ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12
ATIVIDADES ORIENTAÇÕES
BÁSICAS: 2- Deverá copiar
as questões. 3- Deverá
responder as questões com base na leitura do texto 4- Deverá
encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM. 5- Em caso de
dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a
sexta. 2A – 28 RYAN
PABLO 11
GUSTAVO BATISTA 2B- 15 JULIANO 25
SUZANE 2C- 11 JONATHAM 2D- 10 FABRIZIO 11
FLAVIO 22
MATHEUS E TODOS QUE
QUISEREM MELHORAR AS NOTAS LER O TEXTO
ABAIXO, COPIAR AS QUESTÕES E RESPONDER. RECUPERAÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA MODALIDADES ESPORTIVAS INDIVIDUAIS: O que são
esportes individuais? Os esportes
individuais são práticas em que o/a atleta não conta com a colaboração de
companheiros/as para o bom desempenho durante a partida ou as provas da
modalidade esportiva. Desse modo, o resultado e/ou o desempenho obtido na
modalidade depende das habilidades técnicas, táticas e estratégicas, bem como
do preparo físico do/da atleta para as atividades envolvidas. Além disso, é
importante considerar que esses esportes podem ser classificadas como
esportes individuais com e sem interação. A
primeira categoria se refere aos esportes de marca, esporte
técnico-combinatórios e esportes de precisão. Por outro lado, a segunda
categoria alude a esportes de combate, esportes de taco e campo, esportes com
rede divisória ou parede de rebote e esportes de invasão. É válido destacar
também que, embora alguns esportes apresentem dinâmica em grupo, a exemplo do
beisebol e da capoeira, eles ainda se caracterizam pelo enfrentamento
individual do adversário, consistindo, portanto, em uma prática de caráter
individual. Desse modo, tendo em vista os elementos apontados acima, é
possível destacar, como principais características dos esportes individuais,
comuns a todas as categorias: ·
Individualidade tática; ·
Habilidade motora/técnica; ·
Aptidão física; ·
Atitude. Essas são as
principais características que se sobressaem em esportes individuais, em
termos gerais, estendendo-se a todas as categorias envolvidas. Algumas
modalidades esportivas individuais: QUESTÕES: DATA DE ENTREGA
18/12/2020 PELO WHATSAPP OU CLASSROOM |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12
ATIVIDADES ORIENTAÇÕES BÁSICAS: 2- Deverá
copiar as questões. 3- Deverá
responder as questões com base na leitura do texto 4- Deverá
encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM. 5- Em caso
de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de
segunda a sexta. RECUPERAÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA MODALIDADES ESPORTIVAS INDIVIDUAIS: O que são esportes
individuais? Os esportes individuais são práticas
em que o/a atleta não conta com a colaboração de companheiros/as para o bom
desempenho durante a partida ou as provas da modalidade esportiva. Desse
modo, o resultado e/ou o desempenho obtido na modalidade depende das habilidades
técnicas, táticas e estratégicas, bem como do preparo físico do/da atleta
para as atividades envolvidas. Além disso, é importante considerar
que esses esportes podem ser classificadas como esportes individuais com e sem interação.
A primeira categoria se refere aos esportes de marca, esporte
técnico-combinatórios e esportes de precisão. Por outro lado, a segunda
categoria alude a esportes de combate, esportes de taco e campo, esportes com
rede divisória ou parede de rebote e esportes de invasão. É válido destacar também que, embora
alguns esportes apresentem dinâmica em grupo, a exemplo do beisebol e da
capoeira, eles ainda se caracterizam pelo enfrentamento individual do
adversário, consistindo, portanto, em uma prática de caráter individual.
Desse modo, tendo em vista os elementos apontados acima, é possível destacar,
como principais características dos esportes individuais, comuns a todas as
categorias: ·
Individualidade
tática; ·
Habilidade
motora/técnica; ·
Aptidão
física; ·
Atitude. Essas são as principais
características que se sobressaem em esportes individuais, em termos gerais,
estendendo-se a todas as categorias envolvidas.
Algumas
modalidades esportivas individuais:
QUESTÕES: DATA DE ENTREGA 14/12/2020 PELO WHATSAPP OU
CLASSROOM |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12
ATIVIDADES ORIENTAÇÕES BÁSICAS: 2- Deverá copiar as questões. 3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto 4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM. 5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.
O SAMBA DE RODA: O samba de roda é um ramo rítmico do samba, sua forma primordial. Ele provém da Bahia, e possivelmente foi criado no século XIX. É reconhecido justamente pela disposição dos sambistas em círculo; eles movem seu corpo de tal maneira, que todos os praticantes de capoeira aí posicionados acabam irresistivelmente aderindo à sonoridade deste ritmo.
Acompanhado por atabaques, ganzá, reco-reco, viola e violão, o solista entoa cantigas, seguido em coro pelo grupo a dançar. Ligado ao culto de orixás e caboclos, à capoeira e às comidas à base de dendê, o samba de roda mantém as características da cultura dos negros africanos escravizados. A influência portuguesa, além da língua falada e cantada, fica por conta da introdução da viola e do pandeiro.
Tradição milenar no Recôncavo Baiano, a manifestação concorre, inclusive, ao título de Obra-Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade.
Presente no trabalho de renomados compositores baianos - Dorival Caymmi, João Gilberto, Caetano Veloso -, esse misto de música, dança, poesia e festa se revelam de duas formas características: o samba chula e o samba corrido. A chula, uma forma de poesia, é declamada pelo solista, enquanto o grupo escuta atento, só se rendendo aos encantos da dança após o término do pronunciamento, quando um participante por vez adentra o meio da roda ao som da batucada regida por palmas. Já no corrido, o samba toma conta da roda ao mesmo tempo em que dois solistas e o coral se alternam no canto. Também conhecida como Umbigada – porque cada participante, ao sair da roda, convida um novo para a dança dando-lhe uma “umbigada” -, a manifestação típica do Recôncavo tem destaque nas cidades de Cipó, Candeias e Cachoeira durante os festejos juninos e da Boa Morte. Em São Félix, Muritiba, Conceição do Almeida e Santo Amaro, o samba de roda é destaque na festa de Nossa Senhora da Purificação. São Francisco do Conde, Feira de Santana, Itacaré e, novamente, Conceição do Almeida celebram o samba de raiz na festa de Dois de Julho.
QUESTÕES:
Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 30/11/2020 A 04/12/2020.
DATA DE ENTREGA 07/12/2020
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS: http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=476 VIDEO PARA MELHOR ENTENDIMENTO:
|
ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11
PREZADO ALUNO,
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11
ATIVIDADES
2- Deverá copiar as questões. 3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto 4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM. 5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.
ESPORTE DE PRECISÃO: GOLFE Em meados do século XV, segundos alguns historiadores, o Golfe derivou-se de um esporte chamado Kolven. Praticado pelos holandeses, chegou inclusive as ilhas Britânicas. Entretanto, seu início de fato aconteceu na Escócia, em uma cidade chamada Saint Andrews, em 1754. A princípio, o esporte não garantiu muitos adeptos, pois alegavam prejudicar o treinamento do tiro com arco. Não demorou muito para que novos praticantes surgissem, ajudando a compor regras e competições, na metade do século XVIII. Apenas no final do século seguinte, campeonatos femininos eram organizados na Inglaterra, regulamentados pela sua própria associação, fundada na mesma época.
