ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12
Semana de Estudos Intensivos 4º
bimestre RECUPERAÇÃO – Prof. Simeire Orientações para as atividades: -
horário da aula CM: terça-feira às 17:45 – 18:30 -
assistir
à aula: https://youtu.be/Usc90EIkfQs, https://youtu.be/uEs2BmOB8IU e https://youtu.be/XEnv6rU23j8 - período
da atividade: 07/12 à 14/12 -
entrega
das atividades: 14/12 -
como
entregar: e-mail, WhatsApp e Google ClassRoom. As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o
Google ClassRoom todas as segundas-feiras. LUZ: FONTES E
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS
Por todos os
lugares que passamos e entramos, enxergamos coisas, objetos, pessoas. Alguns
necessitam de uma “mãozinha” para enxergar por meio dos óculos, lentes ou
outros aparatos. Compramos coisas nos baseando em cores e na aparência.
Conseguimos ler o jornal que tem uma letra bem pequena e também a escrita bem
grande de um outdoor. Nos vemos no espelho. Tudo isso, graças ao estudo da
óptica na física. Neste tema vamos “iluminar” muitos conhecimentos novos e
trazer à tona conhecimentos que já temos para explicar e entender fenômenos
que envolvem luz, lentes, espelhos e visão. Para começar, vamos pensar e
responder às seguintes questões: 1)
O que emite luz? 2)
O que reflete luz? 3)
O que bloqueia a passagem de luz? 4)
O que permite a passagem da luz? 5)
Cite 3 exemplos de acordo com cada
característica definida abaixo: Produtores de luz Refletores de luz Refratores da luz Absorvedores de luz Ex:
lâmpada -
-
- - -
-
- -
-
-
- 6) (ENEM 2001 - adaptado) Gilberto Gil usa na
letra da música “Seu Olhar”, de 1984, a palavra composta anos-luz. O sentido
prático, em geral, não é obrigatoriamente o mesmo que na ciência. Na Física,
um ano luz é uma medida que relaciona a velocidade da luz e o tempo de um ano
e que, portanto, se refere a (à)
(A) tempo. (B)
aceleração. (C)
distância.
(D) velocidade.
PROBLEMAS DE VISÃO:
1.
Pesquise na internet sobre os problemas de
visão: astigmatismo e presbiopia, bem como as
lentes necessárias para as respectivas correções. Faça um resumo do que
encontrou: sintomas, lentes
e demais informações. Semana de Estudos Intensivos 4º
bimestre RECUPERAÇÃO
– Prof. Simeire 2.
Vários turistas frequentemente têm tido a
oportunidade de viajar para países que utilizam a escala Fahrenheit como
referência para medidas da temperatura. Considerando-se que quando um
termômetro graduado na escala Fahrenheit assinala 32º F, essa temperatura
corresponde ao ponto de gelo, e quando assinala 212º F, trata-se do ponto de
vapor. Em um desses países, um turista observou que um termômetro assinalava
temperatura de 74,3º F. Assinale a alternativa que apresenta a temperatura,
na escala Celsius, correspondente à temperatura observada pelo turista. a)
12,2º C. b)
18,7º C. c)
23,5º C. d)
30º C. e)
33,5º C. Calor e temperatura: 1. (ENEM) Em nosso
cotidiano, utilizamos as palavras “calor” e “temperatura” de forma diferente
de como elas são usadas no meio científico. Na linguagem corrente, calor é
identificado como “algo quente” e temperatura mede a “quantidade de calor de
um corpo”. Esses significados, no entanto, não conseguem explicar diversas
situações que podem ser verificadas na prática. Do ponto de
vista científico, que situação prática mostra a limitação dos conceitos
corriqueiros de calor e temperatura? a)
A temperatura da água pode ficar constante
durante o tempo em que estiver fervendo. b) Uma
mãe coloca a mão na água da banheira do bebê para verificar a temperatura da
água. c)
A chama de um fogão pode ser usada para
aumentar a temperatura da água em uma panela d) A
água quente que está em uma caneca é passada para outra caneca a fim de
diminuir sua temperatura. e)
Um forno pode fornecer calor para uma vasilha
de água que está em seu interior com menor temperatura do que a dele. 2. Assinale a
alternativa que define corretamente calor. a)
Trata-se de um sinônimo de temperatura em um
sistema. b) É
uma forma de energia contida no sistema. c)
É uma energia em trânsito, de um sistema a
outro, devido à diferença de temperatura entre eles. d) É
uma forma de energia superabundante nos corpos quentes. e)
É uma forma de energia em trânsito do corpo
mais frio para o corpo mais quente. 3. (Enem) Uma garrafa de vidro e uma
lata de alumínio, cada uma contendo 330 ml de refrigerante, são mantidas em
um refrigerador pelo mesmo longo período de tempo. Ao retirá-las do
refrigerador com as mãos desprotegidas, tem-se a sensação de que a lata está
mais fria que a garrafa. É correto
afirmar que: a) a
lata está realmente mais fria, pois a capacidade calorífica da garrafa é
