terça-feira, 15 de dezembro de 2020

EDUCAÇÃO FÍSICA

ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12

ATIVIDADES

ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.

2- Deverá copiar as questões.

3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto

4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.

5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.

ALUNOS QUE DEVEM FAZER.

 

2A – 28 RYAN PABLO

         11 GUSTAVO BATISTA

 

2B- 15 JULIANO

       25 SUZANE
       28 VINICIUS

 

2C- 11 JONATHAM
       31 MARIA EDUARDA

 

2D- 10 FABRIZIO

       11 FLAVIO

        22 MATHEUS

 

E TODOS QUE QUISEREM MELHORAR AS NOTAS

 

 

LER O TEXTO ABAIXO, COPIAR AS QUESTÕES E RESPONDER.

RECUPERAÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA
4º BIMESTRE
PROFESSOR: EVERTON JR

MODALIDADES ESPORTIVAS INDIVIDUAIS:

O que são esportes individuais?

Os esportes individuais são práticas em que o/a atleta não conta com a colaboração de companheiros/as para o bom desempenho durante a partida ou as provas da modalidade esportiva. Desse modo, o resultado e/ou o desempenho obtido na modalidade depende das habilidades técnicas, táticas e estratégicas, bem como do preparo físico do/da atleta para as atividades envolvidas.

Além disso, é importante considerar que esses esportes podem ser classificadas como esportes individuais com e sem interação. A primeira categoria se refere aos esportes de marca, esporte técnico-combinatórios e esportes de precisão. Por outro lado, a segunda categoria alude a esportes de combate, esportes de taco e campo, esportes com rede divisória ou parede de rebote e esportes de invasão.

Quais suas características?

É válido destacar também que, embora alguns esportes apresentem dinâmica em grupo, a exemplo do beisebol e da capoeira, eles ainda se caracterizam pelo enfrentamento individual do adversário, consistindo, portanto, em uma prática de caráter individual. Desse modo, tendo em vista os elementos apontados acima, é possível destacar, como principais características dos esportes individuais, comuns a todas as categorias:

·         Individualidade tática;

·         Habilidade motora/técnica;

·         Aptidão física;

·         Atitude.

Essas são as principais características que se sobressaem em esportes individuais, em termos gerais, estendendo-se a todas as categorias envolvidas.

 

 

 

Algumas modalidades esportivas individuais:

Atletismo, Tênis de Mesa, Tênis de Campo, Bocha, Tiro com Arco, Ginástica Rítmica, Judô, Caratê.

 

QUESTÕES:

1- O QUE SÃO MODALIDADES ESPORTIVAS INDIVIDUAIS?

2- QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DAS MODALIDADES ESPORTIVAS INDIVIDUAIS?

3- CITE PELO MENOS 5 MODALIDADES ESPORTIVAS INDIVIDUAIS:


DATA DE ENTREGA 18/12/2020 PELO WHATSAPP OU CLASSROOM

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12

ATIVIDADES

ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.

2- Deverá copiar as questões.

3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto

4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.

5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.

CAROS ALUNOS, VOCÊS DEVERÃO LER O TEXTO E RESPONDER AS QUESTÕES ABAIXO, ESSA RECUPERAÇÃO É DESTINADA A TODOS OS ALUNOS, ESPECIALMENTE AQUELES QUE NÃO REALIZARAM AS ATIVIDADES PROPOSTAS NO 4º BIMESTRE, VOCÊS PODEM FAZER NO CADERNO OU NO PRÓPRIO ARQUIVO E ME ENVIAR NO WHATSAPP 014997007715.

RECUPERAÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA
4º BIMESTRE
PROFESSOR: EVERTON JR

MODALIDADES ESPORTIVAS INDIVIDUAIS:

O que são esportes individuais?

Os esportes individuais são práticas em que o/a atleta não conta com a colaboração de companheiros/as para o bom desempenho durante a partida ou as provas da modalidade esportiva. Desse modo, o resultado e/ou o desempenho obtido na modalidade depende das habilidades técnicas, táticas e estratégicas, bem como do preparo físico do/da atleta para as atividades envolvidas.

Além disso, é importante considerar que esses esportes podem ser classificadas como esportes individuais com e sem interação. A primeira categoria se refere aos esportes de marca, esporte técnico-combinatórios e esportes de precisão. Por outro lado, a segunda categoria alude a esportes de combate, esportes de taco e campo, esportes com rede divisória ou parede de rebote e esportes de invasão.

Quais suas características?

É válido destacar também que, embora alguns esportes apresentem dinâmica em grupo, a exemplo do beisebol e da capoeira, eles ainda se caracterizam pelo enfrentamento individual do adversário, consistindo, portanto, em uma prática de caráter individual. Desse modo, tendo em vista os elementos apontados acima, é possível destacar, como principais características dos esportes individuais, comuns a todas as categorias:

·         Individualidade tática;

·         Habilidade motora/técnica;

·         Aptidão física;

·         Atitude.

Essas são as principais características que se sobressaem em esportes individuais, em termos gerais, estendendo-se a todas as categorias envolvidas.

 

 

 

Algumas modalidades esportivas individuais:

Atletismo, Tênis de Mesa, Tênis de Campo, Bocha, Tiro com Arco, Ginástica Rítmica, Judô, Caratê.

 

QUESTÕES:

1- O QUE SÃO MODALIDADES ESPORTIVAS INDIVIDUAIS?

2- QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DAS MODALIDADES ESPORTIVAS INDIVIDUAIS?

3- CITE PELO MENOS 5 MODALIDADES ESPORTIVAS INDIVIDUAIS:

DATA DE ENTREGA 14/12/2020 PELO WHATSAPP OU CLASSROOM

ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12

ATIVIDADES

ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.

2- Deverá copiar as questões.

3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto

4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.

5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.

 

 

O SAMBA DE RODA:

O samba de roda é um ramo rítmico do samba, sua forma primordial. Ele provém da Bahia, e possivelmente foi criado no século XIX. É reconhecido justamente pela disposição dos sambistas em círculo; eles movem seu corpo de tal maneira, que todos os praticantes de capoeira aí posicionados acabam irresistivelmente aderindo à sonoridade deste ritmo.


O samba de roda teve início por volta de 1860 e é uma forma de preservação da cultura dos negros africanos escravizados no Brasil.




Acompanhado por atabaques, ganzá, reco-reco, viola e violão, o solista entoa cantigas, seguido em coro pelo grupo a dançar. Ligado ao culto de orixás e caboclos, à capoeira e às comidas à base de dendê, o samba de roda mantém as características da cultura dos negros africanos escravizados. A influência portuguesa, além da língua falada e cantada, fica por conta da introdução da viola e do pandeiro.

 

Tradição milenar no Recôncavo Baiano, a manifestação concorre, inclusive, ao título de Obra-Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade.

 

Presente no trabalho de renomados compositores baianos - Dorival Caymmi, João Gilberto, Caetano Veloso -, esse misto de música, dança, poesia e festa se revelam de duas formas características: o samba chula e o samba corrido. A chula, uma forma de poesia, é declamada pelo solista, enquanto o grupo escuta atento, só se rendendo aos encantos da dança após o término do pronunciamento, quando um participante por vez adentra o meio da roda ao som da batucada regida por palmas. Já no corrido, o samba toma conta da roda ao mesmo tempo em que dois solistas e o coral se alternam no canto.




Também conhecida como Umbigada – porque cada participante, ao sair da roda, convida um novo para a dança dando-lhe uma “umbigada” -, a manifestação típica do Recôncavo tem destaque nas cidades de Cipó, Candeias e Cachoeira durante os festejos juninos e da Boa Morte. Em São Félix, Muritiba, Conceição do Almeida e Santo Amaro, o samba de roda é destaque na festa de Nossa Senhora da Purificação. São Francisco do Conde, Feira de Santana, Itacaré e, novamente, Conceição do Almeida celebram o samba de raiz na festa de Dois de Julho.

 

QUESTÕES:

1- De acordo com o texto o que é SAMBA DE RODA?
2- Qual a origem do SAMBA DE RODA?
3- Por que o samba de roda é também conhecido como “Umbigada”?
4- Quais são os instrumentos musicais utilizados no samba de roda?

 

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 30/11/2020 A 04/12/2020.

