ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12
Termo geral da PG O termo geral de uma PG é uma expressão que pode ser usada para encontrar um termo qualquer de uma progressão geométrica. Esse termo também é expresso por an e a expressão/fórmula utilizada para determiná-lo é: Onde: n é o índice do termo que queremos determinar, ou seja, está ligado à posição desse termo na PG; a1 é o primeiro termo da progressão geométrica e q é sua razão. Por exemplo, para determinar o décimo termo da PG (1, 2, 4, 8, 16, …), podemos fazer: an = a1·qn – 1 a10 = 1·210 – 1 Pois a1 = 1, q = 2 e n = 10. Prosseguindo nos cálculos: a10 = 1·29 a10 = 29 a10 = 512 RECUPERAÇÃO DO CONTEUDO DO 4ºBIMESTRE 14/12/2020 À 18/12/2020 ALUNO:..............................Nº..............2ª A, B, C e D PROFºWAGNER 6)Dadas as frações a segui transforme-as em decimais.
14)(Unesp) A sombra de um prédio, em um terreno plano, em uma determinada hora do dia, mede 15 m. Nesse mesmo instante, próximo ao prédio, a sombra de um poste de altura 5 m mede 3 m. A altura do prédio, em metros, é:
a)25 b)29 c)30 d)45 e)75 15) Encontre o termo geral da P.A. (2, 7, ...). 16) Qual é o décimo quinto termo da P.A. (4, 10, ...) 17)Calcule o º termo da PG (1, 5,...). 18)Qual é o 6º termo da PG (512, 256,...)? |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12
Relações Métricas no Triângulo Retângulo As relações métricas relacionam as medidas dos elementos de um triângulo retângulo (triângulo com um ângulo de 90º). Os elementos de um triângulo retângulo estão apresentados abaixo: Sendo: a: medida da hipotenusa (lado oposto ao ângulo de 90º) RELAÇÕES MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETANGULO 4ºBIM 30/11/2020 à 04/12/2020 Aluno:...............................nº........2ªsérie A, B,C e D ProfºWagner RELAÇÕES MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11
Congruência e Semelhança de Triângulos Temos que dois triângulos são congruentes:
4º LAA (lado, ângulo, ângulo): congruência do ângulo adjacente ao lado, e congruência do ângulo oposto ao lado. SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS 3ºBIM 23/11/2020 à 27/11/2020 Aluno:...............................nº........2ªsérie A, B,C e D ProfºWagner Observe os triângulos da imagem a seguir e assinale a alternativa correta. a) Os triângulos são semelhantes, pois possuem o mesmo formato. Essa é a única maneira de descobrir se duas figuras geométricas são semelhantes. b) Os triângulos não são semelhantes, pois não existe caso de semelhança para quando se conhece apenas um lado e um ângulo de dois triângulos. c) Os triângulos são semelhantes pelo caso ALA (Ângulo – Lado – Ângulo). d) Os triângulos são congruentes pelo caso ALA. e) Os triângulos são semelhantes pelo caso AA (Ângulo – Ângulo). |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11
PREZADO ALUNO,
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11
PRAZO DE ENTREGA 09/11/2020 à 13/11/2020 Para calcular a diagonal de um paralelepípedo, utilizamos a seguinte fórmula: Para se calcular a diagonal de um cubo: ATIVIDADES Diagonal de um Cubo 4ºBim 09/11/2020 á 13/11/2020 ALUNO:........................................... Nº.....2ªsérie A, B, C e D ProfºWagner 1-Calcule a diagonal de um cubo de aresta igual 4cm usando á fórmula D=aV3 |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11
Diagonal de um Quadrado 4ºBim 03/11/2020 á 06/11/2020 ALUNO:........................................... Nº.....2ªsérie A, B, C e D ProfºWagner
Diagonal: “é a linha que une dois vértices, não consecutivos de um polígono” Quadrado: “Polígono de quatro lados iguais e quatro ângulos retos. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10
ATIVIDADES RECUPERAÇÃO DO CONTEUDO DO 3ºBIMESTRE LOCALIZAÇÃO DE NÚMERO REACIONAL NA RETA 26/10/2020 À 30/10/2020 ALUNO:..............................Nº..............2ª A, B, C e D PROFºWAGNER
Atividade de teste para recuperação 26/10/2020 Um especialista, ao estudar a influência da variação da altura das marés na vida de várias espécies em certo manguezal, concluiu que a altura A das marés, dada em metros, em um espaço de tempo não muito grande, poderia ser modelada de acordo com a função: Nessa função, a variável t representa o tempo decorrido, em horas, a partir da meia-noite de certo dia. Nesse contexto, conclui-se que a função A, no intervalo [0,12], está representada pelo gráfico: 2)A partir da matriz A=(aij)2x2, cujo aij=3i+2j, e B=(bij)2x2, dado por bij=i+j, o valor de A+B é? |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09
ATIVIDADES COMBINAÇÃO 3ºBIM 21/09/2020 á 25/09/2020 Aluno:.....................................nº....... 2ºsérie A,B,C e D ProfºWagner E:01. De quantas maneiras é possível escalar um time de futebol de salão dispondo de 8 jogadores?
