocorre quando temos o hidrogênio ligado a átomos pequenos e fortemente eletronegativos, especialmente o flúor, o oxigênio e o nitrogênio. A forte atração que se estabelece entre o hidrogênio e esses elementos chama-se ligação de hidrogênio, e existe fundamentalmente em substâncias nos estados sólido e líquido.
Para melhor compreensão vamos utilizar a agua como exemplo sendo a sua formula molécula H2O. A água líquida tem suas moléculas dispostas tridimensionalmente, mas de uma forma mais ou menos desorganizada, o gelo tem as suas moléculas arrumadas numa grade cristalina espacial, organizada e mais espaçada do que a água líquida. Disso resulta o fato de o gelo ser menos denso do que a água líquida (de fato, o gelo flutua na água, como podemos num copo com água e pedras de gelo).



Apesar de ser aproximadamente dez vezes menos intensa do que uma ligação covalente, uma ligação de hidrogênio pode, em circunstâncias especiais, romper uma ligação covalente.
No caso anterior, o oxigênio da água atrai mais o hidrogênio ligado ao cloro que o próprio cloro dando origem aos íons H3O " (hidrônio ou hidroxônio) e Cl # (cloreto). Esse fenômeno é, em particular, muito importante, pois corresponde à ionização dos ácidos, quando são dissolvidos em água.

Outra consequência importante das ligações de hidrogênio existentes na água é sua alta tensão superficial. As moléculas que estão no interior do líquido atraem e são atraídas por todas as moléculas vizinhas, de tal modo que essas forças se equilibram. Já as moléculas da superfície só são atraídas pelas moléculas “de baixo” e “dos lados”. Consequentemente, essas moléculas se atraem mais fortemente e criam uma película semelhante a uma película elástica na superfície da água (isso ocorre com todos os líquidos; apenas estamos dizendo que o fenômeno é particularmente intenso na água).
·         . Forças (ou ligações) de Van der Waals (ou de London)
 Logicamente, tudo que acabamos de explicar não se aplica às moléculas apolares, como H2 , F2 , Cl2 , O2 , CO2 , CCl4 etc. (nem aos gases nobres, que são formados por átomos isolados). Não havendo atração elétrica entre essas moléculas, elas deveriam permanecer sempre afastadas, o que equivale a dizer no estado gasoso. No entanto, muitas substâncias apolares são líquidas e, mesmo quando gasosas (como H2 , F2 , Cl2 etc.), elas podem ser liquefeitas e solidificadas em temperaturas muito baixas. Surge, então, a pergunta: que forças mantêm unidas as moléculas apolares? São as chamadas forças de Van der Waals, ou forças de dispersão de London, que são cerca de dez vezes mais fracas do que as forças dipolo-dipolo e resultam do seguinte: mesmo sendo apolar, a molécula contém muitos elétrons, que se movimentam rapidamente. Pode acontecer, num dado instante, de uma molécula estar com mais elétrons de um lado que do outro; essa molécula estará, então, momentaneamente polarizada e, por indução elétrica, irá provocar a polarização de uma molécula vizinha (dipolo induzido), resultando uma atração fraca entre ambas. Essa atração deve-se às forças de Van der Waals ou de London.