 

DATA DE ENTREGA 07/12/2020

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:

http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=476
https://www.infoescola.com/musica/samba-de-roda/



VIDEO PARA MELHOR ENTENDIMENTO:
https://www.youtube.com/watch?v=ZTMHpQdDJ98

 

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11

PREZADO ALUNO, 

APLICAÇÃO  DA AVALIAÇÃO  PROCESSUAL,  TERÁ  INICIO , EM 13/11 ATÉ  23/11/2020,SERÁ  ON LINE.
INFORMAMOS DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO  DA REFERIDA AVALIAÇÃO, PARA EFEITO DE  MÉDIA  FINAL DO ANO LETIVO DE 2020.
💢A AVALIAÇÃO  CONSTITUE DE 26 QUESTÕES  DE PORTUGUÊS  E 26 DE MATEMÁTICA 
💢SIGA  AS INSTRUÇÕES  PASSO A PASSO PARA ACESSAR A AVALIAÇÃO:
💢ENTRAR NA SED-SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL 
https://sed.educacao.sp.gov.br/
PREENCHA OS DADOS DE LOGIN E SENHA 
LOGIN: (NÚMERO  RA)
SENHA: DATA DE NASCIMENTO ( Se não mudou)
NO MENU, SELECIONE AS  OPÇOES:
💢  PEDAGÓGICO 
💢PLATAFORMA  CAED
CLIQUE EM CADERNO 
DE ATIVIDADES  DE PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
CLIQUE EM INICIAR,LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES,  ESCOLHA A RESPOSTA CORRETA, CLIQUE EM PRÓXIMO 
CHEGANDO NA ÚLTIMA QUESTÃO,  CLIQUE EM FINALIZAR. APÓS FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR  A PROVA.
APÓS  O INÍCIO  DA AVALIAÇÃO   O ALUNO PODERÁ  FINALIZAR EM ATÉ  48 HORAS CORRIDAS.
O ALUNO QUE NÃO  DISPOR DE RECURSOS  TECNOLÓGICOS,  PODERÁ  FAZER  A AVALIAÇÃO  NA ESCOLA,  NO HORÁRIO  DAS 8:00 ÀS 20: 00 HORAS  , COM OS COORDENADORES BENILTON  OU EDUARDO  SEGUINDO O PROTOCOLO DE SEGURANÇA CONTRA O COVID 
FONE ESCOLA: 3425-3044
3425-2107

OU PODERÁ  REALIZAR A AVALIAÇÃO  PELO APLICATIVO  CAED:
ABRIR O PLAY STORE GOOGLE
PESQUISAR  APLICATIVO:
💢CADERNOS DE ATIVIDADES DE SÃO  PAULO( CAED-UFJF)
CLIQUE  EM ENTRAR
DIGITAR RA E SENHA
APARECERÁ  AS OPÇÕES  DE AVALIAÇÃO  PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
LEIA COM ATENÇÃO , MARCANDO  UMA RESPOSTA
O TEMPO SERÁ  DE 48 HORAS  , PARA RESPONDER ÀS  QUESTÕES,  APÓS  TER  INICIADO O TESTE.
FINALIZAR
APÓS  FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR A PROVA.
CASO VOCÊ  TENHA QUALQUER DÚVIDA,  PEÇA  AJUDA AO SEU PROFESSOR 

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ALUNOS: NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA  HORA , REALIZE O QUANTO ANTES A AVALIAÇÃO   ...
FAÇA  COM ATENÇÃO,  BOA PROVA

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-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas:

https://www.youtube.com/watch?v=j389erhv-QY

https://www.youtube.com/watch?v=oB6uaAx4Tek

ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11

ATIVIDADES


ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.

2- Deverá copiar as questões.

3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto

4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.

5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.

 

ESPORTE DE PRECISÃO: GOLFE

Em meados do século XV, segundos alguns historiadores, o Golfe derivou-se de um esporte chamado Kolven. Praticado pelos holandeses, chegou inclusive as ilhas Britânicas. Entretanto, seu início de fato aconteceu na Escócia, em uma cidade chamada Saint Andrews, em 1754.

A princípio, o esporte não garantiu muitos adeptos, pois alegavam prejudicar o treinamento do tiro com arco. Não demorou muito para que novos praticantes surgissem, ajudando a compor regras e competições, na metade do século XVIII. Apenas no final do século seguinte, campeonatos femininos eram organizados na Inglaterra, regulamentados pela sua própria associação, fundada na mesma época.



 

Os britânicos construíram também o primeiro campo de Golfe, no ano de 1864. Após três décadas fundou-se a Associação Norte-Americana de Golfe. Visto que o esporte já havia propagado pelo mundo, através de jogos dos oficiais escocês nas forças armadas britânicas. O número de praticantes aumentou, chegando a 60 milhões de golfistas entre homens e mulheres. Além de 30 mil campos de golfes em âmbito mundial.

Anteriormente à Olimpíada do Rio 2016, a modalidade participou apenas de duas edições, em Paris 1900 e St. Louis 1904. No primeiro evento a competição foi dividida em categoria feminina e masculina, diferente do outro que excluiu as mulheres para acrescentar um embate por equipes. A volta do esporte nos Jogos Olímpicos foi aprovada na cidade de Copenhague, em 2009 pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

Os campeonatos antigamente separavam os profissionais e os amadores. Mais tarde, esses jogadores puderam participar em um mesmo torneio, os Opens. E apenas os melhores atletas disputam a Major Championships.

O objetivo do jogo é acertar a bola nos buracos, através de tacadas, a partir da área chamada Tee. Em sua maioria, os campeonatos dividem-se em duas classes:

·         Stroke Play: Os golfistas devem acertar com menos tacadas possíveis os 18 buracos por dia dos 4 de competição.

·         Match Play: Um embate onde quem acertar mais buracos ganha e não necessariamente é preciso passar por todos.

playoff acontece quando a disputa termina em empate, no qual será decidido o ganhador em 3 buracos.

O Golfe é composto também por seis tipos diferentes de tacos, onde cada qual dispõe de sua função específica:

·         Driver: São maiores no comprimento e possuem a finalidade de alcançar longas distâncias em um golpe. Geralmente utilizados na primeira tacada.

·         Madeira / Wood: Leva esse nome pois antigamente os tacos eram feitos de madeira. Sua principal função é impulsionar a bola durante o Fairway, área denominada no meio do percurso. Podendo chegar até o local próximo ao buraco, conhecido como Green.

·         Ferros / Irons: A cabeça de cada taco é numerada de 1 a 9 conforme o ângulo, de forma decrescente numerados do menor ao maior. Usados normalmente na fase de aprendizagem.

·         Wedges / Cunhas: Beneficia-se pelo fato de após o golpe, a bola não muda seu trajeto mesmo voando para cima. Em situações onde há bancos de areia, os wedges são primordiais.

·         Híbridos: A região onde bate na bola é menor, resultando em uma maior velocidade da jogada.

·         Putters: Proporciona uma exatidão no movimento por ser de menor tamanho. Em sua maioria são empregados no setor Green.


QUESTÕES:

1-    De acordo com o texto faça um breve resumo de 6 linhas sobre a história do GOLFE?

2-    Qual é o objetivo do GOLFE?

3-    Quais são os 6 diferentes tipos de tacos utilizados no golfe?

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 09/11/2020 a 13/11/2020

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
https://www.infoescola.com/esportes/golfe/

 

VÍDEOS PARA MELHOR ENTENDIMENTO:

https://www.youtube.com/watch?v=TPOU_dU5nbw

ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11

ATIVIDADES


ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.

2- Deverá copiar as questões.

3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto

4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.

5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.

 

ESPORTE DE PRECISÃO (BOCHA)

A bocha é um esporte com origem no império Romano. Com a expansão do Império, foi sendo difundida entre os demais povos europeus e se tornou popular, bem como tradicional, em países como a Itália, a França, a Espanha, a Inglaterra e Portugal. Pode ser jogado tanto por homens quanto mulheres, em quadras abertas ou fechadas.

É um esporte de extremamente popularidade entre os idosos, apesar de ter certa adesão do público jovem. O objeto usado para a prática desse esporte recebe o nome do jogo, bocha. Trata-se de uma bola pequena de madeira ou resina sintética. A bocha é o jogo principal de eventos esportivos de âmbito internacional, tais como o Campeonato Mundial de Bocha.




 

Há uma instituição de nível global responsável pela promoção e da fiscalização de evento, a Confederação Mundial de Bocha. Na América Latina, por sua vez, há uma organização de menor escala com mesmas funções, a Confederação Sul-Americana de Bocha.

O objetivo principal do jogo

O objetivo da bocha consiste na marcação de pontos, através do lançamento das bolas, a fim de que elas se aproximem de um ponto, determinado aleatoriamente pelo lançamento de um objeto, o bolim.

As regras da bocha

·         Pode ser jogado entre duas pessoas ou duas equipes.

·         Cada jogador ou equipe tem direito a 4 bochas por partida.

·         O início da partida se dá com o arremesso de uma bola pequena denominada bolim. O lugar em que o bolim para passa a ser o ponto daquela partida do qual as bochas devem ser aproximadas.

·         Em seguida, os jogadores começam o lançamento das próprias bochas.

·         É permitido aos jogadores eliminarem uns aos outros, através do distanciamento das bochas adversárias ao chocá-las com as próprias bochas.

·         O lançamento das bolas deve ser feito pelo ar. Os jogadores não podem deslizá-las enquanto rolam.

·         O jogador ou equipe vencedora é aquele que conseguir aproximar mais bochas do ponto estabelecido e, consequentemente, conseguir conquistar mais pontos.

 

QUESTÕES:

1-     Escreva em 5 linhas um pouco da história da bocha?

2-     Qual o objetivo principal do jogo?

3-     Quais são as regras da bocha?