maior que a da lata. b) a
lata está de fato menos fria que a garrafa, pois o vidro possui condutividade
menor que o alumínio. c) a
garrafa e a lata estão à mesma temperatura, possuem a mesma condutividade
térmica, e a sensação deve-se à diferença nos calores específicos. d) a
garrafa e a lata estão à mesma temperatura, e a sensação é devida ao fato de
a condutividade térmica do alumínio ser maior que a do vidro. e) a
garrafa e a lata estão à mesma temperatura, e a sensação é devida ao fato de
a condutividade térmica do vidro ser maior que a do alumínio. |
ATIVIDADES DA
SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12
Orientações para as atividades: - horário da
aula CM: terça-feira às 17:45 –
18:30 - assistir à aula: https://youtu.be/XEnv6rU23j8 - período da atividade: 30/11 à 07/12 - entrega das atividades: 07/12 - como entregar: e-mail, WhatsApp e
Google ClassRoom. As atividades serão enviadas para o Blog da
escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras. Calor e temperatura (revisão):
1. (ENEM) Em
nosso cotidiano, utilizamos as palavras “calor” e “temperatura” de forma
diferente de como elas são usadas no meio científico. Na linguagem corrente,
calor é identificado como “algo quente” e temperatura mede a “quantidade de
calor de um corpo”. Esses significados, no entanto, não conseguem explicar
diversas situações que podem ser verificadas na prática. Do ponto de
vista científico, que situação prática mostra a limitação dos conceitos
corriqueiros de calor e temperatura? a) A temperatura
da água pode ficar constante durante o tempo em que estiver fervendo. b) Uma mãe
coloca a mão na água da banheira do bebê para verificar a temperatura da
água. c) A chama de um
fogão pode ser usada para aumentar a temperatura da água em uma panela d) A água quente
que está em uma caneca é passada para outra caneca a fim de diminuir sua
temperatura. e) Um forno pode
fornecer calor para uma vasilha de água que está em seu interior com menor
temperatura do que a dele. 2. Assinale a
alternativa que define corretamente calor. a) Trata-se de
um sinônimo de temperatura em um sistema. b) É uma forma
de energia contida no sistema. c) É uma energia
em trânsito, de um sistema a outro, devido à diferença de temperatura entre
eles. d) É uma forma
de energia superabundante nos corpos quentes. e) É uma forma
de energia em trânsito do corpo mais frio para o corpo mais quente. 3. (Enem) Uma
garrafa de vidro e uma lata de alumínio, cada uma contendo 330 ml de
refrigerante, são mantidas em um refrigerador pelo mesmo longo período de
tempo. Ao retirá-las do refrigerador com as mãos desprotegidas, tem-se a
sensação de que a lata está mais fria que a garrafa. É correto
afirmar que: a) a lata está
realmente mais fria, pois a capacidade calorífica da garrafa é maior que a da
lata. b) a lata está
de fato menos fria que a garrafa, pois o vidro possui condutividade menor que
o alumínio. c) a garrafa e a
lata estão à mesma temperatura, possuem a mesma condutividade térmica, e a
sensação deve-se à diferença nos calores específicos. d) a garrafa e a
lata estão à mesma temperatura, e a sensação é devida ao fato de a
condutividade térmica do alumínio ser maior que a do vidro. e) a garrafa e a
lata estão à mesma temperatura, e a sensação é devida ao fato de a
condutividade térmica do vidro ser maior que a do alumínio. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11
Orientações para as atividades: - horário da
aula CM: terça-feira às 17:45 –
18:30 - assistir à aula: https://youtu.be/uEs2BmOB8IU - período da atividade: 23/11 à 30/11 - entrega das atividades: 30/11 - como entregar: e-mail, WhatsApp e
Google ClassRoom. As atividades serão enviadas para o Blog da
escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras.
1.
Pesquise na internet sobre os problemas de visão: astigmatismo e presbiopia, bem como as lentes necessárias para as respectivas
correções. Faça um resumo do que
encontrou: sintomas, lentes e demais informações. 2.
Vários turistas frequentemente têm tido a
oportunidade de viajar para países que utilizam a escala Fahrenheit como
referência para medidas da temperatura. Considerando-se que quando um
termômetro graduado na escala Fahrenheit assinala 32º F, essa temperatura
corresponde ao ponto de gelo, e quando assinala 212º F, trata-se do ponto de
vapor. Em um desses países, um turista observou que um termômetro assinalava
temperatura de 74,3º F. Assinale a alternativa que apresenta a temperatura,
na escala Celsius, correspondente à temperatura observada pelo turista. a)
12,2º C. b)
18,7º C. c)
23,5º C. d)
30º C. e)
33,5º C.