Os britânicos construíram também o primeiro campo de Golfe, no ano de 1864. Após três décadas fundou-se a Associação Norte-Americana de Golfe. Visto que o esporte já havia propagado pelo mundo, através de jogos dos oficiais escocês nas forças armadas britânicas. O número de praticantes aumentou, chegando a 60 milhões de golfistas entre homens e mulheres. Além de 30 mil campos de golfes em âmbito mundial. Anteriormente à Olimpíada do Rio 2016, a modalidade participou apenas de duas edições, em Paris 1900 e St. Louis 1904. No primeiro evento a competição foi dividida em categoria feminina e masculina, diferente do outro que excluiu as mulheres para acrescentar um embate por equipes. A volta do esporte nos Jogos Olímpicos foi aprovada na cidade de Copenhague, em 2009 pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Os campeonatos antigamente separavam os profissionais e os amadores. Mais tarde, esses jogadores puderam participar em um mesmo torneio, os Opens. E apenas os melhores atletas disputam a Major Championships. O objetivo do jogo é acertar a bola nos buracos, através de tacadas, a partir da área chamada Tee. Em sua maioria, os campeonatos dividem-se em duas classes: · Stroke Play: Os golfistas devem acertar com menos tacadas possíveis os 18 buracos por dia dos 4 de competição. · Match Play: Um embate onde quem acertar mais buracos ganha e não necessariamente é preciso passar por todos. O playoff acontece quando a disputa termina em empate, no qual será decidido o ganhador em 3 buracos. O Golfe é composto também por seis tipos diferentes de tacos, onde cada qual dispõe de sua função específica: · Driver: São maiores no comprimento e possuem a finalidade de alcançar longas distâncias em um golpe. Geralmente utilizados na primeira tacada. · Madeira / Wood: Leva esse nome pois antigamente os tacos eram feitos de madeira. Sua principal função é impulsionar a bola durante o Fairway, área denominada no meio do percurso. Podendo chegar até o local próximo ao buraco, conhecido como Green. · Ferros / Irons: A cabeça de cada taco é numerada de 1 a 9 conforme o ângulo, de forma decrescente numerados do menor ao maior. Usados normalmente na fase de aprendizagem. · Wedges / Cunhas: Beneficia-se pelo fato de após o golpe, a bola não muda seu trajeto mesmo voando para cima. Em situações onde há bancos de areia, os wedges são primordiais. · Híbridos: A região onde bate na bola é menor, resultando em uma maior velocidade da jogada. · Putters: Proporciona uma exatidão no movimento por ser de menor tamanho. Em sua maioria são empregados no setor Green.
1- De acordo com o texto faça um breve resumo de 6 linhas sobre a história do GOLFE? 2- Qual é o objetivo do GOLFE? 3- Quais são os 6 diferentes tipos de tacos utilizados no golfe? Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 09/11/2020 a 13/11/2020
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: VÍDEOS PARA MELHOR ENTENDIMENTO: |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11
ATIVIDADES
2- Deverá copiar as questões. 3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto 4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM. 5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.
ESPORTE DE PRECISÃO (BOCHA) A bocha é um esporte com origem no império Romano. Com a expansão do Império, foi sendo difundida entre os demais povos europeus e se tornou popular, bem como tradicional, em países como a Itália, a França, a Espanha, a Inglaterra e Portugal. Pode ser jogado tanto por homens quanto mulheres, em quadras abertas ou fechadas. É um esporte de extremamente popularidade entre os idosos, apesar de ter certa adesão do público jovem. O objeto usado para a prática desse esporte recebe o nome do jogo, bocha. Trata-se de uma bola pequena de madeira ou resina sintética. A bocha é o jogo principal de eventos esportivos de âmbito internacional, tais como o Campeonato Mundial de Bocha. Há uma instituição de nível global responsável pela promoção e da fiscalização de evento, a Confederação Mundial de Bocha. Na América Latina, por sua vez, há uma organização de menor escala com mesmas funções, a Confederação Sul-Americana de Bocha. O objetivo principal do jogo O objetivo da bocha consiste na marcação de pontos, através do lançamento das bolas, a fim de que elas se aproximem de um ponto, determinado aleatoriamente pelo lançamento de um objeto, o bolim. As regras da bocha · Pode ser jogado entre duas pessoas ou duas equipes. · Cada jogador ou equipe tem direito a 4 bochas por partida. · O início da partida se dá com o arremesso de uma bola pequena denominada bolim. O lugar em que o bolim para passa a ser o ponto daquela partida do qual as bochas devem ser aproximadas. · Em seguida, os jogadores começam o lançamento das próprias bochas. · É permitido aos jogadores eliminarem uns aos outros, através do distanciamento das bochas adversárias ao chocá-las com as próprias bochas. · O lançamento das bolas deve ser feito pelo ar. Os jogadores não podem deslizá-las enquanto rolam. · O jogador ou equipe vencedora é aquele que conseguir aproximar mais bochas do ponto estabelecido e, consequentemente, conseguir conquistar mais pontos.
QUESTÕES: 1- Escreva em 5 linhas um pouco da história da bocha? 2- Qual o objetivo principal do jogo? 3- Quais são as regras da bocha? 4- Quais são as classificações da bocha para pessoas com deficiência descritas no vídeo abaixo? Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 03/11/2020 a 06/11/2020
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
VÍDEOS PARA MELHOR ENTENDIMENTO: |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10
ATIVIDADES
2- Deverá copiar as questões. 3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto 4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM. 5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.
ESPORTE DE PRECISÃO: TIRO COM ARCO: A modalidade esportiva de Tiro com Arco surgiu no século XVI e XVII. O primeiro indício de um torneio deste esporte se deu em 1673, em Yorkshire. Em 1900 o Tiro com Arco foi inserido nos Jogos Olímpicos, mas até 1972 o esporte não teve a devida notoriedade. Neste mesmo ano a Federação Internacional de Tiro com Arco (FITA) exigiu a adoção de regras na modalidade, o que favoreceu a divulgação e fortaleceu o esporte. Na antiguidade o Tiro com Arco era utilizado como ferramenta de caça. Com o advento das armas de fogo, a atividade deixou de ser tão popular. Foto: Dinoman / Shutterstock.com Os equipamentos utilizados para a prática de Tiro com Arco, podem ser: Arco Recurvo e Arco Composto e Flecha e Alvo. Arco Recurvo é permitido nos Jogos Olímpicos, composto por punho, corda e lâminas, além de estabilizador e mira. O funcionamento deste tipo de arco é simples, as lâminas acumulam energia para utilizar como força propulsora no momento de atirar a flecha. O Arco Composto somente foi desenvolvido no ano de 1970, com o objetivo de ser mais veloz e leve, sem a necessidade de muito esforço. Com este, o arqueiro não precisa produzir muita tensão no arco. Os dois modelos são feitos com materiais como madeira, composto de carbono e fabricadas a mão. A parte da corda é fabricada de um material denominado kevlar, de alta resistência. A mesma deve ser esticada com os três dedos do cetro, até o queixo, sem muita força, para que a mesma desenvolva a força sob a flecha. A Flecha é uma haste rígida com ponta fina e material perfurante. Na outra extremidade possui um material estabilizador, também chamado de penas. As penas são alocadas em forma de U, conhecidas como nock, o qual prende a flecha na corda. Podem ser produzidas em madeira, fibra de carbono ou alumínio, com pontas de aço e nock de material plástico, as penas geralmente são naturais (Ganso) ou sintéticas. O Alvo é desenvolvido de materiais sintéticos (Tyvek) ou papel. O formato é redondo composto por um grande diagrama com círculos na graduação de 10 a 6 (partindo do centro), nas cores amarelo (indicando 10 e 9 pontos), vermelho (indicando 8 e 7 pontos) e azul (indicando 6 pontos). Na modalidade do torneio outdoor, o alvo é composto por anéis de 5 a 1, na cor azul (5 pontos), preto (4 e 3 pontos) e branco ( 2 e 1 pontos). O Arqueiro que acertar a flecha no centro, especificamente no número 10, com a indicação do sinal de + é o vencedor. As distâncias do Alvo são de acordo com cada competição. Em competições internacionais, os atletas devem atirar de distâncias a partir de 90, 70, 50 e 30 metros (Homens) e 70, 60, 50 e 30 metros (Mulheres). Desde os jogos de 1984, o Tiro com Arco é uma modalidade tradicional da Coréia do Sul, neste ano conquistou 16 medalhas de ouro. QUESTÕES: 1- Escreva em 5 linhas um pouco da história do tiro com arco? 2- Quais equipamentos utilizados para sua prática? 3- Como é o alvo e sua pontuação? Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 26/10/2020 a 30/10/2020
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
VÍDEOS PARA MELHOR ENTENDIMENTO: |
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10
ATIVIDADES
2- Deverá copiar as questões. 3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto 4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM. 5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta. ESPORTE DE PRECISÃO: BOLICHE: O boliche é um esporte praticado com uma bola pesada e tem como objetivo lançando a bola por uma pista, derrubar 10 pinos do lado oposto da pista dispostos em formação triangular. Uma partida tem geralmente 10 jogadas com 2 lances cada. Quando um jogador faz strike (derrubar todos os 10 pinos em 1 lance) por 10 vezes consecutivas, têm direito á mais 2 lances, sendo assim o máximo possível de 300 pontos, que é obtido com os 12 strike.
