quinta-feira, 26 de novembro de 2020

PROJETO DE VIDA

ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11

ROTEIRO DE ATIVIDADE PASSO A PASSO E ATIVDADE:

1º passo: Você deverá realizar as atividades no Caderno e no CA .

2º passo: Organize o tempo que levará para realizar as atividades. Faça a divisão HABILIDADES PROPOSTAS

disponíveis. O importante é não deixar acumular;

 








         






DESENHE O SEU CAMINHO

 

SAÍDA  (O CAMINHO ADIANTE COM AS COMPETENCIAS SOCIOEMOCIONAIS).

 

CHEGADA (BAU DOS SONHOS E O PROJETO DE VIDA)





 


BONS ESTUDOS


PRAZO DE ENTREGA

30/11/2020

ENVIAR VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com  OU CLASSROOM.

ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11

PREZADO ALUNO, 

APLICAÇÃO  DA AVALIAÇÃO  PROCESSUAL,  TERÁ  INICIO , EM 13/11 ATÉ  23/11/2020,SERÁ  ON LINE.
INFORMAMOS DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO  DA REFERIDA AVALIAÇÃO, PARA EFEITO DE  MÉDIA  FINAL DO ANO LETIVO DE 2020.
💢A AVALIAÇÃO  CONSTITUE DE 26 QUESTÕES  DE PORTUGUÊS  E 26 DE MATEMÁTICA 
💢SIGA  AS INSTRUÇÕES  PASSO A PASSO PARA ACESSAR A AVALIAÇÃO:
💢ENTRAR NA SED-SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL 
https://sed.educacao.sp.gov.br/
PREENCHA OS DADOS DE LOGIN E SENHA 
LOGIN: (NÚMERO  RA)
SENHA: DATA DE NASCIMENTO ( Se não mudou)
NO MENU, SELECIONE AS  OPÇOES:
💢  PEDAGÓGICO 
💢PLATAFORMA  CAED
CLIQUE EM CADERNO 
DE ATIVIDADES  DE PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
CLIQUE EM INICIAR,LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES,  ESCOLHA A RESPOSTA CORRETA, CLIQUE EM PRÓXIMO 
CHEGANDO NA ÚLTIMA QUESTÃO,  CLIQUE EM FINALIZAR. APÓS FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR  A PROVA.
APÓS  O INÍCIO  DA AVALIAÇÃO   O ALUNO PODERÁ  FINALIZAR EM ATÉ  48 HORAS CORRIDAS.
O ALUNO QUE NÃO  DISPOR DE RECURSOS  TECNOLÓGICOS,  PODERÁ  FAZER  A AVALIAÇÃO  NA ESCOLA,  NO HORÁRIO  DAS 8:00 ÀS 20: 00 HORAS  , COM OS COORDENADORES BENILTON  OU EDUARDO  SEGUINDO O PROTOCOLO DE SEGURANÇA CONTRA O COVID 
FONE ESCOLA: 3425-3044
3425-2107

OU PODERÁ  REALIZAR A AVALIAÇÃO  PELO APLICATIVO  CAED:
ABRIR O PLAY STORE GOOGLE
PESQUISAR  APLICATIVO:
💢CADERNOS DE ATIVIDADES DE SÃO  PAULO( CAED-UFJF)
CLIQUE  EM ENTRAR
DIGITAR RA E SENHA
APARECERÁ  AS OPÇÕES  DE AVALIAÇÃO  PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
LEIA COM ATENÇÃO , MARCANDO  UMA RESPOSTA
O TEMPO SERÁ  DE 48 HORAS  , PARA RESPONDER ÀS  QUESTÕES,  APÓS  TER  INICIADO O TESTE.
FINALIZAR
APÓS  FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR A PROVA.
CASO VOCÊ  TENHA QUALQUER DÚVIDA,  PEÇA  AJUDA AO SEU PROFESSOR 

💢💢💢💢💢💢💢💢


ALUNOS: NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA  HORA , REALIZE O QUANTO ANTES A AVALIAÇÃO   ...
FAÇA  COM ATENÇÃO,  BOA PROVA

💢💢💢💢💢💢💢💢







 

 

-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas:

https://www.youtube.com/watch?v=j389erhv-QY

https://www.youtube.com/watch?v=oB6uaAx4Tek

ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11

Objetivo: Identificar os principais acontecimentos que marcaram a vida durante a elaboração do Projeto de Vida como forma de significar a própria trajetória na realização do sonho.