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ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11
PREZADO ALUNO,
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11
Orientações para as atividades: - horário da aula CM: terça-feira às 17:45 – 18:30 - assistir à aula: https://youtu.be/uEs2BmOB8IU - período da atividade: 09/11 à 16/11 - entrega das atividades: 16/11 - como entregar: e-mail, WhatsApp e Google ClassRoom. As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras.
1. Com base nas imagens formadas por lentes que você estudou até agora, explique o funcionamento de diferentes instrumentos ópticos, como luneta, microscópio, telescópio e retroprojetor. (Sugiro fazer uma pesquisa.) 2. (ENEM) Num experimento, um professor deixa duas bandejas de mesma massa, uma de plástico e outra de alumínio, sobre a mesa do laboratório. Após algumas horas, ele pede aos alunos que avaliem a temperatura das duas bandejas, usando para isso o tato. Seus alunos afirmam, categoricamente, que a bandeja de alumínio encontra-se numa temperatura mais baixa. Intrigado, ele propõe uma segunda atividade, em que coloca um cubo de gelo sobre cada uma das bandejas, que estão em equilíbrio térmico com o ambiente, e os questiona em qual delas a taxa de derretimento do gelo será maior. O aluno que responder corretamente ao questionamento do professor dirá que o derretimento ocorrerá a) Mais rapidamente na bandeja de alumínio, pois ela tem uma maior condutividade térmica que a de plástico. b) Mais rapidamente na bandeja de plástico, pois ela tem inicialmente uma temperatura mais alta que a de alumínio. c) Mais rapidamente na bandeja de plástico, pois ela tem uma maior capacidade térmica que a de alumínio. d) Mais rapidamente na bandeja de alumínio, pois ela tem um calor específico menor que a de plástico. e) Com a mesma rapidez nas duas bandejas, pois apresentarão a mesma variação de temperatura. |
ATIVIDADES DA
SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11
Orientações para as atividades: - horário da
aula CM: terça-feira às 17:45 –
18:30 - assistir à aula: https://youtu.be/uEs2BmOB8IU - período da atividade: 03/11 à 09/11 - entrega das atividades: 09/11 - como entregar: e-mail, WhatsApp e
Google ClassRoom. As atividades serão enviadas para o Blog da
escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras. Espelhos esféricos:
Os espelhos
esféricos são constituídos de uma superfície lisa e polida, com formato
esférico. Se a parte
refletora for interna à superfície, o espelho recebe o nome de espelho
côncavo; se for externa, é denominado convexo. A posição e o tamanho das
imagens formadas pelos espelhos esféricos também podem ser determinados
geometricamente (como nos espelhos planos) pelo comportamento dos raios de
luz que partem do objeto e são refletidos após incidirem sobre o espelho. Embora
sejam muitos os raios que contribuem para a formação das imagens, podemos
selecionar três raios que nos auxiliam a determinar mais simplificadamente
suas características: 1) Os raios de luz que incidem no
espelho passando pelo seu centro de curvatura (C) refletem-se sobre si
mesmos, pois possuem incidência normal (perpendicular) à superfície; 2) Quando os raios de luz incidem no
vértice (V) do espelho, são refletidos simetricamente em relação ao seu eixo
principal (î = r); 3) Nos espelhos côncavos, os raios de
luz que incidem paralelamente e próximos ao eixo principal são refletidos
passando por uma região sobre o eixo, denominada foco (F). Nos espelhos
convexos, os raios são desviados, afastando-se do eixo principal, de modo que
a posição de seu foco é obtida pelo prolongamento desses raios. No caso dos espelhos
convexos, a posição e o tamanho das imagens ficam determinados pelo cruzamento
do prolongamento dos raios refletidos, já que esses raios não se cruzam efetivamente.
As características das imagens obtidas através dos espelhos convexos são semelhantes,
pois esses espelhos formam imagens virtuais (que não podem ser projetadas), direitas
e menores em relação ao objeto, independentemente da posição do objeto. Nos espelhos
côncavos, entretanto, as imagens formadas possuem características distintas, dependendo
da posição do objeto em relação ao espelho. 1) Por
que o carro dos BOMBEIROS tem o nome escrito invertido em sua parte frontal? 2) Como
você define um espelho? 3) Se
um raio de luz incidir em um espelho plano com um ângulo de 45°, com qual
ângulo ele será refletido? 4) (ENEM)
As moléculas de água são dipolos elétricos que podem se alinhar com o campo
elétrico, da mesma forma que uma bússola se alinha com um campo magnético.