A história do boliche é indefinida, sendo que há várias possibilidades. Uma delas é que um arqueólogo teria encontrado, na tumba de uma criança egípcia, um jogo similar ao boliche, que tinha pinos e bolas primitivas. Também foi encontrada por um grupo de arqueólogos, em 2007 uma tumba nunca vista igual. Nessa tumba havia uma espécie de salão de jogos semelhante ao do boliche. O achado foi identificado como da dinastia de Ptolomeu, que durou de 332 a.C. à 30 d.C. No séc. XII surgiu o boliche na grama, porém o esporte ficou tão popular que a prática foi proibida pelo rei Eduardo que temeu que o arco fosse menos praticado e assim enfraquece as defesas do reino. No séc. XIX nos Estados Unidos, o boliche se modificou. Nessa época foi acrescentado um pino no boliche, ficando assim com os 10 pinos que são usados atualmente. Na Europa, em alguns locais, ainda se usa 9 pinos nas partidas de boliche. Em 1926 países como a Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Holanda, Noruega e EUA formaram a Associação Internacional de Boliche, e estabeleceram como regra as seguintes medidas: Pista: tem o comprimento de 18m e largura de 3m. Bola: tem de ser de material não metálico e circunferência de 68cm ou mais. Pino: feito de material resistente e coberto de plástico. O peso deve variar entre 1531g à 1645g. Alguns jogadores de boliche podem dizer que jogam “por instinto”, porém, normalmente os jogadores utilizam algum sistema, como: Pin Bowler ou Head Pin Bowler – eficiente para aqueles que jogam a bola reta, não reativa, e que usam bolas de velocidade. Miram os pinos em algum momento do saque. Spot Bowling – nunca olha para os pinos. Mira em algum ponto da pista e tem como objetivo passar a bola por cima desse ponto. Line Bowling – olha para os pinos e visualiza um ponto da pista por onde a bola deve passar. É a união dos sistemas anteriores. O boliche é um esporte de estratégia e técnica. Para se tornar um profissional, são necessários treino e experiência. 1- De acordo com o texto explique o que é o boliche? 2- Como é uma partida de boliche? 3- Como é a pista, a bola e os pinos utilizados nesse esporte? Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 19/10/2020 a 23/10/2020
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
VÍDEOS PARA MELHOR ENTENDIMENTO: https://www.youtube.com/watch?v=A5VS41TctAM https://www.youtube.com/watch?v=sEXiAdE7qvc
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ATIVIDADES DA SEMANA 13/10 ATÉ 16/10
ATIVIDADES
ORIENTAÇÕES
BÁSICAS: 2- Deverá copiar as questões. 3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto 4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715
ou CLASSROOM. 5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00
ás 18h00 de segunda a sexta.
Olá alunos, estamos iniciando essa
semana as atividades do 4º e último bimestre, não deixem acumular as
atividades, façam semanalmente:
GINÁSTICA HOLÍSTICA: Você
já ouviu falar sobre a ginástica holística? No Brasil, esse método, que
trabalha a educação
postural e a consciência corporal, são aplicados exclusivamente
pelo Instituto Patrícia Lacombe e pode agregar incontáveis benefícios para a
vida. O que é ginástica
holística?
A
ginástica holística é um método criado pela médica e fisioterapeuta alemã
Dra. Lily Ehrenfried, no século XX. Aplicando técnicas que permitem orientar,
prevenir e tratar diferentes patologias, além de melhorar a postura e o
rendimento do corpo, a ginástica holística é aplicada no Brasil pelo
Instituto Patrícia Lacombe. No
método, nenhum aparelho é utilizado — o corpo é a ferramenta principal, com a
qual são feitos mais de 800 movimentos. Assim, é possível produzir benefícios
que abrangem desde a respiração, maior equilíbrio e até o alívio da dor. Quais são os
principais benefícios?
Na
sequência, você confere quais são os 3 principais benefícios
da ginástica holística elencados pelos profissionais
do Instituto Patrícia Lacombe. 1. Alívio de dores no corpo
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10
ORIENTAÇÕES
BÁSICAS: 2- Deverá copiar as questões. 3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto 4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715
ou CLASSROOM. 5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00
ás 18h00 de segunda a sexta.
YOGA: O Yoga é uma prática que tem como objetivo trabalhar o corpo e
a mente de forma interligada, com exercícios que auxiliam para o
controle do estresse, ansiedade, dores no corpo e na coluna, além de
melhorar o equilíbrio e promover a sensação de bem estar e a disposição,
podendo ser praticada por homens, mulheres, crianças e idosos. Para ter todos os benefícios do Yoga, são necessários pelo
menos 3 meses de prática, pois à medida que a pessoa vai praticando a
atividade, consegue ter maior consciência corporal e passa a controlar
melhor a mente para que ela influencie o corpo e, assim, todo o organismo
trabalhe de forma harmônica e equilibrada. Assim, alguns dos benefícios que o Yoga pode trazer para a
saúde, são:
1. Diminui o estresse e ansiedade
A meditação praticada no Yoga faz com que a pessoa
se concentre no presente, desocupando a mente de problemas do passado ou
futuro, o que proporciona equilíbrio emocional, sensação de paz
interior, bem estar e equilíbrio da mente para as situações do dia-a-dia. Além disto, também ajuda no tratamento da depressão, devido à
sensação de relaxamento, com aumento da autoconfiança, otimismo,
concentração, diminuição da irritabilidade e melhora das relações
interpessoais.
2. Promove condicionamento físico
Os exercícios, técnicas e posturas desta atividade podem
melhorar a resistência e fortalecimento dos músculos, de forma mais ou menos intensa,
a depender do estilo e modalidade do Yoga praticado. Isto ajuda a melhorar o desempenho do corpo para
atividades físicas e tarefas diárias, aumenta a massa magra e
deixa o corpo em forma, com maior definição e músculos
tonificados.