4-     Quais são as classificações da bocha para pessoas com deficiência descritas no vídeo abaixo?

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 03/11/2020 a 06/11/2020

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
https://regrasdoesporte.com.br/bocha-como-jogar-bocha-conheca-as-regras.html

 

VÍDEOS PARA MELHOR ENTENDIMENTO:

https://www.youtube.com/watch?v=QrdmCOHOKq4

ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10

ATIVIDADES


ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.

2- Deverá copiar as questões.

3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto

4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.

5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.

 

ESPORTE DE PRECISÃO: TIRO COM ARCO:

A modalidade esportiva de Tiro com Arco surgiu no século XVI e XVII. O primeiro indício de um torneio deste esporte se deu em 1673, em Yorkshire. Em 1900 o Tiro com Arco foi inserido nos Jogos Olímpicos, mas até 1972 o esporte não teve a devida notoriedade. Neste mesmo ano a Federação Internacional de Tiro com Arco (FITA) exigiu a adoção de regras na modalidade, o que favoreceu a divulgação e fortaleceu o esporte. Na antiguidade o Tiro com Arco era utilizado como ferramenta de caça. Com o advento das armas de fogo, a atividade deixou de ser tão popular.




Foto: Dinoman / Shutterstock.com

Os equipamentos utilizados para a prática de Tiro com Arco, podem ser: Arco Recurvo e Arco Composto e Flecha e Alvo. Arco Recurvo é permitido nos Jogos Olímpicos, composto por punho, corda e lâminas, além de estabilizador e mira. O funcionamento deste tipo de arco é simples, as lâminas acumulam energia para utilizar como força propulsora no momento de atirar a flecha. O Arco Composto somente foi desenvolvido no ano de 1970, com o objetivo de ser mais veloz e leve, sem a necessidade de muito esforço. Com este, o arqueiro não precisa produzir muita tensão no arco. Os dois modelos são feitos com materiais como madeira, composto de carbono e fabricadas a mão. A parte da corda é fabricada de um material denominado kevlar, de alta resistência. A mesma deve ser esticada com os três dedos do cetro, até o queixo, sem muita força, para que a mesma desenvolva a força sob a flecha.

A Flecha é uma haste rígida com ponta fina e material perfurante. Na outra extremidade possui um material estabilizador, também chamado de penas. As penas são alocadas em forma de U, conhecidas como nock, o qual prende a flecha na corda. Podem ser produzidas em madeira, fibra de carbono ou alumínio, com pontas de aço e nock de material plástico, as penas geralmente são naturais (Ganso) ou sintéticas.

O Alvo é desenvolvido de materiais sintéticos (Tyvek) ou papel. O formato é redondo composto por um grande diagrama com círculos na graduação de 10 a 6 (partindo do centro), nas cores amarelo (indicando 10 e 9 pontos), vermelho (indicando 8 e 7 pontos) e azul (indicando 6 pontos). Na modalidade do torneio outdoor, o alvo é composto por anéis de 5 a 1, na cor azul (5 pontos), preto (4 e 3 pontos) e branco ( 2 e 1 pontos).  O Arqueiro que acertar a flecha no centro, especificamente no número 10, com a indicação do sinal de + é o vencedor. As distâncias do Alvo são de acordo com cada competição. Em competições internacionais, os atletas devem atirar de distâncias a partir de 90, 70, 50 e 30 metros (Homens) e 70, 60, 50 e 30 metros (Mulheres). Desde os jogos de 1984, o Tiro com Arco é uma modalidade tradicional da Coréia do Sul, neste ano conquistou 16 medalhas de ouro.

QUESTÕES:

1-     Escreva em 5 linhas um pouco da história do tiro com arco?

2-     Quais equipamentos utilizados para sua prática?

3-     Como é o alvo e sua pontuação?

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 26/10/2020 a 30/10/2020

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
https://www.infoescola.com/esportes/tiro-com-arco/

 

VÍDEOS PARA MELHOR ENTENDIMENTO:

https://www.youtube.com/watch?v=qxOE9_1kidw

ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10

 

 

ATIVIDADES


ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.

2- Deverá copiar as questões.

3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto

4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.

5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.




ESPORTE DE PRECISÃO: BOLICHE:

boliche é um esporte praticado com uma bola pesada e tem como objetivo lançando a bola por uma pista, derrubar 10 pinos do lado oposto da pista dispostos em formação triangular.

Uma partida tem geralmente 10 jogadas com 2 lances cada. Quando um jogador faz strike (derrubar todos os 10 pinos em 1 lance) por 10 vezes consecutivas, têm direito á mais 2 lances, sendo assim o máximo possível de 300 pontos, que é obtido com os 12 strike.

 

A história do boliche é indefinida, sendo que há várias possibilidades. Uma delas é que um arqueólogo teria encontrado, na tumba de uma criança egípcia, um jogo similar ao boliche, que tinha pinos e bolas primitivas.

Também foi encontrada por um grupo de arqueólogos, em 2007 uma tumba nunca vista igual. Nessa tumba havia uma espécie de salão de jogos semelhante ao do boliche. O achado foi identificado como da dinastia de Ptolomeu, que durou de 332 a.C. à 30 d.C.

No séc. XII surgiu o boliche na grama, porém o esporte ficou tão popular que a prática foi proibida pelo rei Eduardo que temeu que o arco fosse menos praticado e assim enfraquece as defesas do reino.

No séc. XIX nos Estados Unidos, o boliche se modificou. Nessa época foi acrescentado um pino no boliche, ficando assim com os 10 pinos que são usados atualmente. Na Europa, em alguns locais, ainda se usa 9 pinos nas partidas de boliche.

Em 1926 países como a Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Holanda, Noruega e EUA formaram a Associação Internacional de Boliche, e estabeleceram como regra as seguintes medidas:

Pista: tem o comprimento de 18m e largura de 3m.

Bola: tem de ser de material não metálico e circunferência de 68cm ou mais.

Pino: feito de material resistente e coberto de plástico. O peso deve variar entre 1531g à 1645g.

Alguns jogadores de boliche podem dizer que jogam “por instinto”, porém, normalmente os jogadores utilizam algum sistema, como:

Pin Bowler ou Head Pin Bowler – eficiente para aqueles que jogam a bola reta, não reativa, e que usam bolas de velocidade. Miram os pinos em algum momento do saque.

Spot Bowling – nunca olha para os pinos. Mira em algum ponto da pista e tem como objetivo passar a bola por cima desse ponto.

Line Bowling – olha para os pinos e visualiza um ponto da pista por onde a bola deve passar. É a união dos sistemas anteriores.

O boliche é um esporte de estratégia e técnica. Para se tornar um profissional, são necessários treino e experiência.
QUESTÕES:

1-     De acordo com o texto explique o que é o boliche?

2-     Como é uma partida de boliche?

3-     Como é a pista, a bola e os pinos utilizados nesse esporte?

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 19/10/2020 a 23/10/2020

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
https://www.infoescola.com/esportes/boliche/

 

VÍDEOS PARA MELHOR ENTENDIMENTO:

https://www.youtube.com/watch?v=A5VS41TctAM

https://www.youtube.com/watch?v=sEXiAdE7qvc

 

ATIVIDADES DA SEMANA 13/10 ATÉ 16/10

ATIVIDADES

 

 

ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.

2- Deverá copiar as questões.

3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto

4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.

5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.

 

Olá alunos, estamos iniciando essa semana as atividades do 4º e último bimestre, não deixem acumular as atividades, façam semanalmente:

 

 

 

GINÁSTICA HOLÍSTICA:

Você já ouviu falar sobre a ginástica holística? No Brasil, esse método, que trabalha a educação postural e a consciência corporal, são aplicados exclusivamente pelo Instituto Patrícia Lacombe e pode agregar incontáveis benefícios para a vida.

O que é ginástica holística?

A ginástica holística é um método criado pela médica e fisioterapeuta alemã Dra. Lily Ehrenfried, no século XX. Aplicando técnicas que permitem orientar, prevenir e tratar diferentes patologias, além de melhorar a postura e o rendimento do corpo, a ginástica holística é aplicada no Brasil pelo Instituto Patrícia Lacombe.

No método, nenhum aparelho é utilizado — o corpo é a ferramenta principal, com a qual são feitos mais de 800 movimentos. Assim, é possível produzir benefícios que abrangem desde a respiração, maior equilíbrio e até o alívio da dor.

Quais são os principais benefícios?

Na sequência, você confere quais são os 3 principais benefícios da ginástica holística elencados pelos profissionais do Instituto Patrícia Lacombe.

1. Alívio de dores no corpo
Os movimentos aplicados na ginástica holística fazem com que você entenda melhor o funcionamento do seu aparelho motor e da sua musculatura.

Assim, é possível reeducar o seu corpo para o alinhamento e execução de atividades cotidianas corretamente, o que impacta diretamente nas dores e inflamações.

O autoconhecimento proporcionado pela ginástica holística vai muito além do alívio de sintomas, pois age na causa do problema, fazendo com que os praticantes corrijam a origem da dor e a eliminar por completo.