 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ  21/08


CADERNO DO ALUNO 3°BIMESTRE

QUÌMICA PÀGINA 38
ATIVIDADE 3 FORÇAS INTRAMOLECULARES E INTERMOLECULARES
1.     Realize uma pesquisa e registre toda a atividade no caderno de classe, forças intramoleculares e intermoleculares para responder as atividades a seguir:
1.1  Qual é a diferença entre forças intramoleculares e intermoleculares?
1.2  Nas questões abaixo, cito o tipo de interação. Complete citando as forças relativas e espécies que interagem entre si, nessa ordem, para cada tópico.
1.3  Íon – íon;
1.4  Íon – dipolo;
1.5  Ligação de hidrogênio;
1.6  Dipolo – dipolo ou dipolo permanente;
1.7  Dipolo – dipolo induzido;
1.8  Dipolo induzido ou forças de London;
Texto base para auxiliar nas respostas.
OBS.( Não precisa reescrever o texto no caderno. Copiar apenas o resultado da pesquisa, as perguntas e as respostas. Com nome, número, série e data.)
No nosso dia a dia convivemos com várias substâncias em diferentes estados físicos. Elas possuem pontos de fusão e de ebulição específicos, além de apresentarem solubilidade ou não. Essas diferenças de propriedades que ocorrem nas substâncias devem-se às diferentes interações e atrações que se estabelecem entre as suas moléculas, como as forças intermoleculares e intramoleculares.
Como você sabe, os átomos reagem entre si para se estabilizarem e formarem as moléculas. Mas moléculas também podem interagir entre si, formando diferentes estruturas. Há 2 forças que atuam no interior da molécula: forças intermoleculares e forças intramoleculares.
Forças intermoleculares são as forças exercidas para manter unidas duas ou mais moléculas.
Elas correspondem a ligações químicas que têm a função de unir ou repelir as moléculas de um composto.
As forças intermoleculares provocam estados físicos diferentes nos compostos químicos. Essa interação pode ser mais ou menos forte, conforme a polaridade das moléculas.
Classificação
As forças intermoleculares são classificadas em três tipos que variam conforme a intensidade:
·         Ligação de Hidrogênio: Ligação de forte intensidade.
·         Dipolo Permanente ou dipolo-dipolo: Ligação de média intensidade.
·         Dipolo Induzido ou Forças de London: Ligação de fraca intensidade.
O conjunto das forças intermoleculares também pode ser chamado de Forças de Van der Waals.

Ligação de Hidrogênio

A ligação ou ponte de hidrogênio ocorre em moléculas polares que têm o hidrogênio unido à elementos eletronegativos e com volume atômico baixo, como o oxigênio (O), flúor (F) e nitrogênio (N).
É a força intermolecular mais forte, pois existe uma grande diferença de eletronegatividade entre os elementos.

Dipolo-dipolo

O dipolo-dipolo ocorre entre as moléculas dos compostos polares e é considerada uma interação de força intermediária.
Os elétrons estão distribuídos de forma assimétrica e assim o elemento mais eletronegativo atrai os elétrons para si.
Nas ligações dipolo-dipolo, as moléculas polares interagem de maneira que os polos opostos sejam preservados.

Dipolo induzido

O dipolo induzido é constituído pela atração não gravitacional que ocorre em todas as moléculas e é o único tipo de atração entre moléculas apolares.
Os elétrons estão distribuídos de forma uniforme e não há formação de dipolo elétrico. Porém, quando as moléculas apolares se aproximam induzem a formação de dipolos temporários.
Nos estados físicos sólido e líquido, as moléculas estão tão próximas que forma-se uma deformação instantânea das nuvens eletrônicas e originam-se polos positivo e negativo.

As categorias de Forças Intramoleculares e Intermoleculares são o objeto deste estudo. E ficam a cargo de sua pesquisa!

 

Google Classroon : https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfZuUZN6gWu9N6K3HMNI6-_iE_EZEqJVsx18TMJnYVwCk_QMw/viewform?usp=sf_link

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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ  17/08

CADERNO DO ALUNO 3°BIMESTRE

QUÌMICA PÀGINA 36
ATIVIDADE 2

1.     Leia o texto  com atenção:
Polaridade das ligações
Ligações químicas são classificadas em polares ou apolares.
Enquanto que toda ligação iônica é polar, a polaridade da ligação covalente depende dos átomos presentes na molécula.
Uma ligação covalente é apolar quando apenas átomos de um mesmo elemento químico estão unidos; já quando são elementos diferentes, há diferença de eletronegatividade e a molécula é polar.
A polaridade ocorre devido à formação de polos nas substâncias químicas, que são positivos e negativos de acordo com as cargas. Por isso, a capacidade de atrair elétrons faz com que compostos iônicos possuam polaridade máxima, pois tendem a formar espécies químicas carregadas eletricamente.

Ligações polares e apolares

 

A eletronegatividade é uma propriedade periódica que representa a capacidade que um átomo tem de atrair para si os elétrons de uma ligação estabelecida com outro átomo.
A diferença de eletronegatividade entre átomos classifica as ligações em polar e apolar.
·         Ligações apolares: os átomos envolvidos na ligação possuem diferença de eletronegatividade igual ou muito próxima de zero.
·         Ligações polares: a diferença de eletronegatividade entre os átomos da ligação é diferente de zero.