3. Facilita o emagrecimento
Um dos principais motivos que a prática do Yoga causa perda de
peso é devido ao controle da ansiedade e vontade de comer, diminuindo a
quantidade de calorias consumidas no dia. Os exercícios e posições realizados também auxiliam na perda
de gordura, mas isto varia de acordo com os estilo praticado, menos
nos mais tranquilos, como Iyengar ou Tantra Yoga, ou mais
nos dinâmicos, como Ashtanga ou Power Yoga, por exemplo.
4. Alivia dores corporais
Com o Yoga, a pessoa passa a ter maior consciência corporal, o
que significa que ela terá maior percepção da postura, da forma
como anda, como senta e sinais de tensão muscular. Desta forma, é
possível corrigir alterações, como contraturas, para que qualquer
alteração seja resolvida e a estrutura muscular fique relaxada, sem causar
danos à coluna e articulações do corpo. Os exercícios de postura e alongamento também ajudam a liberar
a tensão e dar flexibilidade aos músculos, aliviando dores causadas por
escoliose, hérnia de disco, fibromialgia e contraturas musculares, por
exemplo.
5. Controla a pressão e os batimentos cardíacos
O Yoga proporciona melhora do funcionamento do coração e
pulmões, pois regula o sistema nervoso e melhora a circulação sanguínea,
batimentos do coração, pressão arterial, além de equilibrar o sistema
endócrino, controlando os níveis de hormônios do estresse, como cortisol e
adrenalina. A capacidade respiratória também melhora devido aos exercícios
de expansão dos pulmões e controle da respiração. Desta forma, o Yoga melhora
o condicionamento físico, mas de forma diferente dos exercícios físicos
convencionais, como musculação ou esportes.
6. Melhora o sono
Além de causar relaxamento e tranquilidade, facilitando uma
boa noite de sono, o Yoga aumenta a produção de melatonina, hormônio que
regula o ciclo do sono, deixando-o com mais qualidade
e profundidade. Ter o corpo mais relaxado também faz com que o
descanso seja melhor à noite, proporcionando mais energia e disposição
no dia seguinte.
Benefícios na saúde dos idosos
Pessoas da terceira idade podem se beneficiar muito com
a prática desta atividade, pois fortalece os músculos, alivia de
dores pelo corpo, melhora o equilíbrio, flexibilidade e atenção. O
controle da pressão, dos batimentos cardíacos e da respiração, também são
efeitos do Yoga que podem trazer melhor qualidade de vida e bem estar
aos idosos, além de ajudar a controlar doenças como pressão alta, diabetes e
colesterol alto. É importante lembrar que os exercícios praticados nesta
atividade devem ser adaptados às condições e necessidades de cada
pessoa, para que sejam feitos de forma natural e de acordo com os
benefícios que a pessoa procura, evitando, assim, lesões, torções ou sensação
de desestímulo
QUESTÕES:
1- O que é a yoga? 3- Quais os benefícios que pessoas idosas podem ter com a prática de
yoga?
Essa atividade
corresponde a semana de trabalho de 28/09/2020 a 02/10/2020
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS: VÍDEO PARA MELHOR ENTENDIMENTO: https://www.youtube.com/watch?v=V35Bcz0aZDE VÍDEO PARA FAZER
EM CASA: |
ATIVIDADES
ORIENTAÇÕES BÁSICAS: 2- Deverá copiar as questões. 3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto 4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM. 5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.
GINÁSTICAS DE CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL E RELAXAMENTO:
O relaxamento é uma técnica que busca desfazer as tensões físicas, mentais e emocionais. Em estado normal, o organismo humano permanece isento de qualquer tipo de tensão, mas através do dia-a-dia adquirimos tensão de várias origens. Em alguns casos as tensões são originadas a partir de pensamentos e emoções omitidas e reprimidas de forma que se torna imperceptível.
As tensões, de modo geral, podem afetar as fibras musculares provocando várias alterações metabólicas e ainda doenças. Para que as tensões sejam perdidas, a técnica de relaxamento é bastante indicada, já que diminui ansiedade, aumenta o autocontrole, auxilia na percepção dos músculos tensos e ainda melhora o estado energético do organismo. Para fazer um exercício de relaxamento é importante estar em um ambiente tranqüilo e com roupas leves que não impedem a movimentação de todo o corpo. Para relaxar deite em uma superfície plana e permaneça com os olhos fechados por alguns minutos. Inicie respirações profundas inspirando e expirando até se sentir inicialmente relaxado. Com o dedo indicador busque pontos tensos em todo o corpo para que sejam trabalhados. Ao detectar os locais tensos, contraia cada região individualmente, mantenha o músculo contraído por alguns minutos e relaxe vagarosamente. Repita tal procedimento em todo local tenso, até que o corpo esteja relaxado e a respiração leve. Após todo o exercício de relaxamento, permaneça por alguns minutos deitado de olhos fechados e levante-se vagarosamente. Na saúde corporal, as técnicas de relaxamento conseguem diminuir a pressão arterial, a insônia, melhora o sistema imunitário e retarda o envelhecimento.
QUESTÕES: 1- O que são ginásticas de conscientização corporal relaxamento? 3- Quais os benefícios adquiridos com essa prática?
Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 21/09/2020 a 25/09/2020
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: VÍDEOS PARA FAZER EM CASA: |
ATIVIDADES
ORIENTAÇÕES BÁSICAS: 1- O aluno deverá ler e utilizar o texto da semana passada para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.
2- Deverá copiar as questões.
3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto
4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.
5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.
HANDEBOL:
Um esporte onde o maior espetáculo é a grande quantidade de gols em uma só partida. O Handebol é um jogo rápido com características de outros esportes como o basquete, onde joga-se com as mãos, porém ao invés de fazer cestas, os jogadores concretizam os lances em gols, aspecto semelhante ao futebol.
Os relatos de sua origem são diversos. Um dos primeiros aconteceu na Grécia Antiga no qual uma bola com aproximadamente o tamanho de uma maça era utilizada. Outro esporte parecido foi desenvolvido pelos romanos. Em seguida foram os franceses durante o século XVI. Quando chegou no ano de 1848, um jogo chamado Haaddbold surgiu pelo criador Holger Nielsen no Instituto de Ortup na Dinamarca, entretanto no mesmo período há indícios entre os tchecos, irlandeses e uruguaios. Com os elementos atuais, a modalidade foi formatada na Alemanha. Hirschmann, um alemão secretário da Federação Internacional de Futebol, escolheu o campo para a prática da modalidade, em 1912.
A modalidade foi uma adequação do Torball, feita pelo professor Berline Max Heiser, entre os anos 1915 e 1918. Começou a propagar pelos países da Áustria e Suíça com o também professor Karl Schelenz, que rebatizou o esporte de Handball em 1919. Mas ainda assim, o time era composto com 11 jogadores, tal qual no futebol. Um ano mais tarde tornou-se uma modalidade esportiva. No ano de 1925, os austríacos estreitaram a disputa entre países vencendo os alemães.
Os jogos de handebol começaram a ser praticados em ambientes fechados com os suecos, por volta de 1924. Com temperaturas muito baixas, viram-se obrigados a realizar essa modificação, além de diminuir o número de jogadores para sete em cada equipe.