 

2. Melhor consciência corporal
Definida como a capacidade de identificar o posicionamento do corpo, a consciência corporal possibilita que hábitos incorretos e sobrecargas desnecessárias da rotina deixem de ser praticados.

Por exemplo, ao aprender a dirigir, é preciso pensar qual será o passo a passo, quando é necessário acelerar, frear e mudar de marcha. Depois, tudo se torna automático.

Com o nosso corpo acontece a mesma coisa: no início, precisamos prestar atenção em como manter a coluna ereta, sentar-se de forma adequada e ficar com os pés alinhados. Mas, com o tempo, deixamos de prestar atenção nesses detalhes.

Ao praticar a ginástica holística, voltamos a perceber os movimentos e as posições de forma natural, o que permite que evitemos desvios prejudiciais à saúde.

3. Realinhamento da postura
O realinhamento da postura é um dos principais benefícios da ginástica holística. Isso acontece porque, na modalidade, os alunos desenvolvem a consciência corporal necessária para perceber sua própria estrutura física e como ela funciona.

Com essa noção, fica muito mais fácil corrigir o corpo e utilizá-lo da forma mais adequada para cada atividade, o que previne fadiga, lesões, desgaste e dor.

Além disso, o melhor alinhamento da postura também permite ter uma noite de sono tranquila e executar as atividades do dia a dia com maior eficiência, o que resulta em ganhos para a saúde mental.

Para quem a ginástica holística é indicada?

Por ser um método muito abrangente, qualquer pessoa pode praticar a ginástica holística e usufruir de seus benefícios, independentemente da sua idade, sexo ou problemas de saúde. Para começar, basta ter vontade de cuidar do próprio corpo e prezar pela saúde em primeiro lugar.

Agora que você já sabe que os principais benefícios da ginástica holística incluem a reeducação postural, maior consciência para executar atividades do cotidiano e alívio de dor, vai ficar difícil resistir, não é mesmo? Pois então, não hesite!

 

 

 

QUESTÕES:

 

1- O que é ginástica holística?
2- Quais os benefícios para pessoas que praticam a ginástica holística?

3- Pra quem a ginástica holística é indicada?

 

Essa atividade corresponde à semana de trabalho de 12/10/2020 a 16/10/2020

 

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
https://blog.miotec.com.br/ginastica-holistica/

 

VÍDEO PARA MELHOR ENTENDIMENTO:

https://www.youtube.com/watch?v=NLLUXL8GQRc

 

VÍDEO PARA FAZER EM CASA:
https://www.youtube.com/watch?v=DLwk96w1VfU

 

 

ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10

ATIVIDADES

 

 

ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.

2- Deverá copiar as questões.

3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto

4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.

5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.

 

 

YOGA:

O Yoga é uma prática que tem como objetivo trabalhar o corpo e a mente de forma interligada, com exercícios que auxiliam para o controle do estresse, ansiedade, dores no corpo e na coluna, além de melhorar o equilíbrio e promover a sensação de bem estar e a disposição, podendo ser praticada por homens, mulheres, crianças e idosos. 

Para ter todos os benefícios do Yoga, são necessários pelo menos 3 meses de prática, pois à medida que a pessoa vai praticando a atividade, consegue ter maior consciência corporal e passa a controlar melhor a mente para que ela influencie o corpo e, assim, todo o organismo trabalhe de forma harmônica e equilibrada.

Assim, alguns dos benefícios que o Yoga pode trazer para a saúde, são:

 

1. Diminui o estresse e ansiedade

A meditação praticada no Yoga faz com que a pessoa se concentre no presente, desocupando a mente de problemas do passado ou futuro, o que proporciona equilíbrio emocional, sensação de paz interior, bem estar e equilíbrio da mente para as situações do dia-a-dia.

Além disto, também ajuda no tratamento da depressão, devido à sensação de relaxamento, com aumento da autoconfiança, otimismo, concentração, diminuição da irritabilidade e melhora das relações interpessoais.

 

2. Promove condicionamento físico

Os exercícios, técnicas e posturas desta atividade podem melhorar a resistência e fortalecimento dos músculos, de forma mais ou menos intensa, a depender do estilo e modalidade do Yoga praticado. 

Isto ajuda a melhorar o desempenho do corpo para atividades físicas e tarefas diárias, aumenta a massa magra e deixa o corpo em forma, com maior definição e músculos tonificados. 

 

3. Facilita o emagrecimento

Um dos principais motivos que a prática do Yoga causa perda de peso é devido ao controle da ansiedade e vontade de comer, diminuindo a quantidade de calorias consumidas no dia.

Os exercícios e posições realizados também auxiliam na perda de gordura, mas isto varia de acordo com os estilo praticado, menos nos mais tranquilos, como Iyengar ou Tantra Yoga, ou mais nos dinâmicos, como Ashtanga ou Power Yoga, por exemplo.

 

4. Alivia dores corporais

Com o Yoga, a pessoa passa a ter maior consciência corporal, o que significa que ela terá maior percepção da postura, da forma como anda, como senta e sinais de tensão muscular. Desta forma, é possível corrigir alterações, como contraturas, para que qualquer alteração seja resolvida e a estrutura muscular fique relaxada, sem causar danos à coluna e articulações do corpo.

Os exercícios de postura e alongamento também ajudam a liberar a tensão e dar flexibilidade aos músculos, aliviando dores causadas por escoliose, hérnia de disco, fibromialgia e contraturas musculares, por exemplo. 

 

5. Controla a pressão e os batimentos cardíacos

O Yoga proporciona melhora do funcionamento do coração e pulmões, pois regula o sistema nervoso e melhora a circulação sanguínea, batimentos do coração, pressão arterial, além de equilibrar o sistema endócrino, controlando os níveis de hormônios do estresse, como cortisol e adrenalina.

A capacidade respiratória também melhora devido aos exercícios de expansão dos pulmões e controle da respiração. Desta forma, o Yoga melhora o condicionamento físico, mas de forma diferente dos exercícios físicos convencionais, como musculação ou esportes.

 

6. Melhora o sono

Além de causar relaxamento e tranquilidade, facilitando uma boa noite de sono, o Yoga aumenta a produção de melatonina, hormônio que regula o ciclo do sono, deixando-o com mais qualidade e profundidade. 

Ter o corpo mais relaxado também faz com que o descanso seja melhor à noite, proporcionando mais energia e disposição no dia seguinte.

 

Benefícios na saúde dos idosos

Pessoas da terceira idade podem se beneficiar muito com a prática desta atividade, pois fortalece os músculos, alivia de dores pelo corpo, melhora o equilíbrio, flexibilidade e atenção. O controle da pressão, dos batimentos cardíacos e da respiração, também são efeitos do Yoga que podem trazer melhor qualidade de vida e bem estar aos idosos, além de ajudar a controlar doenças como pressão alta, diabetes e colesterol alto.

É importante lembrar que os exercícios praticados nesta atividade devem ser adaptados às condições e necessidades de cada pessoa, para que sejam feitos de forma natural e de acordo com os benefícios que a pessoa procura, evitando, assim, lesões, torções ou sensação de desestímulo

 

QUESTÕES:

 

1- O que é a yoga?
2- Quais os benefícios para pessoas que praticam o yoga?

3- Quais os benefícios que pessoas idosas podem ter com a prática de yoga?

 

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 28/09/2020 a 02/10/2020

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
https://www.tuasaude.com/beneficios-do-yoga/

 

VÍDEO PARA MELHOR ENTENDIMENTO:

https://www.youtube.com/watch?v=V35Bcz0aZDE

 

VÍDEO PARA FAZER EM CASA:

https://www.youtube.com/watch?v=OuCvUDVoX3M

ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09

ATIVIDADES

 

 

ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de   Educação Física.

2- Deverá copiar as questões.

3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto

4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.

5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.

 

 

GINÁSTICAS DE CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL E RELAXAMENTO:

 

O relaxamento é uma técnica que busca desfazer as tensões físicas, mentais e emocionais. Em estado normal, o organismo humano permanece isento de qualquer tipo de tensão, mas através do dia-a-dia adquirimos tensão de várias origens. Em alguns casos as tensões são originadas a partir de pensamentos e emoções omitidas e reprimidas de forma que se torna imperceptível.

 

As tensões, de modo geral, podem afetar as fibras musculares provocando várias alterações metabólicas e ainda doenças. Para que as tensões sejam perdidas, a técnica de relaxamento é bastante indicada, já que diminui ansiedade, aumenta o autocontrole, auxilia na percepção dos músculos tensos e ainda melhora o estado energético do organismo.





Para fazer um exercício de relaxamento é importante estar em um ambiente tranqüilo e com roupas leves que não impedem a movimentação de todo o corpo. Para relaxar deite em uma superfície plana e permaneça com os olhos fechados por alguns minutos. Inicie respirações profundas inspirando e expirando até se sentir inicialmente relaxado. Com o dedo indicador busque pontos tensos em todo o corpo para que sejam trabalhados. Ao detectar os locais tensos, contraia cada região individualmente, mantenha o músculo contraído por alguns minutos e relaxe vagarosamente. Repita tal procedimento em todo local tenso, até que o corpo esteja relaxado e a respiração leve. Após todo o exercício de relaxamento, permaneça por alguns minutos deitado de olhos fechados e levante-se vagarosamente.