Polaridade da ligação covalente

 

Em uma ligação covalente há o compartilhamento de elétrons na união de dois átomos em uma molécula.
A diferença de eletronegatividade entre átomos classifica as ligações covalentes em polar e apolar.
·         Ligações covalentes apolares: estabelecida entre átomos de um mesmo elemento químico.
·         Ligações covalentes polares: estabelecida entre elementos químicos diferentes, ou seja, que possuem eletronegatividades diferentes.

2.     Pesquise porque óleo e água não se misturam e registre em seu caderno:
3.     Pesquise e registre no caderno como é realizado o descarte de óleo de cozinha:

3.1  Como o óleo de cozinha costuma ser descartado na sua casa?
3.2  Essa forma de descarte está correta? Justifique sua resposta.


As atividades deverão ser entregues pelo classroom e pelo e-mail: beniltongarcia@professor.educacao.sp.gov.br

CLASSROOM: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScW-z4RUs2Nh2PffcM7Ej6RUXC-WUXrEPfH_mmppUxDpnBkDA/viewform?usp=sf_link


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ  07/08

CADERNO DO ALUNO 3°BIMESTRE

QUÌMICA PÀGINA 36
ATIVIDADE 1.A

1.       Aluno, registre as hipóteses para as questões a seguir:
1.1    Por que as lagartixas conseguem andar no teto e nas paredes?
1.2    Se o sabão é feito de óleos e gorduras, como é capaz de limpar superfícies engorduradas?
1.3    Por que os insetos conseguem andar sobre a água?

2.       Tenho a certeza de que no mínimo, as perguntas acima instigaram a sua curiosidade! Mas e agora, como responder a essas questões? Lhe apresento alguns vídeo aulas curtinhos, que poderão servir de base para que você aprenda a responder então:






3.       E agora, com base no estudo que você fez sobre a interação entre moléculas, escreva outra questão e responda corretamente, mesmo que pra isso você precise pesquisar:
3.1    Qual substância tem maior ponto de ebulição; álcool ou água? Por que?


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/07 ATÉ  31/07
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS

PREZADOS ALUNOS, ESTA É A SEMANA FINAL DO SEGUNDO BIMESTRE, ATENDENDO A PEDIDOS, É DEDICADA À RECUPERAÇÃO E REAVALIAÇÃO DE CONTEÚDOS PASSADOS DURANTE ESTE PERÍODO NÃO PRESENCIAL.

E-MAIL 1: (MICROSOFT):   beniltongarcia@professor.educacao.sp.gov.br
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 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 06/07 ATÉ 10/07

EXERCÍCIOS SOBRE SEPARAÇÃO DE MISTURAS HETEROGÊNEAS

1-(UFRJ) Com a adição de uma solução aquosa de açúcar a uma mistura contendo
 querosene e areia, são vistas claramente três fases. Para separar cada componente da
 mistura final, a melhor sequência é:
a.    filtração, decantação e destilação.
b.    cristalização, decantação e destilação.
c.    filtração, cristalização e destilação.
d.    centrifugação, filtração e decantação.
e.    destilação, filtração e decantação.

 