Entrou para os Jogos Olímpicos de Berlim 1936, contando com a participação de seis países. Dois anos depois, ainda na Alemanha, o primeiro campeonato mundial ocorreu sendo oito jogadores na categoria campo e quatro no ginásio. Mais tarde, criaram a Federação Internacional de Handebol, que organizou os primeiros torneios mundiais de salão, em 1954 entre os homens e 1957 das mulheres. Esquecendo de vez a prática de campo a partir do mundial de 1966. A Olimpíada contou com atletas brasileiros apenas em 1992, na cidade de Barcelona.
QUESTÕES:
1- Escreva em 8 linhas um pouco da história do handebol: 2- Como e quando os jogos de handebol começaram a ser praticados? 3- Como e quando o handebol entrou para os jogos olímpicos?
Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 14/09/2020 A 18/09/2020.
VIDEO PARA MELHOR ENTENDIMENTO
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ATIVIDADES
ORIENTAÇÕES
BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.
2- Deverá copiar as questões.
3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto
4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715
ou CLASSROOM.
5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00
ás 18h00 de segunda a sexta.
ESPORTE:
FLAGBOL
Conceito
Nascido a partir de uma
variação mais suave do futebol americano, o Flagbol, tem por
objetivo avançar territorialmente em direção a zona de pontuação do campo
adversário, buscando concretizar o touchdown.(pontuação máxima) “.
Origem: Estados
Unidos da América
Cada jogador utiliza 2 fitas, em cada lado da cintura, presas
a um cinto. A equipe de defesa deve impedir o avanço da equipe adversária
removendo pelo menos uma fita do atacante em posse da bola ou interceptando
um lançamento.
O contato físico voluntário é considerado falta.
As modalidades de Flagbol
mais praticadas em diversos países são:
Em nosso país a modalidade 5×5 é a mais praticada em função de
propiciar variações de estratégias de jogo e dimensões de campo de fácil
adaptação (exemplo: quadra poliesportiva ).
História
O Flagbol começou a desenvolver-se como modalidade
esportiva no início dos anos 40, em bases militares americanas de forma
recreativa para os soldados.
Durante os anos 50, já haviam ligas recreativas em várias
regiões dos EUA, sendo que em 1960 surgiu a primeira liga nacional americana
na cidade de St. Luis.
Posteriormente o esporte consolidou-se em vários paises
através de programas, torneios e criação de ligas nacionais. No fim dos anos
90, foi fundada a Federação Internacional de Flag Football (IFFF), que
organiza como principal competição internacional, a Copa do Mundo de Flag
Football, Sua primeira edição foi realizada em 2000 na cidade de Cancun –
México.
No Brasil, os primeiros passos no ano de 1999 foram em escolas
do ensino fundamental da cidade de São Paulo coordenados pelos professores de
educação física Cláudio Telesca e Paulo Arcuri.
Com o aumento de praticantes e formação das primeiras equipes,
foram fundadas em 2000 a Associação Brasileira de Futebol Americano &
Flag (ABRAFA & FLAG) e em 2005 a Associação Paulista de Futebol
Americano.
Em 2001 o Brasil participou pela 1ª vez da Copa do Mundo de
Flagbol (World Cup – Flag Football) realizada em Cocoa Beach EUA,
obtendo a 10ª
colocação.
Principais regras
O Flagbol, tem por objetivo avançar territorialmente em
direção a zona de pontuação do campo adversário, buscando concretizar o
touchdown.(pontuação máxima) “. Cada jogador utiliza 2 fitas, em cada lado da
cintura, presas a um cinto. A equipe de defesa deve impedir o avanço da
equipe adversária removendo pelo menos uma fita do atacante em posse da bola
ou interceptando um lançamento. O contato físico voluntário é considerado
falta.
DE ACORDO COM O
TEXTO ACIMA RESPONDA AS QUESTÕES:
1- De acordo com o texto, qual o conceito e origem do FlagBol? 2- Escreva em 5 linhas um pouco sobre a história desse esporte: 3- Quais as principais regras do FlagBol? 4- O FlagBol se parece com qual esporte que você conhece?
Essa atividade
corresponde a semana de trabalho de 08/09/2020 A 11/09/2020.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRAFICAS:
https://www.portalsaofrancisco.com.br/esportes/flagbol
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 31/08 ATÉ 04/09
ATIVIDADES
ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.
2- Deverá copiar as questões.
3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto
4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.
5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.
O TCHOUKBALL:
História do Tchoukball
A história do Tchoukball começou mais ou menos no ano 1970, quando um médico suíço que tratava de desportista chamado Dr. Hermann Brandt começou a observar que a maioria das lesões que lhe apareciam de desportistas era porque os desportos tinham movimentos que faziam mal ao corpo humano e também em muitos casos havia violência entre os jogadores devido ao contato.
Foi nesse momento que ele decidiu criar o Tchoukball como uma alternativa saudável aos outros esportes, promovendo a paz e o espírito de ajuda entre os jogadores, fazendo que este esporte seja bastante lúdico e recreativo. Apesar disso, existem equipas deste esporte e até um Campeonato do Mundo, tanto masculino como feminino, onde quem costuma sempre dominar a competição são os chineses.
Quadra de Tchoukball
As medidas de uma quadra de Tchoukball podem variar bastante, sendo que as medidas mais utilizadas são de 27 metros de comprimento por 16 metros de largura.
Como dissemos, estas medidas podem ser diferentes, especialmente em diferentes variações como no Tchoukball de Praia. Este esporte pode ser jogado num pavilhão, num gramado, na praia. Em cada uma das extremidades deve ser colocado um quadro (espécie de trampolim invertido, ver na imagem abaixo), tendo este uma inclinação de 55º graus. E à frente desse quadro deve existir uma área composta por um semi-circulo com um raio de 3 metros (chamada de zona proibida) que marca o limite de onde os jogadores podem pisar, tanto no ataque como na defesa.
BolaEm competições, o tamanho e peso da bola variam entre géneros e idades dos jogadores, variando entre 54cm a 60cm de circunferência e com um peso de 325 gramas a 475 gramas.
Jogo de Tchoukball
O jogo de Tchoukball tem como objetivo marcar mais pontos que o adversário, fazendo um arremesso para o quadro e depois da bola rebater nele, cair no chão sem que seja apanhada pela equipa adversária. Cada equipa deve ter no máximo 12 jogadores, sendo que apenas 7 estão em campo a jogar. O jogo é composto por 3 partes de 15 minutos com intervalos no meio. A distribuição dos jogadores costuma ser de 2 alas direitos e 2 alas esquerdos (estes normalmente são os que tentam finalizar em cada um dos quadros), dois Pivô do quadro que ficam cada um á frente de um quadro e o Pivô Central que distribui o jogo e fica no meio da quadra. A equipa que esta a atacar tem direito a fazer 3 passes até que decida tentar finalizar e enquanto essa equipa estiver no ataque a fazer passes a outra não pode tentar interceptar ou envolver-se de alguma maneira na jogada, podendo apenas se posicionar para receber a bola que vem do quadro.
Regras Básicas do Tchoukball
Este jogo não tem muitas regras e as maiorias são simples, por isso vamos vos mostrar agora algumas das regras básicas do Tchoukball.
O jogador/equipa que esta a tentar finalizar dá ponto á equipa adversária quando:
· Ele errar o quadro no momento do arremesso;
· Ele faz a bola cair fora do terreno de jogo após a finalização;
· Ele finaliza e a bola no seu retorno do quadro de remissão, rebate sobre ele mesmo;
· Ele ao finalizar erradamente faz com que a bola caia dentro da zona proibida (área), antes ou depois do arremesso.