Na saúde corporal, as técnicas de relaxamento conseguem diminuir a pressão arterial, a insônia, melhora o sistema imunitário e retarda o envelhecimento.

 

QUESTÕES:

1- O que são ginásticas de conscientização corporal relaxamento?
2- Qual o objetivo das ginásticas de conscientização corporal e relaxamento?

3- Quais os benefícios adquiridos com essa prática?

 

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 21/09/2020 a 25/09/2020

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
https://mundoeducacao.uol.com.br/saude-bem-estar/relaxamento.htm

 

VÍDEOS PARA FAZER EM CASA:

https://www.youtube.com/watch?v=_ecxLXdJXX0






































































 










ATIVIDADES

ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler e utilizar o texto da semana passada para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.
2- Deverá copiar as questões.
3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto
4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.
5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.

HANDEBOL:
Um esporte onde o maior espetáculo é a grande quantidade de gols em uma só partida. O Handebol é um jogo rápido com características de outros esportes como o basquete, onde joga-se com as mãos, porém ao invés de fazer cestas, os jogadores concretizam os lances em gols, aspecto semelhante ao futebol.

Os relatos de sua origem são diversos. Um dos primeiros aconteceu na Grécia Antiga no qual uma bola com aproximadamente o tamanho de uma maça era utilizada. Outro esporte parecido foi desenvolvido pelos romanos. Em seguida foram os franceses durante o século XVI. Quando chegou no ano de 1848, um jogo chamado Haaddbold surgiu pelo criador Holger Nielsen no Instituto de Ortup na Dinamarca, entretanto no mesmo período há indícios entre os tchecos, irlandeses e uruguaios. Com os elementos atuais, a modalidade foi formatada na Alemanha. Hirschmann, um alemão secretário da Federação Internacional de Futebol, escolheu o campo para a prática da modalidade, em 1912.
A modalidade foi uma adequação do Torball, feita pelo professor Berline Max Heiser, entre os anos 1915 e 1918. Começou a propagar pelos países da Áustria e Suíça com o também professor Karl Schelenz, que rebatizou o esporte de Handball em 1919. Mas ainda assim, o time era composto com 11 jogadores, tal qual no futebol. Um ano mais tarde tornou-se uma modalidade esportiva. No ano de 1925, os austríacos estreitaram a disputa entre países vencendo os alemães.
Os jogos de handebol começaram a ser praticados em ambientes fechados com os suecos, por volta de 1924. Com temperaturas muito baixas, viram-se obrigados a realizar essa modificação, além de diminuir o número de jogadores para sete em cada equipe.
Entrou para os Jogos Olímpicos de Berlim 1936, contando com a participação de seis países. Dois anos depois, ainda na Alemanha, o primeiro campeonato mundial ocorreu sendo oito jogadores na categoria campo e quatro no ginásio. Mais tarde, criaram a Federação   Internacional de Handebol, que organizou os primeiros torneios mundiais de salão, em 1954 entre os homens e 1957 das mulheres. Esquecendo de vez a prática de campo a partir do mundial de 1966. A Olimpíada contou com atletas brasileiros apenas em 1992, na cidade de Barcelona.
QUESTÕES:
1- Escreva em 8 linhas um pouco da história do handebol:
2- Como e quando os jogos de handebol começaram a ser praticados?
3- Como e quando o handebol entrou para os jogos olímpicos?
                                
Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 14/09/2020 A 18/09/2020.


VIDEO PARA MELHOR ENTENDIMENTO
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09  ATÉ  11/09
ATIVIDADES
ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.
2- Deverá copiar as questões.
3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto
4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.
5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.


ESPORTE: FLAGBOL

Conceito
Nascido a partir de uma variação mais suave do futebol americano, o Flagbol, tem por objetivo avançar territorialmente em direção a zona de pontuação do campo adversário, buscando concretizar o touchdown.(pontuação máxima) “.
Origem: Estados Unidos da América
Cada jogador utiliza 2 fitas, em cada lado da cintura, presas a um cinto. A equipe de defesa deve impedir o avanço da equipe adversária removendo pelo menos uma fita do atacante em posse da bola ou interceptando um lançamento.
O contato físico voluntário é considerado falta.
As modalidades de Flagbol mais praticadas em diversos países são:
  
SEM CONTATO FÍSICO
COM BLOQUEIOS
Masculino
4X4 – 5X5
7X7 – 8X8 – 9X9
Feminino
4X4 – 5X5 – 7X7
  
Misto
4X4
  
Em nosso país a modalidade 5×5 é a mais praticada em função de propiciar variações de estratégias de jogo e dimensões de campo de fácil adaptação (exemplo: quadra poliesportiva ).
História
Flagbol começou a desenvolver-se como modalidade esportiva no início dos anos 40, em bases militares americanas de forma recreativa para os soldados.
Durante os anos 50, já haviam ligas recreativas em várias regiões dos EUA, sendo que em 1960 surgiu a primeira liga nacional americana na cidade de St. Luis.
Posteriormente o esporte consolidou-se em vários paises através de programas, torneios e criação de ligas nacionais. No fim dos anos 90, foi fundada a Federação Internacional de Flag Football (IFFF), que organiza como principal competição internacional, a Copa do Mundo de Flag Football, Sua primeira edição foi realizada em 2000 na cidade de Cancun – México.
No Brasil, os primeiros passos no ano de 1999 foram em escolas do ensino fundamental da cidade de São Paulo coordenados pelos professores de educação física Cláudio Telesca e Paulo Arcuri.
Com o aumento de praticantes e formação das primeiras equipes, foram fundadas em 2000 a Associação Brasileira de Futebol Americano & Flag (ABRAFA & FLAG) e em 2005 a Associação Paulista de Futebol Americano.
Em 2001 o Brasil participou pela 1ª vez da Copa do Mundo de Flagbol (World Cup – Flag Football) realizada em Cocoa Beach EUA, obtendo a 10ª colocação.
Principais regras
Flagbol, tem por objetivo avançar territorialmente em direção a zona de pontuação do campo adversário, buscando concretizar o touchdown.(pontuação máxima) “. Cada jogador utiliza 2 fitas, em cada lado da cintura, presas a um cinto. A equipe de defesa deve impedir o avanço da equipe adversária removendo pelo menos uma fita do atacante em posse da bola ou interceptando um lançamento. O contato físico voluntário é considerado falta.

DE ACORDO COM O TEXTO ACIMA RESPONDA AS QUESTÕES:

1- De acordo com o texto, qual o conceito e origem do FlagBol?
2- Escreva em 5 linhas um pouco sobre a história desse esporte:
3- Quais as principais regras do FlagBol?
4- O FlagBol se parece com qual esporte que você conhece?

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 08/09/2020 A 11/09/2020.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:
https://www.portalsaofrancisco.com.br/esportes/flagbol

VÍDEO PARA MELHOR ENTENDIMENTO:
https://www.youtube.com/watch?v=1wYgyWZteWU


 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 31/08 ATÉ  04/09


ATIVIDADES
ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de   Educação Física.
2- Deverá copiar as questões.
3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto
4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.
5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.

O TCHOUKBALL:

História do Tchoukball

A história do Tchoukball começou mais ou menos no ano 1970, quando um médico suíço que tratava de desportista chamado Dr. Hermann Brandt começou a observar que a maioria das lesões que lhe apareciam de desportistas era porque os desportos tinham movimentos que faziam mal ao corpo humano e também em muitos casos havia violência entre os jogadores devido ao contato.
Foi nesse momento que ele decidiu criar o Tchoukball como uma alternativa saudável aos outros esportes, promovendo a paz e o espírito de ajuda entre os jogadores, fazendo que este esporte seja bastante lúdico e recreativo.
Apesar disso, existem equipas deste esporte e até um Campeonato do Mundo, tanto masculino como feminino, onde quem costuma sempre dominar a competição são os chineses.

Quadra de Tchoukball

As medidas de uma quadra de Tchoukball podem variar bastante, sendo que as medidas mais utilizadas são de 27 metros de comprimento por 16 metros de largura.
Como dissemos, estas medidas podem ser diferentes, especialmente em diferentes variações como no Tchoukball de Praia. Este esporte pode ser jogado num pavilhão, num gramado, na praia.
Em cada uma das extremidades deve ser colocado um quadro (espécie de trampolim invertido, ver na imagem abaixo), tendo este uma inclinação de 55º graus.
E à frente desse quadro deve existir uma área composta por um semi-circulo com um raio de 3 metros (chamada de zona proibida) que marca o limite de onde os jogadores podem pisar, tanto no ataque como na defesa.

BolaEm competições, o tamanho e peso da bola variam entre géneros e idades dos jogadores, variando entre 54cm a 60cm de circunferência e com um peso de 325 gramas a 475 gramas.