ATIVIDADE REFERENTE A AULA DO CENTRO DE MÍDIA E O CADERNO DO ESTUDANTE 4

PÁGINA 25 Á 27 . PARA QUE O ALUNO DESENVOLVA A ATIVIDADE LEIA COM ATENÇÃO A ATIVIDADE QUE CONSTA NA CADERNO DO ESTUDANTE

Atividade 1: “Recordar é viver!”- disponível no Caderno do Estudante p. 26

 

ENVIAR VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com  OU CLASSROOM.

WHATSAPP 997310480 . TIRAR FOTO  E ENVIAR.

LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE.

 

ENTREGAR 16/11

 

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11

Objetivo: Ampliar os conhecimentos sobre o mundo trabalho e as profissões, partindo das percepções geradas pela influência da família e/ou das pessoas do convívio.

  ATIVIDADE REFERENTA A AULA DO CENTRO DE MÍDIA 28/10 E O CADERNO DO ALUNO 4 BIMESTRE SITUAÇÃO APRENDIZAGEM 1 PÁGINA 23 Á 25.

 RESPONDA EM SEU CADERNO DO ALUNO.

 

- Atividade 1”Sobre os membros da sua família” - Caderno do Estudante p. 24.

a) Quantos anos os membros da sua família tinham quando iniciaram uma profissão?

 b) Sempre trabalharam na mesma área da profissão escolhida ou mudaram ao longo do tempo?

 c) O que eles pensam sobre o que fazem?

 d) Eles se sentem realizados com a profissão? Por quê? e) Se pudessem, mudariam de profissão? Por quê?OBS:

 

 ENVIAR VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com  OU CLASSROOM.

WHATSAPP 997310480 . TIRAR FOTO  E ENVIAR.

LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE.

 

ENTREGAR 09/11

 

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10

Diversidade significa variedade, pluralidade diferença.

 

É um substantivo feminino que caracteriza tudo o que é diverso, que tem multiplicidade. Falar diversidade é apresentar multiplos aspectos de uma mesma realidade que expressa a vida humana em termos naturais, biologicos e sociais. Fale-se, por exemplo, em diversidade cultural, diversidade biológica, diversidade ambiental, diversidade sexual, diversidade etnica, linguistica, religiosa, etc. (...)

 

A noção de diversidade está presente no Estatuto da Juventude, no Capitulo II, intitulado “Dos direitos dos jovens”, na Seção IV. A Seção “Do direito á diversidade e á igualdade” é composta por dois artigos, como se observa a seguir: Art. 17 - O jovem tem direito á diversidade e á igualdade de direitos e oportunidades e não será discriminado por motivo de de^: I - etnia, reça, cor de pele, cultura, origem, idade e sexo; II- orientação sexual, idioma ou religião; III - opinião, deficiência e condição social e economica. Já o Artigo 18 é dedicado á ” Ação do poder publico”, na eletivação de direito á desigualdade, seus itens contemplam medidas relacionadas com:

 I) programas governamentais que garantam o direito fundamentais aos jovens de todas as raças e etnias.

II) capacitação dos professores do ensino médio e fundamenrtal para aplicação de diretrizes curriculares nacionais no que refere a todas as formas de discriminação.

III) inclusão  dos temas da diversidade na formação dos profissionais de educação, de saúde , de segurança pública e entre os operadores do direito;

IV) observância das diretrizes curriculares para educação indigenas;

V)inclusão nos conteúdos curriculares de informação sobre discriminação e direitos na sociedade  brasileira;

VI) inclusão nos conteúdos curriculares de temas relacionado a sexualidade, respeitando a diversidade de valores e crenças(...)

 

                                                        ATIVIDADE

 

O JOVEM TEM DIREITO Á DIVERSIDADE E Á DIVERSIDADE  DE DIREITOS E OPORTUNIDADES E NÃO SERÁ DISCRIMINADO POR MOTIVO DE :

I - ETNIA,RAÇA,COR DA PELE,CULTURA,ORIGEM,IDADE;

II- OPINIÃO,DEFICIÊNCIA E CONDIÇÃO SOCIAL E ECONÔMICA.

 

ESCOLHA UM DOS TEMAS CITADOS ACIMA E FAÇA UM BREVE COMENTÁRIO SOBRE O TEMA ESCOLHIDO.