Quando o campo elétrico oscila, as moléculas de água fazem o mesmo. No forno
de micro-ondas, a frequência de oscilação do campo elétrico é igual à
frequência natural de rotação das moléculas de água. Assim, a comida é cozida
quando o movimento giratório das moléculas de água transfere a energia
térmica às moléculas circundantes. A propriedade das ondas que permite, nesse caso, um aumento da energia
de rotação das moléculas de água é a a) Reflexão. b) Refração. c) Ressonância. d) Superposição. e) Difração. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10
Orientações para as atividades: - horário da aula CM: terça-feira às 17:45 – 18:30 - assistir à aula: https://youtu.be/-9JhBNrWwaQ - período da atividade: 26/10 à 02/11 - entrega das atividades: 02/11 - como entregar: e-mail, WhatsApp e Google ClassRoom. As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras. LUZ: FONTES E CARACTERÍSTICAS FÍSICASFaça uma pesquisa sobre o funcionamento do olho humano e com essas informações, responda às questões: 1) Por que não conseguimos enxergar quando está totalmente escuro? 2) Qual é a função dos cones, bastonetes e íris do olho humano? 3) Como podemos relacionar o princípio de formação de imagem do olho humano ao princípio de funcionamento da câmara escura? 4) Extra: (ENEM 2002) Nas discussões sobre a existência de vida fora da Terra, Marte tem sido um forte candidato a hospedar vida. No entanto, há ainda uma enorme variação de critérios e considerações sobre a habitabilidade de Marte, especialmente no que diz respeito à existência ou não de água líquida. Alguns dados comparativos entre a Terra e Marte estão apresentados na tabela. Com base nesses dados, é possível afirmar que, dentre os fatores abaixo, aquele mais adverso à existência de água líquida em Marte é sua: (A) grande distância ao Sol. (B) massa pequena. (C) aceleração da gravidade pequena. (D) temperatura média muito baixa. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10
Orientações para as atividades: - horário da aula CM:
terça-feira às 17:45 – 18:30 - assistir à aula: https://youtu.be/Usc90EIkfQs - período da atividade: 19/10 à 26/10 - entrega das atividades: 26/10 - como entregar: e-mail,
WhatsApp e Google ClassRoom. As atividades serão enviadas para
o Blog da escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras. LUZ: FONTES E CARACTERÍSTICAS FÍSICAS
Por todos os lugares que passamos e entramos,
enxergamos coisas, objetos, pessoas. Alguns necessitam de uma “mãozinha” para
enxergar por meio dos óculos, lentes ou outros aparatos. Compramos coisas nos
baseando em cores e na aparência. Conseguimos ler o jornal que tem uma letra
bem pequena e também a escrita bem grande de um outdoor. Nos vemos no
espelho. Tudo isso, graças ao estudo da óptica na física. Neste tema vamos
“iluminar” muitos conhecimentos novos e trazer à tona conhecimentos que já
temos para explicar e entender fenômenos que envolvem luz, lentes, espelhos e
visão. Para começar, vamos pensar e responder às seguintes questões: 1)
O que emite luz?
2) O
que reflete luz?
3) O
que bloqueia a passagem de luz?
4) O
que permite a passagem da luz? 5) Cite
3 exemplos de acordo com cada característica definida abaixo: Produtores de luz Refletores de luz Refratores da luz Absorvedores de luz Ex: lâmpada -
-
- - -
- - - -
-
- 6) (ENEM 2001 - adaptado) Gilberto
Gil usa na letra da música “Seu Olhar”, de 1984, a palavra composta anos-luz.
O sentido prático, em geral, não é obrigatoriamente o mesmo que na ciência.
Na Física, um ano luz é uma medida que relaciona a velocidade da luz e o
tempo de um ano e que, portanto, se refere a (à) (A) tempo. (B) aceleração. (C) distância. (D) velocidade. |
ATIVIDADES DA SEMANA 13/10 ATÉ 16/10
Orientações para as atividades: - horário da aula CM:
terça-feira às 17:45 – 18:30 - assistir à aula: https://youtu.be/GkOov4YI4sM - período da atividade: 13/10 à 19/10 - entrega das atividades: 19/10 - como entregar: e-mail,
WhatsApp e Google ClassRoom. As atividades serão enviadas para
o Blog da escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras. Atividades de revisão:
1. Um homem adulto conversa com outro de modo amistoso e sem elevar o
nível sonoro de sua voz. Enquanto isso, duas crianças brincam emitindo gritos
eufóricos, pois a brincadeira é um jogo interessante para elas. O que
distingue os sons emitidos pelo homem dos emitidos pelas crianças a) é o timbre, apenas. b) é a altura, apenas. c) são a intensidade e o timbre, apenas. d) são a altura e a intensidade, apenas. e) são a altura, a intensidade e o timbre. 2. A cuíca é um instrumento musical, semelhante a um tambor, com uma
haste de madeira presa no centro de uma membrana de couro, pelo lado interno.