Jogo de Tchoukball
O jogo de Tchoukball tem como objetivo marcar mais pontos que o adversário, fazendo um arremesso para o quadro e depois da bola rebater nele, cair no chão sem que seja apanhada pela equipa adversária.
Cada equipa deve ter no máximo 12 jogadores, sendo que apenas 7 estão em campo a jogar. O jogo é composto por 3 partes de 15 minutos com intervalos no meio.
A distribuição dos jogadores costuma ser de 2 alas direitos e 2 alas esquerdos (estes normalmente são os que tentam finalizar em cada um dos quadros), dois Pivô do quadro que ficam cada um á frente de um quadro e o Pivô Central que distribui o jogo e fica no meio da quadra.
A equipa que esta a atacar tem direito a fazer 3 passes até que decida tentar finalizar e enquanto essa equipa estiver no ataque a fazer passes a outra não pode tentar interceptar ou envolver-se de alguma maneira na jogada, podendo apenas se posicionar para receber a bola que vem do quadro.


Regras Básicas do Tchoukball

Este jogo não tem muitas regras e as maiorias são simples, por isso vamos vos mostrar agora algumas das regras básicas do Tchoukball.
O jogador/equipa que esta a tentar finalizar dá ponto á equipa adversária quando:
·         Ele errar o quadro no momento do arremesso;
·         Ele faz a bola cair fora do terreno de jogo após a finalização;
·         Ele finaliza e a bola no seu retorno do quadro de remissão, rebate sobre ele mesmo;
·         Ele ao finalizar erradamente faz com que a bola caia dentro da zona proibida (área), antes ou depois do arremesso.
E é considerado falta nas seguintes situações:
·         Ele desloca-se driblando com a bola no chão ou no ar;
·         Ele efetua mais de 03 (três), passes com a posse bola;
·         Ele joga com os membros inferiores, isto é, abaixo do nível da cintura;
·         Ele faz o quarto passe em favor de sua equipe;
·         Ele entra em contato com o solo fora do limites do terreno de jogo ou da zona proibida (área), de posse da bola;
·         Ele deixa a bola cair no ato de um passe ou recepção;
·         Ele intercepta voluntariamente ( ou não), um passe da outra equipe;
·         Ele pega a bola depois da finalização de um companheiro de equipe;
·         Ele obstruí o deslocamento do adversário ou a livre trajetória da bola quando esta está sobre a posse do adversário.
DE ACORDO COM O TEXTO ACIMA RESPONDA AS QUESTÕES:

1- Escreva em 5 linhas um pouco da história do Tchoukball:
2- Por que o Tchoukball é considerado o esporte da paz?
3- Como é a dinâmica de uma partida de tchoukball?
4- O tchoukball é semelhante a qual esporte que você conhece?

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 31/08/2020 A 04/09/2020.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:

VIDEO PARA MELHOR ENTENDIMENTO:
https://www.youtube.com/watch?v=0DOqu1gXPhY

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ  21/08


ATIVIDADES
ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de   Educação Física.
2- Deverá copiar as questões.
3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto
4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.
5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.

O TCHOUKBALL:

História do Tchoukball

A história do Tchoukball começou mais ou menos no ano 1970, quando um médico suíço que tratava de desportista chamado Dr. Hermann Brandt começou a observar que a maioria das lesões que lhe apareciam de desportistas era porque os desportos tinham movimentos que faziam mal ao corpo humano e também em muitos casos havia violência entre os jogadores devido ao contato.
Foi nesse momento que ele decidiu criar o Tchoukball como uma alternativa saudável aos outros esportes, promovendo a paz e o espírito de ajuda entre os jogadores, fazendo que este esporte seja bastante lúdico e recreativo.
Apesar disso, existem equipas deste esporte e até um Campeonato do Mundo, tanto masculino como feminino, onde quem costuma sempre dominar a competição são os chineses.

Quadra de Tchoukball

As medidas de uma quadra de Tchoukball podem variar bastante, sendo que as medidas mais utilizadas são de 27 metros de comprimento por 16 metros de largura.
Como dissemos, estas medidas podem ser diferentes, especialmente em diferentes variações como no Tchoukball de Praia. Este esporte pode ser jogado num pavilhão, num gramado, na praia.
Em cada uma das extremidades deve ser colocado um quadro (espécie de trampolim invertido, ver na imagem abaixo), tendo este uma inclinação de 55º graus.
E à frente desse quadro deve existir uma área composta por um semi-circulo com um raio de 3 metros (chamada de zona proibida) que marca o limite de onde os jogadores podem pisar, tanto no ataque como na defesa.

BolaEm competições, o tamanho e peso da bola variam entre géneros e idades dos jogadores, variando entre 54cm a 60cm de circunferência e com um peso de 325 gramas a 475 gramas.

Jogo de Tchoukball
O jogo de Tchoukball tem como objetivo marcar mais pontos que o adversário, fazendo um arremesso para o quadro e depois da bola rebater nele, cair no chão sem que seja apanhada pela equipa adversária.
Cada equipa deve ter no máximo 12 jogadores, sendo que apenas 7 estão em campo a jogar. O jogo é composto por 3 partes de 15 minutos com intervalos no meio.
A distribuição dos jogadores costuma ser de 2 alas direitos e 2 alas esquerdos (estes normalmente são os que tentam finalizar em cada um dos quadros), dois Pivô do quadro que ficam cada um á frente de um quadro e o Pivô Central que distribui o jogo e fica no meio da quadra.
A equipa que esta a atacar tem direito a fazer 3 passes até que decida tentar finalizar e enquanto essa equipa estiver no ataque a fazer passes a outra não pode tentar interceptar ou envolver-se de alguma maneira na jogada, podendo apenas se posicionar para receber a bola que vem do quadro.


Regras Básicas do Tchoukball

Este jogo não tem muitas regras e as maiorias são simples, por isso vamos vos mostrar agora algumas das regras básicas do Tchoukball.
O jogador/equipa que esta a tentar finalizar dá ponto á equipa adversária quando:
·         Ele errar o quadro no momento do arremesso;
·         Ele faz a bola cair fora do terreno de jogo após a finalização;
·         Ele finaliza e a bola no seu retorno do quadro de remissão, rebate sobre ele mesmo;
·         Ele ao finalizar erradamente faz com que a bola caia dentro da zona proibida (área), antes ou depois do arremesso.
E é considerado falta nas seguintes situações:
·         Ele desloca-se driblando com a bola no chão ou no ar;
·         Ele efetua mais de 03 (três), passes com a posse bola;
·         Ele joga com os membros inferiores, isto é, abaixo do nível da cintura;
·         Ele faz o quarto passe em favor de sua equipe;
·         Ele entra em contato com o solo fora do limites do terreno de jogo ou da zona proibida (área), de posse da bola;
·         Ele deixa a bola cair no ato de um passe ou recepção;
·         Ele intercepta voluntariamente ( ou não), um passe da outra equipe;
·         Ele pega a bola depois da finalização de um companheiro de equipe;
·         Ele obstruí o deslocamento do adversário ou a livre trajetória da bola quando esta está sobre a posse do adversário.
DE ACORDO COM O TEXTO ACIMA RESPONDA AS QUESTÕES:

1- Escreva em 5 linhas um pouco da história do Tchoukball:
2- Por que o Tchoukball é considerado o esporte da paz?
3- Como é a dinâmica de uma partida de tchoukball?
4- O tchoukball é semelhante a qual esporte que você conhece?

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 17/08/2020 A 21/08/2020.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:

VIDEO PARA MELHOR ENTENDIMENTO:
https://www.youtube.com/watch?v=0DOqu1gXPhY

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ  17/08
ATIVIDADES
ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de   Educação Física.
2- Deverá copiar as questões.
3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto
4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.
5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.

MUSCULAÇÃO NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA:
A musculação na infância e adolescência é muito mais comum do que se imagina, pois cada vez mais os jovens estão mostrando interesse pela academia e pela prática de atividades físicas que ajudem a fortalecer o organismo.
Afinal, desde criança o ser humano se imagina como um super-herói ou um líder, e isso é um reflexo do seu instinto e necessidade de ser forte e parecer forte. Conforme cresce, a criança e o adolescente podem ser fortemente influenciados por essa visão, vinculada a alguém que vai à academia.
Neste artigo, vamos explicar como deve ser a musculação na infância e adolescência para que seja uma atividade saudável, transformando o aluno em uma pessoa forte sem que vire uma obsessão.