E:02. (IME-SP) Com 10 espécies de frutas, quantos tipos de salada, contendo 6 espécies diferentes, podem ser feitas?
E:03. Numa sala temos 5 rapazes e 6 moças. Quantos grupos de 2 rapazes e 3 moças podemos formar? E:04. Uma empresa há 6 sócios brasileiros e 4 japoneses. A diretoria será composta por 5 sócios, sendo 3 brasileiros e 2 japoneses. De quantos modos essa composição poderá ocorrer?
E:05. (UFPB) Um sorveteiro vende sorvetes de três bolas, de sabores escolhidos dentre os de coco, manga, graviola, cajá, acerola, maracujá e pitanga. Calcule o número de possibilidades de escolha de três sabores distintos que devem compor um sorvete, de modo que uma bola seja, necessariamente, de coco.
E:06. Ao planejar uma prova de Matemática contendo 5 questões, um professor dispõe de 5 questões de Álgebra e 6 de trigonometria. Calcule o número de provas diferentes que é possível elaborar, usando em cada prova 2 questões de Álgebra e 3 de trigonometria?
E:07. Quantos anagramas da palavra UNIFORMES começam por consoante e terminam com vogal?
E:08. Quantos triângulos diferentes podem ser traçados utilizando-se 14 pontos de um plano, não havendo 3 pontos alinhados? E:09. Quantas anagramas formados por 2 vogais e 3 consoantes escolhidas dentre 21 consoantes e 5 vogais?
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Análise Combinatória 3ºBIM 15/09/2020 à 21/09/2020 Permutação circular e dada pela formula P c(n-1)= (n-1)! através desta formula você consegue calcular o numero de permutações dentro de um circulo quando você exclui um espaço em branco quer dizer que ficamos com somente o total de espaços realmente que temos para permutar. - Arranjo simples é dada pela formula A= n!/(n-p)! considerando que temos n elementos e queremos permutá los de p formas devemos aplicar esta formula ou de uma forma pratica abaixar n p vezes. Arranjo com repetição, é aquele que a ordem de cada elemento n do conjunto importa e que cada um pode ser contado mais de uma vez (p), ou seja, pode haver repetição. é dada pela fórmula An,p=n elevado a p ALUNO:.........................Nº....... 2ºSérie A,B,C e D Profº Wagner -Atividade referente permutação circular aula dada 02/09/2020-cmsp
1) Cinco alunos vão sentar-se em círculo quantas maneiras diferentes eles podem fazer isso.
2) De quantas modos podem-se incrustar quatro pedras preciosas diferentes em um anel?
-Atividade referente a Arranjo sem repetição aula dada no dia 09/09/2020-cmsp
3)Com as letras A, B, C, D e E quantas maneiras podemos agrupar duas letras sem repeti-las.
4) Dados os números 1,2,3,4,5, quantos números de 3 algarismos diferentes podem ser formados?
-Atividade referente a Arranjo com repetição aula dada no dia 14/09/2020-cmsp
5)Quantos números de dois algarismos podemos formar com os números 3,5,7,8 e 9 podendo repeti-los?
6) Carla foi uma sorveteria para comprar 2 bolas de sorvete chegando lá ela tinha nove opções de tipo de sorvete quantas maneira diferentes Carla poderia escolhê-las levando-se em conta que elas podem ser do mesmo sabor?
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Análise Combinatória 3ºBIM 15/09/2020 à 21/09/2020 Permutação circular e dada pela formula P c(n-1)= (n-1)! através desta formula você consegue calcular o numero de permutações dentro de um circulo quando você exclui um espaço em branco quer dizer que ficamos com somente o total de espaços realmente que temos para permutar. - Arranjo simples é dada pela formula A= n!/(n-p)! considerando que temos n elementos e queremos permutá los de p formas devemos aplicar esta formula ou de uma forma pratica abaixar n p vezes. Arranjo com repetição, é aquele que a ordem de cada elemento n do conjunto importa e que cada um pode ser contado mais de uma vez (p), ou seja, pode haver repetição. é dada pela fórmula An,p=n elevado a p ALUNO:.........................Nº....... 2ºSérie A,B,C e D Profº Wagner -Atividade referente permutação circular aula dada 02/09/2020-cmsp
1) Cinco alunos vão sentar-se em círculo quantas maneiras diferentes eles podem fazer isso.