Friccionando a haste com um pedaço de tecido molhado e pressionando a parte
externa da cuíca com o dedo, produz-se uma onda sonora de ronco
característico. Quando essa onda sonora propaga-se, a) sua velocidade diminui. b) sua amplitude aumenta. c) há transporte de matéria. d) aumenta a sua frequência. e) há propagação de energia.
|
ATIVIDADES
DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10 pv8b
Orientações para as atividades: - horário da aula CM:
terça-feira às 17:45 – 18:30 - assistir à aula: https://youtu.be/GkOov4YI4sM - período da atividade: 21/09 à 28/09 - entrega das atividades: 28/09 - como entregar: e-mail,
WhatsApp e Google ClassRoom. As atividades serão enviadas para
o Blog da escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras. 1. Pesquise
os principais problemas causados pela poluição
sonora e como a população, as ONGs e os cientistas podem contribuir para
a diminuição destes problemas. Faça um resumo de suas pesquisas de no mínimo
15 linhas. 2. Exercício complementar:
A eficiência das lâmpadas
pode ser comparada utilizando a razão, considerada linear, entre a quantidade
de luz produzida e o consumo. A quantidade de luz é medida pelo fluxo
luminoso, cuja unidade é o lúmen (lm). O consumo está relacionado à potência
elétrica da lâmpada que é medida em watt (W). Por exemplo, uma lâmpada
incandescente de 40W emite cerca de 600 lm, enquanto uma lâmpada fluorescente
de 40 W emite cerca de 3000 lm. Disponível
em http://tecnologia.terra.com..br.Acesso
em: 29 fev. de 2012 (adaptado).
A eficiência de uma lâmpada incandescente de 40 W é a. Maior
que a de uma lâmpada fluorescente de 8 W, que produz menor quantidade de luz. b. Maior
que a de uma lâmpada fluorescente de 40 W, que produz menor quantidade de
luz. c. Menor
que a de uma lâmpada fluorescente de 8 W, que produz a mesma quantidade de
luz. d. Menor
que a de uma lâmpada fluorescente de 40 W, pois consome maior quantidade de
energia. e. Igual
a de uma lâmpada fluorescente de 4
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09
Orientações para as atividades: - horário da aula CM: terça-feira às 17:45 – 18:30 - assistir à aula: https://youtu.be/GkOov4YI4sM - período da atividade: 21/09 à 28/09 - entrega das atividades: 28/09 - como entregar: e-mail, WhatsApp e Google ClassRoom. As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras. Atividades:Com certeza você consegue diferenciar o som emitido por uma gaita daquele emitido por um piano. Uma nota musical tem frequência bem específica, independentemente do instrumento que a emite. Desta forma, por que conseguimos distinguir o som do saxofone do som da guitarra? R: 1) Se um violonista deseja produzir notas mais agudas, porém sem mudar a tensão em uma corda, o que ele deve fazer para variar? 2) O que um violão, um xilofone, uma gaita e um atabaque têm em comum em relação à produção de som? 3) Defina timbre e ressonância sonora. 4) Por que os cães se sentem com medo e ficam acuados ao ouvir fogos de artifício? 5) Uma onda tem frequência de 15Hz e se propaga com velocidade de 300m/s. Qual é seu comprimento de onda? 6) Uma fonte sonora produz ondas no ar com comprimento de onda igual a 4 mm. É possível um ser humano ouvir esta fonte sonora que está sendo produzida? Se achar necessário, adote 340 m/s como a velocidade de propagação das ondas sonoras através do ar. Exercício complementar: Nossa pele possui células que reagem à incidência de luz ultravioleta e produzem uma substância chamada melanina, responsável pela pigmentação da pele. Pen sando em se bronzear, uma garota vestiu um biquíni, acendeu a luz de seu quarto e deitou-se exatamente abaixo da lâmpada incandescente. Após várias horas ela percebeu que não conseguiu resultado algum. O bronzeamento não ocorreu porque a luz emitida pela lâmpada incandescente é de: a. Baixa intensidade. b. Baixa frequência. c. Um espectro contínuo. d. Amplitude inadequada. e. Curto comprimento de onda. |
Orientações para as atividades:
- horário da aula CM: terça-feira às 17:45 – 18:30
- assistir à aula: https://youtu.be/9PkO6qf2B94
- período da atividade: 14/09 à 21/09
- entrega das atividades: 21/09
- como entregar: e-mail, WhatsApp e Google ClassRoom.
As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google Class Room todas as segundas-feiras.
Atividades:
1. Na figura temos a representação de dois gráficos de ondas sonoras representados pelos eixos pressão × tempo.
a) Qual é a diferença de ruído e música observando os gráficos?
b) O que podemos concluir sobre o formato das ondas sonoras produzidas pelos ruídos?
c) O que aconteceria com as ondas do gráfico de música caso o músico desafinasse com o instrumento?