Como é a musculação na infância e na adolescência?
O exercício para jovens e crianças é muito comum e saudável, pois auxilia no desenvolvimento do organismo e inibe o sedentarismo, a obesidade, dentre outros males da falta de exercícios.
Por isso, a musculação na infância e adolescência pode ser um grande aprendizado e apresentar muito benefícios.
Por outro lado, se não for praticada de forma consciente e cautelosa, a musculação pode se transformar em um inimigo.
Devido a isso, é essencial que alguns cuidados sejam tomados na prática da musculação na infância e adolescência, como por exemplo:

·         Os treinos devem ser sempre acompanhados por um profissional;
·         O treinador deve orientar com relação aos exercícios, quantas séries fazer e qual a quantidade de carga que deve ser utilizada;
·         O treinador também deve impedir que o aluno exagere no treino, garantindo que ele respeite seus limites e a hora do descanso;
·         A musculação deve ser sempre apresentada par ao aluno como uma atividade que visa saúde do organismo e não deve ser usada para transformação estética com obsessão;
·         O treino deve ser sempre de, no máximo, uma hora, e a regularidade deve ser de até duas vezes na semana, dependendo da idade e condicionamento físico do aluno.
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Musculação para crianças:
Quando se trata da musculação na infância e adolescência, a musculação para crianças é um pouco mais rara, mas pode ser praticada a partir dos 9 anos de idade, segundo os especialistas.

De acordo com um estudo publicado pela revista “Pediatrics”, do APP, American Academy of Pediatrics, a musculação para crianças de 9 anos ou mais é segura e até mesmo benéfica.
Não há problema algum para uma criança nessa faixa etária praticar treinos de resistência, desde que sejam supervisionados e adequados especificamente para a sua estatura, peso e ergonomia.
Além disso, o único impedimento seria o uso de equipamento, o que além de perigoso nem sempre vai se adequar ao tamanho do aluno.

Musculação para adolescentes:
Já a musculação para adolescentes segue o mesmo princípio, com a diferença de que o corpo já está um pouco mais preparado para esse tipo de atividade.
Sendo assim, os treinos podem ser levemente mais avançados, mas ainda deve-se tomar muito cuidado com as máquinas e a quantidade de carga levantada.
Quando praticada de forma correta, a musculação na infância e adolescência só traz benefícios e pode ser uma grande aliada no crescimento e desenvolvimento saudável do organismo, além de ajudar o aluno a pegar gosto pelos exercícios físicos.


Conclusão:
Portanto, podemos concluir que a musculação é benéfica em qualquer idade e o seu objetivo para jovens é, justamente, o de apoiar o seu crescimento e potencializar a sua saúde.
Sendo assim, a musculação na infância e adolescência está liberada, e pode ser praticada com muito gosto, desde que existam sempre profissionais para acompanhar o desempenho do aluno.

DE ACORDO COM O TEXTO ACIMA RESPONDA AS QUESTÕES:

1- Quais são os benefícios da musculação para crianças e adolescentes?
2- Como deve ser a prática de musculação para crianças?
3- Como deve ser a prática de musculação para adolescentes?
4- Quais os riscos de crianças e adolescentes praticarem musculação sem supervisão de um profissional capacitado?

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 10/08/2020 A 14/08/2020.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ  07/08
ATIVIDADES
ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.
2- Deverá copiar as questões.
3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto
4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.
5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.

OLÁ ALUNOS, TUDO BEM?
ESTAMOS COMEÇANDO O 3º BIMESTRE A PARTIR DE HOJE, NÃO DEIXEM DE REALIZAR AS ATIVIDADES E ENVIAR.

O que é a hipertensão arterial?
A hipertensão arterial é uma das doenças crônicas mais comuns entre a população brasileira. Portanto, trata-se de um problema de saúde não transmissível, que se desenvolve ao longo da vida e geralmente de maneira silenciosa.

Apesar de ser considerada uma doença silenciosa, a pressão alta é muito perigosa. Ela aumenta significativamente o risco de infartos, acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e insuficiência cardíaca. Assim, a hipertensão arterial está relacionada às principais causas de mortalidade no Brasil, além de outros problemas graves como insuficiência renal e aneurisma.

Como a hipertensão arterial acontece?
Naturalmente, o sangue exerce uma força sobre as paredes dos vasos sanguíneos por onde ele passa. Essa força é chamada de pressão arterial. Por sua vez, as artérias também oferecem uma resistência ao fluxo sanguíneo. A pressão sanguínea é determinada pelo “duelo” entre essas duas forças.

O nível ideal de pressão arterial é de 120 mmHg de pressão máxima e 80 mmHg de pressão mínima. Os profissionais de saúde referem-se a ele como 12/8 (doze por oito). Porém, nem todas as pessoas conseguem se manter nessa faixa recomendada e mesmo assim vivem tranquilamente. No entanto, para não comprometer a saúde, a pressão arterial não deve ultrapassar os 135/85 mmHg.

Em muitas pessoas, a pressão arterial ultrapassa esses valores normais na maior parte do tempo. Assim, quando a medida é predominantemente igual ou superior a 14/9, ou 140 x 90 mmHg, o indivíduo é diagnosticado como hipertenso.

Quando a pressão sanguínea é muito alta, as artérias por onde o sangue passa são agredidas. Como consequência, elas se tornam mais rígidas e estreitas. Assim, a circulação é dificultada e o estreitamento facilita o acúmulo de gorduras e placas que podem obstruir as veias e artérias.

Como a pressão alta coloca a saúde em risco?
Como você pode ver na ilustração, a passagem para o sangue se torna muito mais estreita quando a pessoa é hipertensa. Por isso, o primeiro órgão a sofrer prejuízos é o coração. Ele precisa fazer um esforço bem maior que o normal para distribuir o sangue por todo o organismo.

Além disso, quando os vasos sanguíneos ficam estreitos, eles acumulam gordura com maior facilidade. Assim, a pessoa se torna mais susceptível à formação de coágulos que podem entupir artérias. Se essa obstrução fechar acessos que levam o sangue ao coração, por exemplo, o indivíduo sofrerá um infarto.

Em outros casos, o coágulo se desprende das artérias e se desloca pelo sistema circulatório. Ele pode parar em qualquer vaso do corpo, mas muitas vezes seu destino é o cérebro. Dessa forma, ele obstruirá a circulação nesse órgão, causando um acidente vascular cerebral (AVC), conhecido popularmente como derrame.

Mesmo que a pessoa não chegue a ter um AVC, a hipertensão causa uma série de danos ao cérebro. Vasinhos muito estreitos ficam obstruídos e também ocorrem hemorragias de pequena extensão. Embora imperceptíveis, esses eventos destroem os neurônios (células do sistema nervoso). Esse quadro, conhecido como demência vascular, leva à perda de memória e outros prejuízos cognitivos.

Como o coração precisa fazer um esforço cada vez maior para bombear o sangue, ele também começa a se enfraquecer. Por isso, a hipertensão arterial é uma das causas importantes da insuficiência cardíaca, que é a incapacidade do coração para exercer suas contrações com a mesma força e eficiência.

Outra consequência perigosa da hipertensão arterial é o surgimento de lesões nas artérias dos rins. Devido a essa agressão, elas perdem progressivamente a capacidade de filtrar o sangue. Portanto, a pressão alta também aumenta as chances de insuficiência renal. Assim, a pessoa precisará recorrer a procedimentos como a hemodiálise ou transplante.

DE ACORDO COM O TEXTO ACIMA RESPONDA AS QUESTÕES:

1- O que é a Hipertensão? Quando uma pessoa é diagnosticada com hipertensão?
2- Como a hipertensão acontece? Quais os valores considerados normais da pressão arterial?
3- Quais os riscos da hipertensão se não tratada adequadamente?

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 03/08/2020 A 07/08/2020.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:

 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/07 ATÉ  31/07
ATIVIDADES

ORIENTAÇÕES BÁSICAS:

1- Essa semana será destinada para a elaboração das atividades que os alunos estão devendo para os professores, pois iremos fechar as notas dia 29/07/2020, então é imprescindível que os alunos realizem as atividades o mais rápido possível e encaminhem para os professores, estarei recebendo todas as atividades até dia 29/07/2020 no whatsapp 014997007715 ou via CLASROOM.

2- Se o aluno já entregou todas as atividades, mas ficou alguma dúvida em relação ao conteúdo, também estarei atendendo nessa semana no whatsapp 014997007715 das 9h00 as 18h00, entre em contato para esclarecermos a sua dúvida.

3- As Notas serão digitadas conforme a quantidade de atividades entregues, ou seja, se o aluno entregou todas as atividades no 2ºBimestre irá com 10 de nota, se foi deixando de fazer alguma atividade a nota irá caindo de acordo com a quantidade de atividades que não realizou.

Att

Everton Junior da Silva
Educação Física


Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 27/07/2020 a 31/07/2020




ATIVIDADES

ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.
2- Deverá copiar as questões.
3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto
4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.
5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.

                                
OBESIDADE NO BRASIL

A obesidade e o excesso de peso são fruto da interação entre fatores genéticos e ambientais (apenas num pequeníssimo número de casos se deve a outras causas, como doenças endócrinas, síndromas genéticos, tumores, etc...).

Os hábitos alimentares incorretos aprendem-se maioritariamente na infância. É comum aceitar a frase “de pais gordos, filhos gordos”. A sociedade atual impõe determinados hábitos alimentares que condicionam, em grande parte, o excesso de peso e a obesidade.

Ocorrem muitas condicionantes que impedem o seguimento de um regime alimentar correto, pois, em muitas ocasiões, por necessidade de trabalho, falta de tempo, etc. As pessoas são obrigadas a comer fora de casa. A este tipo de alimentação chama-se “padrão alimentar de cafetaria”.