2) De quantas modos podem-se incrustar quatro pedras preciosas diferentes em um anel?
-Atividade referente a Arranjo sem repetição aula dada no dia 09/09/2020-cmsp
3)Com as letras A, B, C, D e E quantas maneiras podemos agrupar duas letras sem repeti-las.
4) Dados os números 1,2,3,4,5, quantos números de 3 algarismos diferentes podem ser formados?
-Atividade referente a Arranjo com repetição aula dada no dia 14/09/2020-cmsp
5)Quantos números de dois algarismos podemos formar com os números 3,5,7,8 e 9 podendo repeti-los?
6) Carla foi uma sorveteria para comprar 2 bolas de sorvete chegando lá ela tinha nove opções de tipo de sorvete quantas maneira diferentes Carla poderia escolhê-las levando-se em conta que elas podem ser do mesmo sabor?
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Análise Combinatória 3ºBIM
08/09/2020 à 14/09/2020
ALUNO:...................................................Nº.......
2ºSérie A,B,C e D Profº Wagner
E.1:
Quantos são os números de 3 algarismos distintos que podemos formar com os
dígitos 2,5,7?
E.2:
Considerando os dígitos 1,2,3,4,5,7 quantos são os números de 2 algarismos diferentes
podem ser formados?
E.3:
Dado conjunto o conjunto A={1,2,3,4,5}, quantos subconjuntos de 2 elementos
podemos formar?
E.4:De quantas são maneiras
diferentes de 7 carros serem estacionados em 7 vagas?
E.5.
Numa sala temos 5 rapazes e 6 moças. Quantos grupos de 2 rapazes e 3 moças
podemos formar?
E.6: Uma
empresa há 6 sócios brasileiros e 4 japoneses. A diretoria será composta por
5 sócios, sendo 3 brasileiros e 2 japoneses. De quantos modos essa composição
poderá ocorrer?
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 30/08 ATÉ 04/09
ATIVIDADES
Análise Combinatória 3ºBIM 31/08/2020 á 04/08/2020
ALUNO:......................................................Nº....... 2ºSérie A,B,C e D Profº Wagner
1)Uma sorveteria oferece em seu cardápio 13 sabores de sorvete e 5 tipos de cobertura. De quantas maneiras distintas pode-se preparar um sorvete composto de 1 sabor e 1 tipo de cobertura?
R:
2) Para ir de São Paulo ao Rio de Janeiro há 4 rodovias, para ir do Rio de Janeiro à Minas Gerais, 5 rodovias. De quantas maneiras diferentes pode-se ir de São Paulo a Minas, passando pelo Rio de Janeiro?
R:
3) Há 15 moças e 7 rapazes, onde 5 deles (3 moças e 2 rapazes) são irmãos e os restantes não possuem parentesco. Quantos são os casamentos possíveis?
R:
4) Quantos são os números de 2 algarismos distintos que podemos formar com os dígitos 1,2,3,4,5,6,7?
R:
5) Considerando os dígitos 1,2,3,4,5e7 quantos são os números de 3 algarismos pares distintos podem ser formados?
R:
6) Dado conjunto o conjunto A={1,2,3,4,5,6}, quantos subconjuntos de 3 elementos podemos formar?
R:
7) Calcule:
a)5!= b) 3.0!= c) 5! - 4!= d) 13!/10!=
8) Em uma competição de atletismo, 8 velocistas disputam a prova final dos 100m rasos, na qual os 3 primeiros colocados irão ao pódio. De quantas maneiras distintas o pódio poderá ser composto?
R:
9) Calcule:
10) Quantas são os anagramas de três letras diferente que podem ser formados com um alfabeto de 23 letras?
R:
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ATIVIDADES
Análise Combinatória 2 3ºBIM 17/08/2020 á
21/08/2020
ALUNO: .......................................2º
SÉRIE A, B, C e D
PROFºWAGNER
E.1:
Quantos anagramas diferentes podemos formar com as letras das palavras:
a) LIA b) ZICO c) MARIO d) DANILO
E.2:Quantos
anagramas podem ser formados com as letras das palavras:
a)
CARLA b) BANANA c) ARARAQUARA d) CAMARADA
E.3:
Num parque de diversões foram andar de roda gigante, tinha uma cadeira vaga.
Maria, Pedro, Tiago, Gabriel e André como em cada cadeira da roda gigante só
podia sentar duas pessoas de quantas maneiras diferentes ele puderam escolher
a dupla que foi no brinquedo?
E.4
Quantas são os anagramas de duas letras diferente que podemos formar com um
alfabeto de 26 letras?
E.5
De quantas maneiras podemos selecionar 2 consoantes e 1 vogal de um alfabeto
formado por 23 consoante e 5 vogais?