 

OBS ENTREGA VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com OU VIA CLASSROOM WHATSAPP 997310480 SOMENTE PARA TIRAR DÚVIDAS REFERENTE A ATIVIDADES.

LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE.

ENTREGA 02/11/2020

 

 

 

 ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10

 

 

DAQUI PARA FRENTE O QUE EU QUERO PARA O MEU FUTURO?

 Desde criança, temos vários sonhos e planos para nosso futuro. Ter um objetivo na vida, saber onde queremos chegar,é o que nos motiva a lutar e a superar as dificuldades e desafios que surgirão em nosso caminho. Nossos objetivos e nossos sonhos serão alvos a serem atingidos por nós! Muitas vezes, também temos dúvidas e questionamentos que devem ser respondidos por nós:

- Qual a carreira que quero seguir?

 - O que eu quero ser?

 - Onde quero chegar?

 - Como irei concretizar meus sonhos?

 

OBS ENTREGA VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com OU VIA CLASSROOM WHATSAPP 997310480 SOMENTE PARA TIRAR DÚVIDAS REFERENTE A ATIVIDADES.

LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE.

ENTREGA26/10

 


 ATIVIDADES DA SEMANA 13/10 ATÉ 16/10

ATIVIDADE REFERENTE CADERNO DO ALUNO PÁGINAS 149 E 150 E A AULA DO CENTRO DE MIDIA 30/09

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3 EU VOU CONSEGUIR! EU VOU CONSEGUIR! Competências socioemocionais: Otimismo e determinação. Na atividade anterior, você refletiu sobre as suas escolhas e decisões e como elas até agora fizeram sentido para o seu Projeto de Vida. Pensar sobre isso exigiu de você relacionar tudo o que já lhe aconteceu à convicção de que está no caminho certo e no controle do próprio destino! Você deve estar se perguntando: “Como assim? Controle do destino? Isso é possível?”. Só você saberá o quanto! A verdade é que, em grande parte, é possível prever de alguma forma o seu futuro! Talvez seja necessário lembrá-lo, pois você fez isso ao definir a visão, missão, objetivos e metas do seu Projeto de Vid,a e isso não há como negar: é ver algo realizado do jeito que você planejou a longo prazo ou seja, ter em suas mãos o seu futuro ou o seu destino! Contudo, existe um segredo nesse processo todo, que é o seu otimismo diante do que se descortinou na sua vida até agora, pois ele faz você seguir em frente, tomar decisões em nome de um “vir a ser”, na esperança de algo melhor no futuro. É o entusiasmo que diz para você envolverse ativamente com a vida e com outras pessoas de uma força positiva, alegre e afirmativa! É, portanto, o que faz você acreditar em si mesmo(a), na intencionalidade positiva das suas decisões, mesmo que, de vez em quando, algo dê errado e você não saiba o que fazer. É sobre isso que essa atividade irá tratar

Atividade: Posso dizer que já deu certo! 1. Realize uma leitura do artigo Os segredos do pensamento positivo disponibilizado por seu professor. O artigo aborda o otimismo e entusiasmo por um prisma científico e ressalta que, além do pensamento positivo, é preciso agir sobre o mundo, para que os sonhos se concretizem. Portanto, a partir desse texto espera-se que os estudantes reflitam a respeito do entusiasmo para a realização de seus sonhos. Assim, o professor pode perguntar se alguém costuma se valer de algum pensamento positivo para alcançar o seu sonho e , o que isso significa para eles. Será que concordam que ser entusiasmado é querer mudar ou evitar algo pior? Querer e desejar o que depende de si? O que eles acham das pessoas que são bastante otimistas? Acreditam que o pensamento positivo é benéfico? E o que custa ser entusiasmado? Essas são algumas questões que devem ser mediadas pelo professor nas discussões do artigo com os estudantes. Para Saber MAIS Definição de otimismo segundo o dicionário Houaiss: “disposição para ver as coisas pelo lado bom e esperar sempre uma solução favorável, mesmo nas situações mais difíceis”. Definição de entusiasmo: Significa envolver-se ativamente com a vida e com outras pessoas e a fazê-lo de uma forma positiva, alegre e afirmativa — sentir "gosto pela vida." Quando somos entusiasmados, encaramos nossas tarefas diárias com alegria e interesse. Entusiasmo nos permite apreciar o que fazemos e mostrar nossa paixão ao outro. Simplificando, o entusiasmo é ter uma atitude positiva: encarar o dia-a-dia com alegria, energia e emoção.