Exercício complementar:
(UFMT/2006)
A produção industrial em geral causa impacto ambiental. Para a confecção de uma garrafa plástica, por exemplo, são necessários os processos de destilação do petróleo e de moldagem do plástico, que são poluentes. De acordo com a Primeira Lei da Termodinâmica, o processo industrial de transformação da matéria-prima pode ser entendido como um processo de alteração da energia interna dessa matéria, o que depende do calor absorvido ou emitido e do trabalho realizado ou sofrido. Pode-se aumentar a energia interna de uma certa quantidade de matéria fazendo-se com que
a. O trabalho realizado e/ou absorvido e o calor absorvido e/ou emitido sejam nulos.
b. Ceda calor quando o trabalho for nulo.
c. Ceda calor quando ela realizar trabalho.
d. Realize trabalho quando o calor absorvido e/ou emitido for nulo.
e. Absorva calor quando o trabalho for nulo.
|
Orientações para as atividades:
- horário da aula CM: terça-feira às 17:45 – 18:30
- assistir à aula: https://youtu.be/9PkO6qf2B94
- período da atividade: 08/09 à 14/09
- entrega das atividades: 14/09
- como entregar: e-mail, WhatsApp e Google Class Room.
As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google Class Room todas as segundas-feiras.
Atividades:
1) Análise da imagem 1:
a) Quais são as diferenças e semelhanças entre as duas ondas sonoras representadas?
b) Você consegue identificar a razão pela qual uma das ondas é mais aguda? Justifique.
c) Pode-se afirmar que uma das ondas representa um som de volume mais alto que o da outra?
2) Análise da imagem 2:
a) Quais são as semelhanças e as diferenças entre as duas ondas?
b) A segunda onda representa um som mais intenso que o da primeira? Explique.
3) As figuras A e B mostram imagens instantâneas das ondas emitidas por um experimento:
a) Sabendo-se que as duas ondas têm a mesma velocidade de propagação, qual delas tem maior frequência? Por quê?
b) Determine a amplitude e o comprimento de onda de cada uma delas
|
Orientações para as atividades:
- horário da aula CM: terça-feira às 17:45 – 18:30
- assistir à aula: https://youtu.be/vBimjU952r8
- período da atividade: 31/08 à 07/09
- entrega das atividades: 07/09
- como entregar: e-mail, WhatsApp e Google Class Room.
As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google Class Room todas as segundas-feiras.
1) Como podemos definir o som?
2) É possível ouvir algum som na Lua? Justifique sua resposta
3) O que representam os pontos pretos mais espaçados? E os menos espaçados?
4) Observe o gráfico abaixo do alto-falante. Qual é a grandeza que está sendo representada no eixo vertical? E no eixo horizontal?
5) Qual é a relação entre a parte da figura com os pontinhos pretos e o gráfico de pressão × posição?
6) O que significa o termo ``cumprimento de onda`` indicado no gráfico?
7) Qual é a diferença entre as propriedades do som: altura e intensidade?
|
Orientações para
as atividades:
- horário da aula CM:
terça-feira às 17:45 – 18:30
- assistir as aulas: https://youtu.be/9PkO6qf2B94
- período da atividade: 17/08 à 24/08
- entrega das atividades: 24/08
- como entregar: e-mail,
WhatsApp e Google Class Room.
As
atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google Class Room
todas as segundas-feiras.
Atividades
No dia a dia, nos deparamos com diversos sons. Hoje, por exemplo,
você deve ter ouvido diversos deles, mas você já parou para pensar como eles
são produzidos? Como os ouvimos?
Exemplos: automóveis, buzinas, passos, pássaros cantando, vozes,
entre outros
1. Separe
os sons listados acima e outros de sua escolha em agradáveis e desagradáveis e
anote em seu caderno.
2.
Agora que você já realizou a separação, quais destes
sons podemos definir como música ou ruído?
3.
Por que, para algumas pessoas, certas modalidades
musicais são consideradas barulho e para outras são consideradas música (por
exemplo, heavy metal, ópera, sertaneja etc.)? Converse com seus
familiares e amigos a respeito.
|
Orientações para as atividades:
- horário da aula CM: terça-feira às 17:45 – 18:30
- assistir as aulas: https://youtu.be/0_LTWICKv1I
- período da atividade: 10/08 à 17/08
- entrega das atividades: 17/08
- como entregar: e-mail, WhatsApp e Google Class Room.
As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google Class Room todas as segundas-feiras.
Atividades:
TEMA 6 – ENTROPIA E DEGRADAÇÃO DA ENERGIA
O conceito de entropia está diretamente ligado à ideia de degradação da energia, ou seja, da perda da capacidade de sua reutilização. Ao transformar energia de uma forma em outra, utilizando máquinas, sempre contribuímos para aumentar a energia desordenada (calor) do meio ambiente. A entropia seria uma medida dessa desordem, portanto, de acordo com a segunda Lei da Termodinâmica, a entropia sempre aumenta. A Primeira Lei da Termodinâmica é fundamentada no Princípio da Conservação de Energia que diz: "A energia não pode ser criada nem destruída, apenas transformada de uma forma em outra, ou seja, a quantidade de energia total permanece constante".