O tabaco é outro dos fatores que se destaca na sociedade em relação ao excesso de peso. A obesidade ocorre, muitas vezes, quando uma pessoa deixa de fumar. Isto se deve ao fato do fumador possuir um metabolismo basal mais elevado enquanto fuma do que depois de deixar de fumar. Por este motivo, aumenta de peso quando deixa o tabaco.

Outro hábito relevante é o consumo de álcool. O álcool aporta muitas calorias “vazias” (sem nenhum valor nutritivo), que são utilizadas pelo organismo imediatamente. A energia fornecida pelos alimentos ingeridos, que passa a estar em excesso, é, por isso, armazenada, favorecendo o aumento de peso. É esta a razão da sua supressão na maioria dos planos de emagrecimento.

Tanto a obesidade como o excesso de peso são fatores que intervêm de forma significativa na evolução e prognóstico de diversas doenças, que devem ser tidas em conta no programa de emagrecimento. O conhecimento destas e da respectiva medicação levará a atuar de formas diferentes.

Fatores alimentares como causa de Excesso de Peso
Sempre que a energia proveniente da alimentação for superior àquela que gastamos, as calorias excedentes armazenam-se no tecido adiposo sob a forma de gordura. Podemos dizer que qualquer tipo de comida pode engordar dependendo da quantidade ingerida. O pão, as batatas, as leguminosas secas como o grão e o feijão, o arroz e a massa não são os "maus da fita". São alimentos que devem entrar em quantidade suficiente na nossa alimentação, porque são ricos em hidratos de carbono, que devem contribuir com mais de 55% para o total energético diário.

Já os alimentos ricos em gordura, seja de adição (margarina, óleo, azeite, natas, manteiga) ou de constituição (a que faz parte dos alimentos), são facilmente portadores de umas "calorias extras" que rapidamente são armazenadas no nosso organismo, aumentando a gordura corporal.

Molhos gordos, salsicharia e enchidos, queijos, doces, algumas carnes e peixes, fritos, folhados, refeições pré-preparadas, bolachas, manteiga e margarina para barrar e cozinhar, são exemplos de alimentos que contribuem para aumentar muito o valor calórico de uma refeição, por menor que ela seja.

Isto acontece porque cada grama de gordura fornece 9 calorias. Por exemplo, uma barra de chocolate com 57g contem 15g de gordura, ou seja, 135 calorias vêm da gordura! Um pedaço de chouriço com 25g fornece 11g de gordura, o que equivale a 99 calorias.

Comparando com o total de calorias fornecido pelos hidratos de carbono ou proteínas este valor é menos de metade, 4 calorias por grama. Assim, uma fatia de pão (alimento constituído essencialmente por hidratos de carbono) de 50g fornece 117 calorias.

Para além do valor calórico, a gordura alimentar ingerida, para além das nossas (pequenas) necessidades de ácidos gordos essenciais, é armazenado de uma forma muito eficiente, ou seja, sem grande esforço por parte do organismo.

As bebidas alcoólicas (cada grama de álcool fornece 7 calorias) também podem contribuir para aumentar a gordura corporal. Os alimentos e bebidas muito doces também são responsáveis por aumentar muito o valor calórico de uma refeição, podendo estimular o apetite e, por estas razões, contribuir para o ganho de peso, se não forem consumidos com conta, peso e medida.

O hábito de fazer refeições desorganizadas ou à pressa (ricas em alimentos gordos e/ou doces) ou refeições muito abundantes (logo, ricas em calorias), provoca um aumento do número e tamanho das células adiposas (as células que reservam a gordura) podendo conduzir ao aumento de peso, quando se repete consistentemente ao longo do tempo.

QUESTÕES:

1- Quais fatores favorecem para o aumento da obesidade no mundo e no Brasil?
2- Quais os riscos do excesso de peso?
3- Você acredita que sua alimentação hoje é considerada saudável? Por quê?
4- Você pratica pelo menos 150 minutos semanais de exercícios físicos? Justifique sua resposta
5- Quais mudanças de hábitos você acredita que deve mudar ou melhorar?

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 20/07/2020 A 24/07/2020.
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 13/07 ATÉ 17/07
PRAZO DE ENTREGA
20/07/2020 Via Whatsapp 014997007715 ou classroom
ATIVIDADES


Atividade:
Os alunos deverão copiar e responder no caderno de educação física:

1-    O que é Diabetes Mellitus?
2-    Quais os fatores de risco para desenvolver Diabetes Mellitus?
3-    Qual exame fazemos para saber se temos Diabates mellitus?

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 13/07/2020 A 17/07/2020
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 06/07 ATÉ 10/07
PRAZO DE ENTREGA

13/07/2020 Via Whatsapp 014997007715 ou classroom

ATIVIDADES

Atividade:
Os alunos deverão copiar e responder no caderno de educação física:

1-    O que são doenças HIPOCINÉTICAS?
2-    Quais fatores de risco para doenças HIPOCINÉTICAS?

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 06/07/2020 A 10/07/2020.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 29/06 ATÉ 03/07

ATIVIDADES

Atividade:Os alunos deverão copiar e responder no caderno de educação física:

1-    Quais os benefícios da prática de  Musculação?
2-    Quais os princípios de um treinamento de musculação?

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 29/06 A 03/07.
PRAZO DE ENTREGA
06/07/2020 Via Whatsapp ou classroom


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06


Atividade:Os alunos deverão copiar e responder no caderno de educação física:

Coloque entre parênteses (AF) para atividade física e (EF) para exercício físico:

(        ) Limpar a casa
(        ) Caminhada no parque
(        ) Musculação 3x na semana com acompanhamento profissional
(        ) Andar de bicicleta
(        ) Treinar Voleibol 4x na semana para disputar um campeonato
(        ) Jogar Voleibol
(        ) Fazer alongamentos 3x na semana para melhorar a flexibilidade

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 22/06 A 26/06
OS ALUNOS DEVERÃO ENCAMINHAR AS ATIVIDADES NO WHATSAPP PARTICULAR 014997007715
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 15/06 ATÉ 19/06

ATIVIDADES

Atividade:Os alunos deverão realizar uma pesquisa e responder as seguintes questões no caderno de educação física:

1-    Qual o conceito de atividade física? Cite 2 exemplos
2-    Qual o conceito de exercício físico? Cite 2 exemplos
3-    Quais as diferenças entre atividade física e exercício físico?

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 15/06 A 19/06
OS ALUNOS DEVERÃO ENCAMINHAR AS ATIVIDADES NO WHATSAPP PARTICULAR 014997007715
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/06 ATÉ 12/06
ATIVIDADES

Atividade:Os alunos deverão realizar uma pesquisa e responder as seguintes questões no caderno de educação física:

1- Escreva em 7 linhas um pouco da história da modalidade tênis:
2- Cite os maiores atletas brasileiros da modalidade:
3- Cite os principais movimentos do tênis:
4- Como é a dinâmica de uma partida de tênis?

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 08/06 A 12/06
OS ALUNOS DEVERÃO ENCAMINHAR AS ATIVIDADES NO WHATSAPP PARTICULAR 014997007715
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 26/05 ATÉ 29/05

ATIVIDADES

Atividade:TERMINAR AS ATIVIDADES PENDENTES E ENVIAR

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 26/05 A 29/05
OS ALUNOS DEVERÃO ENCAMINHAR AS ATIVIDADES NO WHATSAPP PARTICULAR 014997007715
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 18/05 ATÉ 22/05


ATIVIDADES

Atividade:

Os alunos deverão realizar uma pesquisa sobre as capacidades físicas e responder as seguintes questões no caderno de educação física:

1- Explique a capacidade física Velocidade: Dê exemplos de atividades físicas que usamos essa capacidade física:
2- Explique a capacidade física Agilidade: Dê exemplos de atividades físicas que usamos essa capacidade física:
3- Explique a capacidade física Força: Dê exemplos de atividades físicas que usamos essa capacidade física:


Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 18/05/2020 a 22/05/2020


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 11/05 ATÉ 15/05



ATIVIDADES
O aluno deverá pesquisar e realizar um trabalho sobre quais os impactos e a influência causada pela mídia na ginástica.  

Enviar para o e-mail: profraquel.educacaofisica@gmail.com

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 04/05 ATÉ 08/05


ATIVIDADES
O aluno deverá pesquisar e realizar um trabalho sobre identificar e conceituar capacidade físicas, e depois correlacionar cada capacidade física ao exercícios físico.(exemplo: flexibilidade-alongamento etc)

Enviar para o e-mail: profraquel.educacaofisica@gmail.com


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/04 ATÉ 01/05

O aluno devera pesquisar e realizar um trabalho sobre os diferentes tipos de ginásticas oferecidas nas academias e o sentido diversificado das mesmas praticas para o indivíduo.(ex: condicionamento físico, reabilitação física, treinamento físico etc)



ATIVIDADE

Completar o caderno do aluno referente ao primeiro bimestre na disciplina de educação física.

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