Os estudantes devem criar um gráfico genealógico ou um mapa com um acontecimento positivo da sua vida, conforme orientações e imagem que seguem no Caderno do Estudante, na questão Nº 2, da Atividade: Posso dizer que já deu certo! Após a identificação do acontecimento, é preciso que eles reflitam sobre as ações que levaram ao acontecimento, haja vista que é possível perceber uma relação entre o entusiasmo e a determinação para o alcance de objetivos do Projeto de Vida. Em outras palavras, ao desenvolver a determinação e o entusiasmo, espera-se que o estudante alcance as metas escolhidas por ele em seu Projeto de Vida, pois a determinação o auxiliará no percurso, na motivação de continuar trabalhando independente dos obstáculos e o entusiasmo irá fazer com que ele olhe para a vida de forma afirmativa, cumpra suas tarefas com paixão e de forma alegre. Entretanto, cabe ressaltar, que outros fatores também estão envolvidos para que os estudantes alcancem os seus objetivos. Abaixo, seguem algumas questões que podem ajudar os estudantes nas reflexões:   

● Quais as ações que acreditam que levaram ao acontecimento positivo?    

 ● Qual foi o papel do pensamento positivo para que tal acontecimento se sucedesse?

 ● Qual o papel do entusiasmo para os acontecimentos positivos?               

 ● Qual o papel da determinação para os acontecimentos positivos? Ao final, o professor deve abrir espaço para os estudantes, que se sentirem à vontade, falarem de seu acontecimento positivo, relatando as emoções e sentimentos despertados por ele, assim como as habilidades e competências que acreditam ter que favoreceram ao acontecimento. Orientações para a criação do mapa do acontecimento positivo: - Na circunferência central da imagem, você deve colocar um acontecimento positivo da sua vida. - Nas três circunferências que estão destacadas acima e abaixo da circunferência central, você deve descrever o que mudou na sua vida depois de tal acontecimento positivo, ou seja, os desdobramentos do ocorrido. Nas circunferências pontilhadas, você deve pontuar as suas principais ações, que você acredita que devem ter favorecido para que o acontecimento positivo ocorresse.

 

OBS ENTREGA VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com OU VIA CLASSROOM WHATSAPP 997310480 SOMENTE PARA TIRAR DÚVIDAS REFERENTE A ATIVIDADES.

LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE.

ENTREGA 19/10

 

 

 

 ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10

Objetivo: Pensar em como a cidadania se pauta na relação da vida cotidiana.

 

                                  TEXTO: Cidadania e Projetos de Vida

 

Questão 1) Analise o texto para responder às questões a seguir:

 




a) O que é Cidadania? 





b) O que é um cidadão?

 

 



 

 

c) O que é um cidadão consciente?

 

 

Questão 2) Ao fazer uma leitura do infográfico abaixo, pense e responda: Quantos e quais mandamentos você está conseguindo “obedecer”? Descreva. 




OBS ENTREGA VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com OU VIA CLASSROOM WHATSAPP 997310480 SOMENTE PARA TIRAR DÚVIDAS REFERENTE A ATIVIDADES.

LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE.

ENTREGA 05/10

 

ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09



ATIVIDADE REFERENTE A AULA DO CENTRO DE MÍDIA 16/09

PARA QUEM NÃO ASSISTIU A AULA NO CMSP OU PARA QUEM QUER ASSISTIR NOVAMENTE SEGUE O LINK

 https://www.youtube.com/watch?v=NHtMmfrbP-4&t=224s

RESPONDA O QUESTIONÁRIO DE AUTOAVALIAÇÃO NO CMSP ATÉ O DIA 23/09/2020

 

OBJETIVO: ENSINAR  E ORIENTAR A CONHECER AS RUBRÍCAS NO SISTEMAS AUTOAVALIAÇÃO SOCIOEMOCIONAIS


















Adicionar legenda


                                                             AGORA É A SUA VEZ !

 ACESSE O SISTEMA DA FORMA APRESENTADA E PREENCHA SUA AUTOAVALIAÇÃO.

  ATENÇÃO!!