Mas, pensando nisso, surge uma questão: frequentemente a mídia discute a crise energética, o excesso no consumo de energia e a necessidade de racionalização de seu uso. Ora, se a energia se conserva, significa que ela não se perde. Partindo disso, pesquise e responda:
1. Por que se fala em crise de energia?
2. Por que se preocupar com seu consumo?
3. Por que se preocupar com as fontes de energia?
4. Será que a energia pode acabar?
Sabemos que uma parte da energia é sempre degradada em qualquer ciclo, e os fenômenos reais são, portanto, irreversíveis. Agora, com base no que estudamos até agora, responda às questões:
5. Entre os fenômenos descritos a seguir, qual é reversível e qual é irreversível? Justifique.
a) A quebra de uma garrafa vazia.
b) O envelhecimento de uma pessoa.
c) Romper uma porta, quebrando-a.
d) A queima de um pedaço de lenha.
e) A perfuração de um pneu.
f) O abrir de uma porta, normalmente.
ATIVIDADES
CÓDIGO GOOGLE CLASS ROOM 2 º D: ft6woxq
https://classroom.google.com/u/3/c/MTE0NjEwNzQ1NTM4/a/MTQyNTIwMDQ4MjE4/details |
ATIVIDADES
CÓDIGO GOOGLE CLASS ROOM 2º A: skgmqtw
CÓDIGO GOOGLE CLASS ROOM 2 º B: b4r6myc
CÓDIGO GOOGLE CLASS ROOM 2 º C: dtxe67g
CÓDIGO GOOGLE CLASS ROOM 2 º D: ft6woxq
Orientações para as atividades:
- horário da aula CM:
terça-feira às 17:45 – 18:30
- assistir as aulas:
https://youtu.be/rLHxghr5vcM
- período da
atividade: 03/08 à 10/08
- entrega das
atividades: 10/08
- como entregar:
e-mail, WhatsApp e Google Class Room.
As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o
Google Class Room todas as segundas-feiras.
Atividades:
Assista ao vídeo https://www.youtube.com/watch?v=rxTov7BDlOk
para responder às questões:
1. Como
é o funcionamento de uma máquina térmica?
2. Quais
são os tipos de maquinas térmicas?
3. Como
é o funcionamento da máquina a vapor?
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ATIVIDADES
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS
Durante o bimestre os alunos foram orientados a fazer as atividades
enviadas com ajuda das aulas do CMSP e minhas orientações. Agora, nessa
semana de estudos intensivos, os alunos terão a oportunidade de fazer ou
refazer as atividades do bimestre para contemplar as habilidades
estruturantes de cada conteúdo. Esta orientação da semana de estudos
intensivos será feita via WhatsApp, Google ClassRoom ou E-mail e também serão
encaminhados os links das aulas do CMSP, sendo assim uma revisão dos
conteúdos já trabalhados durante o bimestre.
- Conselho de classe/série dia 03/08/2020
- Digitação das notas até 30/07/2020
CÓDIGO GOOGLE CLASS ROOM 2º A: skgmqtw
CÓDIGO GOOGLE CLASS ROOM 2 º B: b4r6myc
CÓDIGO GOOGLE CLASS ROOM 2 º C: dtxe67g
CÓDIGO GOOGLE
CLASS ROOM 2 º D: ft6woxq
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Orientações para
as atividades:
- horário da aula CM:
terça-feira às 17:45 – 18:30
- assistir as aulas: https://youtu.be/rLHxghr5vcM
- período da atividade:
20/07 à 27/07
- entrega das atividades:
27/07
- como entregar: e-mail,
WhatsApp e Google Class Room.
As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google
Class Room todas as segundas-feiras.
Atividades:
1.
Vamos pesquisar: Para responder às
questões a seguir, pesquise em bibliotecas, enciclopédias, internet e,
se possível, consulte e converse com um professor de História ou até mesmo
com seus avós ou bisavós.
1)
O que foi a
primeira Revolução Industrial? Qual foi seu contexto histórico-social?
2)
Qual foi a
grande dificuldade técnica da época?
3)
Quais eram os
tipos de máquina térmica mais utilizados na Revolução Industrial?
4)
Algumas dessas
máquinas ainda são utilizadas? Elas foram aperfeiçoadas?
5)
Quais máquinas
térmicas você possui em sua casa?
6)
Descreva como funciona cada máquina térmica
que você possui em casa.
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Orientações para as atividades:
- horário da aula CM:
quarta-feira às 17:45 – 18:30
- assistir as aulas: https://youtu.be/gkg_CM_rH9o
- período da atividade: 13/07 à 20/07
- entrega das atividades: 20/07
- como entregar: e-mail, WhatsApp e Google Class Room.