E.6: Quantos são os
números de 4 algarismos distintos que podemos formar com os dígitos 5,6,7,8?
E.7: Considerando
os dígitos 1,2,3,4,5,6,7 quantos são os números de 3 algarismos diferentes
podem ser formados?
E.8:
Dado conjunto o conjunto A={1,2,3,4,5}, quantos subconjuntos de 3 elementos
podemos formar?
E.9: O conjunto
A={a, b, c e d}, possui quantos subconjuntos?
E.11 De
quantas são maneiras diferentes de 7 carros serem estacionados em 7 vagas?
E:12. De quantas maneiras é possível escalar um time de
futebol de BASQUETE dispondo de 8 jogadores?
E:13. (IME-SP) Com 8 espécies de frutas, quantos tipos
de salada, contendo 4 espécies diferentes, podem ser feitas?
E:14. Numa sala temos 8 rapazes e 5 moças. Quantos
grupos de 3 rapazes e 2 moças podemos formar?
E:15. Uma empresa há 8 sócios brasileiros e 5
japoneses. A diretoria será composta por 6 sócios, sendo 4 brasileiros e 2
japoneses. De quantos modos essa composição poderá ocorrer?
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A AAP DE MATEMÁTICA ESTÁ A DISPOSIÇÃO DOS ALUNOS PARA SEREM RETIRADAS NA ESCOLA DAS 10H AS 16H . CASO O ALUNO QUEIRA FAZER DE FORMA ONLINE O LINK ESTÁ DISPONÍVEL NO BLOG DA ESCOLA E NO CLASSROON
ATIVIDADES
ANÁLISE COMBINATÓRIA 3ºBIM 10/08/2020 à 14/08/2020
ALUNO:..................Nº......2º série A, B, C e
D PROFºWAGNER
1)Um homem vai a um restaurante disposto a comer um
só prato de carne e uma só sobremesa. O cardápio oferece oito pratos de carne
e cinco pratos diferentes de sobremesa. De quantas formas pode o homem fazer
sua refeição.
2) Uma moça possui 5 blusas e 6 saias. De
quantas formas ela pode se vestir com uma blusa e uma saia.
3) Um homem possui 10 ternos, 6 camisas e 3
pares de sapato. De quantas formas poderá ele vestir um terno, uma camisa e
um par de sapatos?
4) Lançado
uma moeda três vezes quantas maneiras. Quantas sequência de resultados são
possíveis.
5) Quantos
são os números de 3 algarismos que podemos formar com os dígitos 5,6,7?
6) Quantos são os números de 3 algarismos distintos
que podemos formar com os dígitos 5,6,7?
7)
Em parque de diversões foram andar de roda gigante, tinha uma cadeira
vaga. Maria, Pedro, Tiago e André como em cada cadeira da roda gigante só
podia sentar duas pessoas de quantas maneiras diferentes ele puderam escolher
a dupla que foi no brinquedo?
8)
Em uma sorveteria tem 4 tipos de sorvetes limão, uva, nozes e
chocolate. Quantas são as
possibilidades de escolhermos sorvetes de duas bolas se á mesma tem
sabores diferentes, não importando a ordem que o sabor for escolhido.
9)
Em uma sala de trinta alunos do 2ºsérie A preciso escolher dois alunos
para representante de sala quantos são os casos possíveis.
10) Em um
alfabeto de 26 letras quanto são os anagramas de 3 letras podemos formar.
Sendo anagrama palavras que podem ou não fazer sentido.
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PRAZO
DE ENTREGA
27/07/2020
á 31/07/2020
ATIVIDADES
Entrega
de atividades
e-mail:
sevilhano@prof.educacao.sp.gov.br
classroom
whatsApp
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 20/07 ATÉ 24/07
ATIVIDADES
É para
realizar as atividades 20,21 e 22 que que estão no caderno dos alunos
pg.17,18 e 19 as mesmas que foram desenvolvidas, pela aula no CMSP dessa
semana quem não assistiu assista e procure desenvolver link anexo
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 06/07 ATÉ 10/07
ATIVIDADE MATEMÁTICA 2ºBIM PROFºWAGNER
NOME:...............................................................................nº..........Série 2ªA,B,C e D 07/07/2020
PRAZO DE ENTREGA
13/07/2020
Entrega:
e-mail: sevilhano@prof.educacao.sp.gov.br classroom |
PRAZO DE ENTREGA
30/06/202020 á 04/07/2020
Enviar para o e-mail: sevilhano@prof.educacao.sp.gov.br
ATIVIDADES
Atividade Matemática 2ºBIM PROFºWAGNER
ALUNO:.......................................2ªSÉRIE A,B,C e D 30/06/2020
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06