   AO PREENCHER, REGISTRE A COMPETÊNCIA SOCIOEMOCIONAL EM QUE FICOU NO MAIOR E NO MENOR DEGRAU.

O REGISTRO PODERÁ SER FEITO NO DIÁRIO DE PRÁTICAS E VIVÊNCIAS,UMA FOTO OU PRINTE DA TELA,

                               PRAZO PARA O PREENCHIMENTO DAS RUBRÍCAS

                  MUITO IMPORTANTE!

                O PREENCHIMENTO DA “AUTOAVALIAÇÃO SOCIEMOCIONAIS” DEVERÁ ACONTECER ENTRE 16 E 23 DE SETEMBRO.

 

OBS ENTREGA VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com OU VIA CLASSROOM WHATSAPP 997310480 SOMENTE PARA TIRAR DÚVIDAS REFERENTE A ATIVIDADES.

LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE.

ENTREGA 28/09

 

 
























































































































































































































































































ATIVIDADE REFERENTE :Situação de Aprendizagem 2 NOSSAS ESCOLHAS ESTÃO NA BALANÇA APOSTILA DO ALUNO 3 PÁGINA146 Á 148  E A AULA DO CENTRO DE MÍDIA  09/09.
Objetivo: Refletir sobre os desafios enfrentados nas escolhas e decisões tomadas para a consecução do Projeto de Vida.
 Competências socioemocionais em foco: Organização, respeito e determinação




 Dando continuidade ao processo avaliativo dos seus passos na direção do seu sonho, iniciado na atividade anterior, você irá refletir agora sobre os desafios enfrentados nas escolhas e decisões que tomou para a efetivação do seu Plano de Ação até hoje.
 Siga em frente!
1. Das escolhas e decisões do seu Projeto de Vida, é certo que você saiba o quanto cada uma delas lhe custou. Assim como deve estar na memória aquelas em que você foi mais bem sucedido(a) e vitorioso(a) ao que se propunha fazer. E, acima de tudo, você deve ter aprendido o real significado sobre: “As escolhas e decisões regulam o seu caminhar para a realização do seu sonho!”. Considerando isso, diante das situações que você já vivenciou, Responda no seu Diário de Práticas e Vivências:
a. Ao longo da sua trajetória, quais foram as escolhas e decisões que você julga mais acertadas do seu Projeto de Vida?
b. Após tudo o que você passou para implementar o Plano de Ação do seu Projeto de Vida, houve algum momento em que você postergou, ou seja, demorou para decidir (ou quase deixou para trás) uma decisão difícil, ou achou que deveria ter decidido com mais agilidade? O que foi? Você sabe explicar as consequências disso?
 c. Das decisões do seu Projeto de Vida, existe algo que prevaleceu em todas elas? O que foi?
 d. Olhando para onde você se encontra no Plano de Ação do seu Projeto de Vida, existe alguma habilidade ou conhecimento que você precisa adquirir para seguir avançando em direção à realização do seu sonho? O quê? Que competências você vem desenvolvendo na escola e que acredita que precisará praticar no longo caminho que irá percorrer para realizar seus sonhos futuros
 LEIA O TEXTO E RESPONDA AS QUESTÕES REFERENTE AO TEXTO:
Fazer escolhas e se preparar para o futuro Na hora de fazer escolhas e bater o martelo para uma decisão, é comum se deparar com diferentes opções. Essa dificuldade em eleger o caminho correto, aquele que parece mais proveitoso, ou ainda, aquele que apresenta menos riscos, é algo que se enfrenta o tempo todo, pois isso está presente no cotidiano da vida de qualquer pessoa. Por exemplo: quem nunca se perguntou várias vezes sobre o que fazer para ganhar mais tempo livre? Sobre qual é a melhor forma de abordar alguém para tratar de um assunto delicado ou para pedir desculpas a alguém? Ou seja, o tempo todo existem escolhas a fazer e o que muda é a complexidade delas, pois existem umas que implicam mais decisões difíceis. Sobre isso, pense em alguma escolha complexa que você já teve que fazer ao longo do seu Projeto de Vida e pontue, no seu Diário de Práticas e Vivências, os principais dilemas que você vivenciou diante da decisão que tomou, conforme o que se pede na planilha que segue abaixo:
1. Qual foi a escolha mais complexa que você já teve que fazer no seu Projeto de Vida?
 2. Quais foram os dilemas que você vivenciou antes de tomar a sua decisão?
 3. Atualmente, como você se sente em relação à escolha e à decisão que tomou?
OBS ENTREGA VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com OU VIA CLASSROOM WHATSAPP 997310480 SOMENTE PARA TIRAR DÚVIDAS REFERENTE A ATIVIDADES.
LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE.
ENTREGA 21/09