E é considerado falta nas seguintes situações:
· Ele desloca-se driblando com a bola no chão ou no ar;
· Ele efetua mais de 03 (três), passes com a posse bola;
· Ele joga com os membros inferiores, isto é, abaixo do nível da cintura;
· Ele faz o quarto passe em favor de sua equipe;
· Ele entra em contato com o solo fora do limites do terreno de jogo ou da zona proibida (área), de posse da bola;
· Ele deixa a bola cair no ato de um passe ou recepção;
· Ele intercepta voluntariamente ( ou não), um passe da outra equipe;
· Ele pega a bola depois da finalização de um companheiro de equipe;
· Ele obstruí o deslocamento do adversário ou a livre trajetória da bola quando esta está sobre a posse do adversário.
DE ACORDO COM O TEXTO ACIMA RESPONDA AS QUESTÕES:
1- Escreva em 5 linhas um pouco da história do Tchoukball:
2- Por que o Tchoukball é considerado o esporte da paz?
3- Como é a dinâmica de uma partida de tchoukball?
4- O tchoukball é semelhante a qual esporte que você conhece?
Essa
atividade corresponde a semana de trabalho de 31/08/2020 A 04/09/2020.
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ 21/08
ATIVIDADES
ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.
2- Deverá copiar as questões.
3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto
4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.
5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.
O TCHOUKBALL:
História do Tchoukball
A história do Tchoukball começou mais ou menos no ano 1970, quando um médico suíço que tratava de desportista chamado Dr. Hermann Brandt começou a observar que a maioria das lesões que lhe apareciam de desportistas era porque os desportos tinham movimentos que faziam mal ao corpo humano e também em muitos casos havia violência entre os jogadores devido ao contato.
Foi nesse momento que ele decidiu criar o Tchoukball como uma alternativa saudável aos outros esportes, promovendo a paz e o espírito de ajuda entre os jogadores, fazendo que este esporte seja bastante lúdico e recreativo. Apesar disso, existem equipas deste esporte e até um Campeonato do Mundo, tanto masculino como feminino, onde quem costuma sempre dominar a competição são os chineses.
Quadra de Tchoukball
As medidas de uma quadra de Tchoukball podem variar bastante, sendo que as medidas mais utilizadas são de 27 metros de comprimento por 16 metros de largura.
Como dissemos, estas medidas podem ser diferentes, especialmente em diferentes variações como no Tchoukball de Praia. Este esporte pode ser jogado num pavilhão, num gramado, na praia. Em cada uma das extremidades deve ser colocado um quadro (espécie de trampolim invertido, ver na imagem abaixo), tendo este uma inclinação de 55º graus. E à frente desse quadro deve existir uma área composta por um semi-circulo com um raio de 3 metros (chamada de zona proibida) que marca o limite de onde os jogadores podem pisar, tanto no ataque como na defesa.
BolaEm competições, o tamanho e peso da bola variam entre géneros e idades dos jogadores, variando entre 54cm a 60cm de circunferência e com um peso de 325 gramas a 475 gramas.
Jogo de Tchoukball
O jogo de Tchoukball tem como objetivo marcar mais pontos que o adversário, fazendo um arremesso para o quadro e depois da bola rebater nele, cair no chão sem que seja apanhada pela equipa adversária. Cada equipa deve ter no máximo 12 jogadores, sendo que apenas 7 estão em campo a jogar. O jogo é composto por 3 partes de 15 minutos com intervalos no meio. A distribuição dos jogadores costuma ser de 2 alas direitos e 2 alas esquerdos (estes normalmente são os que tentam finalizar em cada um dos quadros), dois Pivô do quadro que ficam cada um á frente de um quadro e o Pivô Central que distribui o jogo e fica no meio da quadra. A equipa que esta a atacar tem direito a fazer 3 passes até que decida tentar finalizar e enquanto essa equipa estiver no ataque a fazer passes a outra não pode tentar interceptar ou envolver-se de alguma maneira na jogada, podendo apenas se posicionar para receber a bola que vem do quadro.
Regras Básicas do Tchoukball
Este jogo não tem muitas regras e as maiorias são simples, por isso vamos vos mostrar agora algumas das regras básicas do Tchoukball.
O jogador/equipa que esta a tentar finalizar dá ponto á equipa adversária quando:
· Ele errar o quadro no momento do arremesso;
· Ele faz a bola cair fora do terreno de jogo após a finalização;
· Ele finaliza e a bola no seu retorno do quadro de remissão, rebate sobre ele mesmo;
· Ele ao finalizar erradamente faz com que a bola caia dentro da zona proibida (área), antes ou depois do arremesso.
E é considerado falta nas seguintes situações:
· Ele desloca-se driblando com a bola no chão ou no ar;
· Ele efetua mais de 03 (três), passes com a posse bola;
· Ele joga com os membros inferiores, isto é, abaixo do nível da cintura;
· Ele faz o quarto passe em favor de sua equipe;
· Ele entra em contato com o solo fora do limites do terreno de jogo ou da zona proibida (área), de posse da bola;
· Ele deixa a bola cair no ato de um passe ou recepção;
· Ele intercepta voluntariamente ( ou não), um passe da outra equipe;
· Ele pega a bola depois da finalização de um companheiro de equipe;
· Ele obstruí o deslocamento do adversário ou a livre trajetória da bola quando esta está sobre a posse do adversário.
DE ACORDO COM O TEXTO ACIMA RESPONDA AS QUESTÕES:
1- Escreva em 5 linhas um pouco da história do Tchoukball:
2- Por que o Tchoukball é considerado o esporte da paz?
3- Como é a dinâmica de uma partida de tchoukball?
4- O tchoukball é semelhante a qual esporte que você conhece?
Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 17/08/2020 A 21/08/2020.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ 17/08
ATIVIDADES
ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.
2- Deverá copiar as questões.
3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto
4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.
5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.
MUSCULAÇÃO NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA:
A musculação na infância e adolescência é muito mais comum do que se imagina, pois cada vez mais os jovens estão mostrando interesse pela academia e pela prática de atividades físicas que ajudem a fortalecer o organismo.
Afinal, desde criança o ser humano se imagina como um super-herói ou um líder, e isso é um reflexo do seu instinto e necessidade de ser forte e parecer forte. Conforme cresce, a criança e o adolescente podem ser fortemente influenciados por essa visão, vinculada a alguém que vai à academia.
Neste artigo, vamos explicar como deve ser a musculação na infância e adolescência para que seja uma atividade saudável, transformando o aluno em uma pessoa forte sem que vire uma obsessão.
Como é a musculação na infância e na adolescência?
O exercício para jovens e crianças é muito comum e saudável, pois auxilia no desenvolvimento do organismo e inibe o sedentarismo, a obesidade, dentre outros males da falta de exercícios.
Por isso, a musculação na infância e adolescência pode ser um grande aprendizado e apresentar muito benefícios.
Por outro lado, se não for praticada de forma consciente e cautelosa, a musculação pode se transformar em um inimigo.
Devido a isso, é essencial que alguns cuidados sejam tomados na prática da musculação na infância e adolescência, como por exemplo:
· Os treinos devem ser sempre acompanhados por um profissional;
· O treinador deve orientar com relação aos exercícios, quantas séries fazer e qual a quantidade de carga que deve ser utilizada;
· O treinador também deve impedir que o aluno exagere no treino, garantindo que ele respeite seus limites e a hora do descanso;
· A musculação deve ser sempre apresentada par ao aluno como uma atividade que visa saúde do organismo e não deve ser usada para transformação estética com obsessão;
· O treino deve ser sempre de, no máximo, uma hora, e a regularidade deve ser de até duas vezes na semana, dependendo da idade e condicionamento físico do aluno.