As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google
Class Room todas as segundas-feiras.
Atividades:
O equivalente mecânico do
calor - Experimento de Joule.
O médico alemão Robert Mayer
e o físico James Prescott Joule deram a ideia que levou ao conceito de calor
que temos hoje, e à conservação de energia. Eles afirmaram que o calor podia
ser transformado em trabalho mecânico e vice-versa.
Mayer e Joule calcularam, baseados em dados diferentes, a exata
quantidade de trabalho necessária para produzir aumento da quantidade de
calor. Joule realizou diversos experimentos na busca do equivalente mecânico
do calor. Por volta de 1840, inventou um recipiente, com água, isolado
termicamente, representado na foto ao lado, no qual colocou um sistema de pás
que agitavam a água. Como mecanismo impulsor, utilizou um bloco que deixava
cair lentamente de uma certa altura. Como havia atrito das pás com água, o
bloco caia com velocidade praticamente constante, ou seja, a energia cinética
era invariável, e então foi possível calcular a energia potencial dispendida
para fazer girar as pás, que desta forma, aqueciam a água. Praticamente toda
a energia potencial do bloco era transformada em calor pelo movimento
mecânico da água.
Conhecendo o valor do peso do bloco, da massa de água do recipiente e
da variação de sua temperatura, Joule calculou a quantidade de energia
transferida para a água, ou seja, o calor recebido e, assim, determinou quantos
joules de energia mecânica eram equivalentes a 1 caloria de calor. Foi assim
que Joule chegou ao seu equivalente mecânico do calor. Mayer, baseado na
teoria, e Joule, nos experimentos, chegaram a verdadeira natureza do calor:
uma forma de energia.
Para visualizar o experimento descrito acima, explore o Simulador.
Disponível em:
O cálculo de Joule:
Epg = Q
m do bloco . g. h = m água . c. ΔT
Onde:
Epg = energia potencial gravitacional;
Q = calor recebido pela água;
m = massa;
c = calor específico da água;
g = aceleração da gravidade.
1.
Explique as transformações de energia
envolvidas no experimento de Joule.
2.
Considere um objeto com massa de 8 kg e que
ele caia de uma altura de 4 metros por 16 vezes. Calcule a quantidade de
energia transmitida para a água. Utilize g = 9,8 m/
![]()
3.
Utilizando a mesma massa da questão anterior
(8 kg) e alterando apenas a altura para 6 metros, determine a quantidade de
energia transmitida para a água.
4.
O que você observa nos resultados das questões
2 e 3 quando alteramos os dados de altura? Por que isso acontece?
5.
Se a alteração ocorrer na massa do objeto,
passando para uma massa final de 12 kg, por exemplo, o que consequentemente
ocorrerá com a temperatura da água?
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Orientações para as atividades:
- horário da aula CM: quarta-feira às 17:45 – 18:30
- assistir as aulas: https://youtu.be/D51QHPZSphQ e https://youtu.be/Yw4HQ_k961k
- período da atividade: 06/07 à 13/07
- entrega das atividades: 13/07
- como entregar: e-mail:
WhatsApp e Google Class Room.
As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google Class Room todas as segundas-feiras.
Atividades
1. Um corpo de massa 3,0kg está posicionado 2,0m acima do solo horizontal e tem energia potencial gravitacional de 90J. A aceleração de gravidade no local tem módulo igual a 10m/s2. Quando esse corpo estiver posicionado no solo, sua energia potencial gravitacional valerá:
a) Zero
b) 20J
c) 30J
d) 60J
e) 90J
2. Um corpo de massa m se desloca numa trajetória plana e circular. Num determinado instante t1, sua velocidade escalar é v, e, em t2, sua velocidade escalar é 2v. A razão entre as energias cinéticas do corpo em t2 e t1, respectivamente, é:
a) 1
b) 2 c) 4 d) 8 e) 16
3. Considere uma partícula no interior de um campo de forças. Se o movimento da partícula for espontâneo, sua energia potencial sempre diminui e as forças de campo estarão realizando um trabalho motor (positivo), que consiste em transformar energia potencial em cinética. Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela em que a energia potencial aumenta:
a) um corpo caindo no campo de gravidade da Terra;
b) um próton e um elétron se aproximando;
c) dois elétrons se afastando;
d) dois prótons se afastando;
e) um próton e um elétron se afastando.
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1. Calcule a variação de temperatura sofrida por 6kg de uma substância, de calor específico igual a 0,6 cal/g°C, que fica exposta durante 20 s a uma fonte térmica que fornece 2000 cal/s.
2. Um projétil de chumbo perde toda a sua energia cinética ao colidir com uma parede de aço. O que deve ter acontecido com a temperatura do projétil após a colisão?
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ATIVIDADES
LINK GOOGLE CLASS ROOM 2 º D:
CÓDIGO: ft6woxq
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