2-(UFSM-RS) Num acampamento, todo o sal de cozinha foi derramado na areia. As
 pessoas recuperaram o sal realizando, sucessivamente, as operações de:
a) dissolução, filtração, evaporação.
b) fusão, decantação, sublimação.
c) liquefação, filtração, vaporização.
d) adição de água, destilação.
e) diluição, sedimentação, vaporização.
3-O “funil de bromo” também conhecido como funil de decantação é usado em
 laboratório para separar algumas misturas. Qual das misturas abaixo poderia ser 
separada usando esse tipo de funil?
a.    Água e glicose dissolvida.
b.    Água e álcool.
c.    Água e gasolina, dois líquidos imiscíveis.
d.    Água e areia.
e.    Areia e pó de ferro.
4-(UFPE) Uma mistura é constituída de areia, óleo, açúcar e sal de cozinha. A melhor
 sequência experimental para separar essa mistura em seus constituintes puros é:
a) destilação do óleo, filtração da areia, dissolução do sal e do açúcar em água.
b) dissolução do açúcar e do sal em água, filtração da areia, decantação do óleo, 
recristalização fracionada da fase aquosa.
c) filtração, dissolução do açúcar e do sal em água, decantação do óleo e destilação
 da fase aquosa.
d) destilação do óleo, dissolução do sal e do açúcar em água e separação da areia por
 filtração.
e) filtração do óleo e simples catação dos componentes da fase sólida.
5- Quando prepararmos o nosso cafezinho de cada dia, costumam-se realizar dois tipos 
principais de separação de misturas, que são:
a.    Decantação e filtração.
b.    Filtração e sedimentação.
c.    Filtração e sifonação.
d.    Decantação e extração.
e.    Extração e filtração.

ou pelo Google Classroom.
-Prazo para a entrega: 17/07

ATENÇÃO:
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 29/06 ATÉ 03/07


 2º BIMESTRE

Separação de Misturas

Leia o texto “Separação de Misturas” (link abaixo).


 As técnicas utilizadas para separar as substâncias que compõem as misturas homogêneas e heterogêneas levam em consideração o número de fases, a natureza dos componentes e suas propriedades.
1. (Cesgranrio) Numa das etapas do tratamento da água que abastece uma cidade, a água é mantida durante um certo tempo em tanques para que os sólidos em suspensão se depositem no fundo. A essa operação denominamos:
a) filtração.
 

b) sedimentação.
 

c) sifonação.
 

d) centrifugação.
 

e) cristalização.

Para complementar a leitura, sugerimos o texto Tratamento de Água.
2. (Vunesp) Na preparação do café, a água quente entra em contato com o pó e é separada no coador. As operações envolvidas nessa separação são, respectivamente:
a) destilação e decantação.
 

b) filtração e destilação.
c) destilação e coação.
 

d) extração e filtração.
 

e) extração e decantação.

Saiba mais sobre Separação de misturas e Filtração.
3. (Unirio) Uma mistura formada por gasolina, água, serragem e sal de cozinha pode ser separada nos seus diversos componentes seguindo-se as seguintes etapas:
a) filtração, decantação e destilação.
 

b) catação e decantação.
 

c) sublimação e destilação.
 

d) prensagem e decantação.
 

e) destilação e decantação.

Saiba mais sobre Catação.
4. (Unifor) Um sólido A está totalmente dissolvido num líquido B. É possível separar o solvente B da mistura por meio de uma:
a) centrifugação.
 

b) sifonação.
 

c) decantação.
 

d) filtração.
 

e) destilação.




*link testado em 28/06/2020.
**enviar para o e-mail: beniltongarcia@professor.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom.



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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06
RESPONDER O LINK ABAIXO

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 26/05 ATÉ 29/05

ATIVIDADES

REVISÃO DOS CONTEÚDOS E ENTREGA DAS ATIVIDADES ATRASADAS

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 11/05 ATÉ 15/05

ATIVIDADES
Atividade da situação de aprendizagem 2 do caderno do aluno vol. 1



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 04/05 ATÉ 08/05


    1.   Assista aos vídeos dos links abaixo e reflita sobre as etapas do tratamento, o consumo e o uso consciente da água. Responda os exercícios abaixo.
    a)   Cite alguns usos da água.
    b)   Como a água chega em nossa casa?
    c)    Ao chegar na ETA, quais as etapas do tratamento da água?
    d)   Quais atitudes você poderia adotar para econimizar água?
     

   
Atividade 1: Qualidade e tratamento de água





2.       Responder os 6 itens da atividade 3C do Caderno do Aluno, página 33.


3.       Responder atividades 4C e 4D do Caderno do Aluno, página 34.


4.       Responder atividades 5ª e 5B do Caderno do Aluno, páginas 35 e 36.


5.       Responder item 7B do Caderno do aluno, páginas 36 e 37.


6.       Responder item 7E do Caderno do aluno, página 37.



7.       Responder item 9A do Caderno do aluno, página 38.

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