·
Musculação para crianças:
Quando se trata da musculação na infância e adolescência, a musculação para crianças é um pouco mais rara, mas pode ser praticada a partir dos 9 anos de idade, segundo os especialistas.
De acordo com um estudo publicado pela revista “Pediatrics”, do APP, American Academy of Pediatrics, a musculação para crianças de 9 anos ou mais é segura e até mesmo benéfica.
Não há problema algum para uma criança nessa faixa etária praticar treinos de resistência, desde que sejam supervisionados e adequados especificamente para a sua estatura, peso e ergonomia.
Além disso, o único impedimento seria o uso de equipamento, o que além de perigoso nem sempre vai se adequar ao tamanho do aluno.
Musculação para adolescentes:
Já a musculação para adolescentes segue o mesmo princípio, com a diferença de que o corpo já está um pouco mais preparado para esse tipo de atividade.
Sendo assim, os treinos podem ser levemente mais avançados, mas ainda deve-se tomar muito cuidado com as máquinas e a quantidade de carga levantada.
Quando praticada de forma correta, a musculação na infância e adolescência só traz benefícios e pode ser uma grande aliada no crescimento e desenvolvimento saudável do organismo, além de ajudar o aluno a pegar gosto pelos exercícios físicos.
Conclusão:
Portanto, podemos concluir que a musculação é benéfica em qualquer idade e o seu objetivo para jovens é, justamente, o de apoiar o seu crescimento e potencializar a sua saúde.
Sendo assim, a musculação na infância e adolescência está liberada, e pode ser praticada com muito gosto, desde que existam sempre profissionais para acompanhar o desempenho do aluno.
DE ACORDO COM O TEXTO ACIMA RESPONDA AS QUESTÕES:
1- Quais são os benefícios da musculação para crianças e adolescentes?
2- Como deve ser a prática de musculação para crianças?
3- Como deve ser a prática de musculação para adolescentes?
4- Quais os riscos de crianças e adolescentes praticarem musculação sem supervisão de um profissional capacitado?
Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 10/08/2020 A 14/08/2020.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:
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ATIVIDADES
ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.
2- Deverá copiar as questões.
3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto
4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715
ou CLASSROOM.
5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00
ás 18h00 de segunda a sexta.
OLÁ ALUNOS, TUDO BEM?
ESTAMOS COMEÇANDO O 3º BIMESTRE A PARTIR DE HOJE, NÃO DEIXEM DE
REALIZAR AS ATIVIDADES E ENVIAR.
O que é a hipertensão
arterial?
A hipertensão arterial é uma das doenças crônicas mais comuns entre a
população brasileira. Portanto, trata-se de um problema de saúde não
transmissível, que se desenvolve ao longo da vida e geralmente de maneira
silenciosa.
Apesar de ser considerada uma doença silenciosa, a pressão alta é muito
perigosa. Ela aumenta significativamente o risco de infartos, acidentes
vasculares cerebrais (AVCs) e insuficiência cardíaca. Assim, a hipertensão
arterial está relacionada às principais causas de mortalidade no Brasil, além
de outros problemas graves como insuficiência renal e aneurisma.
Como a hipertensão
arterial acontece?
Naturalmente, o sangue exerce uma força sobre as paredes dos vasos
sanguíneos por onde ele passa. Essa força é chamada de pressão arterial. Por
sua vez, as artérias também oferecem uma resistência ao fluxo sanguíneo. A pressão
sanguínea é determinada pelo “duelo” entre essas duas forças.
O nível ideal de pressão arterial é de 120 mmHg de pressão máxima e 80
mmHg de pressão mínima. Os profissionais de saúde referem-se a ele como 12/8
(doze por oito). Porém, nem todas as pessoas conseguem se manter nessa faixa
recomendada e mesmo assim vivem tranquilamente. No entanto, para não comprometer
a saúde, a pressão arterial não deve ultrapassar os 135/85 mmHg.
Em muitas pessoas, a pressão arterial ultrapassa esses valores normais
na maior parte do tempo. Assim, quando a medida é predominantemente igual ou
superior a 14/9, ou 140 x 90 mmHg, o indivíduo é diagnosticado como
hipertenso.
Quando a pressão sanguínea é muito alta, as artérias por onde o sangue
passa são agredidas. Como consequência, elas se tornam mais rígidas e
estreitas. Assim, a circulação é dificultada e o estreitamento facilita o
acúmulo de gorduras e placas que podem obstruir as veias e artérias.
Como a pressão alta
coloca a saúde em risco?
Como você pode ver na ilustração, a passagem para o sangue se torna
muito mais estreita quando a pessoa é hipertensa. Por isso, o primeiro órgão
a sofrer prejuízos é o coração. Ele precisa fazer um esforço bem maior que o
normal para distribuir o sangue por todo o organismo.
Além disso, quando os vasos sanguíneos ficam estreitos, eles acumulam
gordura com maior facilidade. Assim, a pessoa se torna mais susceptível à
formação de coágulos que podem entupir artérias. Se essa obstrução fechar
acessos que levam o sangue ao coração, por exemplo, o indivíduo sofrerá um
infarto.
Em outros casos, o coágulo se desprende das artérias e se desloca pelo
sistema circulatório. Ele pode parar em qualquer vaso do corpo, mas muitas
vezes seu destino é o cérebro. Dessa forma, ele obstruirá a circulação nesse
órgão, causando um acidente vascular cerebral (AVC), conhecido popularmente
como derrame.
Mesmo que a pessoa não chegue a ter um AVC, a hipertensão causa uma
série de danos ao cérebro. Vasinhos muito estreitos ficam obstruídos e também
ocorrem hemorragias de pequena extensão. Embora imperceptíveis, esses eventos
destroem os neurônios (células do sistema nervoso). Esse quadro, conhecido
como demência vascular, leva à perda de memória e outros prejuízos
cognitivos.
Como o coração precisa fazer um esforço cada vez maior para bombear o
sangue, ele também começa a se enfraquecer. Por isso, a hipertensão arterial é
uma das causas importantes da insuficiência cardíaca, que é a incapacidade do
coração para exercer suas contrações com a mesma força e eficiência.
Outra consequência perigosa da hipertensão arterial é o surgimento de
lesões nas artérias dos rins. Devido a essa agressão, elas perdem
progressivamente a capacidade de filtrar o sangue. Portanto, a pressão alta
também aumenta as chances de insuficiência renal. Assim, a pessoa precisará
recorrer a procedimentos como a hemodiálise ou transplante.
DE ACORDO COM O TEXTO
ACIMA RESPONDA AS QUESTÕES:
1- O que é a Hipertensão? Quando uma pessoa é diagnosticada com hipertensão?
2- Como a hipertensão acontece? Quais os valores considerados normais
da pressão arterial?
3- Quais os riscos da hipertensão se não tratada adequadamente?
Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 03/08/2020 A 07/08/2020.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRAFICAS:
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ATIVIDADES
ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- Essa semana será destinada para a elaboração das atividades
que os alunos estão devendo para os professores, pois iremos fechar as notas
dia 29/07/2020, então é imprescindível que os alunos realizem as atividades o
mais rápido possível e encaminhem para os professores, estarei recebendo
todas as atividades até dia 29/07/2020 no whatsapp 014997007715 ou via
CLASROOM.
2- Se o aluno já entregou todas as atividades, mas ficou alguma dúvida
em relação ao conteúdo, também estarei atendendo nessa semana no whatsapp
014997007715 das 9h00 as 18h00, entre em contato para esclarecermos a sua
dúvida.
3- As Notas serão digitadas conforme a quantidade de atividades
entregues, ou seja, se o aluno entregou todas as atividades no 2ºBimestre irá
com 10 de nota, se foi deixando de fazer alguma atividade a nota irá caindo
de acordo com a quantidade de atividades que não realizou.
Att
Everton Junior da Silva
Educação Física
Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 27/07/2020 a 31/07/2020 |
ATIVIDADES
ORIENTAÇÕES BÁSICAS: 1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.
2- Deverá copiar as questões.
3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto
4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715
ou CLASSROOM.
5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00
ás 18h00 de segunda a sexta.
OBESIDADE NO BRASIL
A obesidade e o excesso de peso são fruto da interação entre fatores
genéticos e ambientais (apenas num pequeníssimo número de casos se deve a
outras causas, como doenças endócrinas, síndromas genéticos, tumores,
etc...).
Os hábitos alimentares incorretos aprendem-se maioritariamente na
infância. É comum aceitar a frase “de pais gordos, filhos gordos”. A
sociedade atual impõe determinados hábitos alimentares que condicionam, em
grande parte, o excesso de peso e a obesidade.
Ocorrem muitas condicionantes que impedem o seguimento de um regime
alimentar correto, pois, em muitas ocasiões, por necessidade de trabalho,
falta de tempo, etc. As pessoas são obrigadas a comer fora de casa. A este
tipo de alimentação chama-se “padrão alimentar de cafetaria”.
O tabaco é outro dos fatores que se destaca na sociedade em relação ao
excesso de peso. A obesidade ocorre, muitas vezes, quando uma pessoa deixa de
fumar. Isto se deve ao fato do fumador possuir um metabolismo basal mais
elevado enquanto fuma do que depois de deixar de fumar. Por este motivo,
aumenta de peso quando deixa o tabaco.
Outro hábito relevante é o consumo de álcool. O álcool aporta muitas
calorias “vazias” (sem nenhum valor nutritivo), que são utilizadas pelo
organismo imediatamente. A energia fornecida pelos alimentos ingeridos, que
passa a estar em excesso, é, por isso, armazenada, favorecendo o aumento de
peso. É esta a razão da sua supressão na maioria dos planos de emagrecimento.
Tanto a obesidade como o excesso de peso são fatores que intervêm de
forma significativa na evolução e prognóstico de diversas doenças, que devem
ser tidas em conta no programa de emagrecimento. O conhecimento destas e da respectiva
medicação levará a atuar de formas diferentes.
Fatores alimentares
como causa de Excesso de Peso
Sempre que a energia proveniente da alimentação for superior àquela que
gastamos, as calorias excedentes armazenam-se no tecido adiposo sob a forma
de gordura. Podemos dizer que qualquer tipo de comida pode engordar
dependendo da quantidade ingerida. O pão, as batatas, as leguminosas secas
como o grão e o feijão, o arroz e a massa não são os "maus da
fita". São alimentos que devem entrar em quantidade suficiente na nossa
alimentação, porque são ricos em hidratos de carbono, que devem contribuir
com mais de 55% para o total energético diário.
Já os alimentos ricos em gordura, seja de adição (margarina, óleo,
azeite, natas, manteiga) ou de constituição (a que faz parte dos alimentos),
são facilmente portadores de umas "calorias extras" que rapidamente
são armazenadas no nosso organismo, aumentando a gordura corporal.
Molhos gordos, salsicharia e enchidos, queijos, doces, algumas carnes e
peixes, fritos, folhados, refeições pré-preparadas, bolachas, manteiga e
margarina para barrar e cozinhar, são exemplos de alimentos que contribuem
para aumentar muito o valor calórico de uma refeição, por menor que ela seja.
Isto acontece porque cada grama de gordura fornece 9 calorias. Por
exemplo, uma barra de chocolate com 57g contem 15g de gordura, ou seja, 135
calorias vêm da gordura! Um pedaço de chouriço com 25g fornece 11g de
gordura, o que equivale a 99 calorias.
Comparando com o total de calorias fornecido pelos hidratos de carbono
ou proteínas este valor é menos de metade, 4 calorias por grama. Assim, uma
fatia de pão (alimento constituído essencialmente por hidratos de carbono) de
50g fornece 117 calorias.
Para além do valor calórico, a gordura alimentar ingerida, para além
das nossas (pequenas) necessidades de ácidos gordos essenciais, é armazenado
de uma forma muito eficiente, ou seja, sem grande esforço por parte do
organismo.
As bebidas alcoólicas (cada grama de álcool fornece 7 calorias) também
podem contribuir para aumentar a gordura corporal. Os alimentos e bebidas
muito doces também são responsáveis por aumentar muito o valor calórico de
uma refeição, podendo estimular o apetite e, por estas razões, contribuir
para o ganho de peso, se não forem consumidos com conta, peso e medida.
O hábito de fazer refeições desorganizadas ou à pressa (ricas em
alimentos gordos e/ou doces) ou refeições muito abundantes (logo, ricas em
calorias), provoca um aumento do número e tamanho das células adiposas (as
células que reservam a gordura) podendo conduzir ao aumento de peso, quando
se repete consistentemente ao longo do tempo.
QUESTÕES:
1- Quais fatores favorecem para o aumento da obesidade no mundo e no
Brasil?
2- Quais os riscos do excesso de peso? 3- Você acredita que sua alimentação hoje é considerada saudável? Por quê?
4- Você pratica pelo menos 150 minutos semanais de exercícios físicos?
Justifique sua resposta
5- Quais mudanças de hábitos você acredita que deve mudar ou melhorar?
Essa atividade
corresponde a semana de trabalho de 20/07/2020 A 24/07/2020.
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PRAZO
DE ENTREGA
20/07/2020 Via Whatsapp 014997007715 ou classroom
ATIVIDADES
Atividade: Os alunos deverão copiar e responder no caderno de educação física:
1- O que é
Diabetes Mellitus?
2- Quais os
fatores de risco para desenvolver Diabetes Mellitus?
3- Qual exame
fazemos para saber se temos Diabates mellitus?
Essa atividade
corresponde a semana de trabalho de 13/07/2020 A 17/07/2020
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PRAZO DE
ENTREGA
13/07/2020 Via Whatsapp 014997007715 ou classroom
ATIVIDADES
Atividade: Os alunos deverão copiar e responder no caderno de educação física:
1- O que são
doenças HIPOCINÉTICAS?
2- Quais
fatores de risco para doenças HIPOCINÉTICAS?
Essa
atividade corresponde a semana de trabalho de 06/07/2020 A 10/07/2020.
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ATIVIDADES
Atividade:Os alunos deverão copiar e responder no caderno de educação física:
1- Quais os benefícios da prática de Musculação?
2- Quais os princípios de um treinamento de musculação?
Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 29/06 A 03/07.
PRAZO DE ENTREGA
06/07/2020 Via Whatsapp ou classroom
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06
Atividade:Os alunos deverão copiar e responder no caderno de educação física:
Coloque entre parênteses (AF) para atividade física e (EF) para exercício físico:
( ) Limpar a casa
( ) Caminhada no parque
( ) Musculação 3x na semana com acompanhamento profissional
( ) Andar de bicicleta
( ) Treinar Voleibol 4x na semana para disputar um campeonato
( ) Jogar Voleibol
( ) Fazer alongamentos 3x na semana para melhorar a flexibilidade
Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 22/06 A 26/06
OS ALUNOS DEVERÃO ENCAMINHAR AS ATIVIDADES NO WHATSAPP PARTICULAR 014997007715
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