 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09  ATÉ  11/09

AULA REFERENTE A APOSTILA DO ALUNO 3º BIMESTRE PAGINA 145 E 146 AULA CENTRO DE MÍDIA 02/09
Objetivo: Refletir acerca dos passos dados para o alcance das metas e expectativas do Projeto de Vida
Abaixo, seguem alguns pontos para mediação

● Como estão se sentido em relação ao foco das suas ações na aplicação do Plano de Ação do seu Projeto de Vida? Acreditam que estão atingindo os seus objetivos? Pensem sobre isso.
● Dos desafios que conseguiram superar, o que foi mais importante para que vocês não desistirem dos seus objetivos? Pensem como conseguiram superá-los
. ● Durante esse período das aulas de Projeto de Vida, foi necessário aprender algo novo para não perder o foco do seu Projeto de Vida? Pensem sobre isso. Descobriram habilidades em si que antes desconheciam? Pensem quais foram.
 ● Ao visualizar o Plano de Ação do seu Projeto de Vida, quais são os desafios que você acredita que ainda terá que enfrentar?
 ● Das pessoas que você buscou apoio para a consecução do seu Projeto de Vida, PROJETO DE VIDA 2 VERSÃO PRELIMINAR como elas se fizeram presentes na sua vida? Pensem como elas têm lhes auxiliado nas etapas do seu Plano.
ATIVIDADE: DE VOLTA AO PLANO!
Respondam em seus Diários de Práticas e Vivências, as questões da Atividade: De volta ao Plano! (p. 145 E 146), conforme descrição no Caderno do Estudante:
1. Conforme você vem aprendendo nas aulas de Projeto de Vida (PV), a organização é imprescindível não apenas para você aprender algo novo, mas para movimentar o que é preciso para atingir aos seus objetivos. Dessa forma, a organização das informações de seu Projeto de Vida, por meio de um Plano de Ação, deve ter possibilitado grandes descobertas sobre si mesmo e avanços em direção à realização de seu sonho. Sobre isso, responda:
a) Houve mudanças importantes no foco de seu Projeto de Vida? Quais? Por exemplo: Você mudou de sonho e/ou mudou as prioridades no alcance dos objetivos de seu Plano de Ação? Escreva sobre isso no seu Diário de Práticas e Vivências.
b) Descreva, também, quais foram os seus avanços no alcance das suas metas e o que é preciso agora para alcançar os objetivos que ainda faltam.
 c) Quais as metas foram mais fáceis de serem alcançadas em seu Plano de Ação? O que você acredita que possibilitou a sua realização?


OBS ENTREGA VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com OU VIA CLASSROOM WHATSAPP 997310480 SOMENTE PARA TIRAR DÚVIDAS REFERENTE A ATIVIDADES.
LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE.
ENTREGA


 PARA A SEMANA DO DIA 30/08 ATÉ  04/09

LEIA O TRECHO ABAIXO E REFLITA:
Você já parou para pensar o que um simples canudo plástico pode gerar para a vida marinha de
nosso planeta? Será que nós, damos a devida importância à vida de outras espécies? Pois é, são
questionamentos profundos, afinal não há como entender a importância da temática sem uma
boa reflexão.
Outro ponto de destaque é sobre a água. Você já pensou na quantidade de água que gastamos
diariamente e até quando o planeta terá água potável para suprir toda essa demanda? Controlar
o consumo de água é uma medida sustentável, além de proporcionar uma economia no
orçamento da sua família.
Atividade 1.
Sabendo da importância de ter um mundo mais sustentável, quais ações você pode adotar para
contribuir? Quais hábitos podem ser mudados para termos um planeta sustentável?
Pensem em pelo menos 3 ações que poderiam ser implementadas desde já na escola e na sua
casa.
Seja protagonista da sua história, pequenas atitudes mudam o mundo!
As questões que seguem abaixo, é para que possam investigar melhor a temática e responder .
a) O que você entende por consumo consciente?
___________________________________________________________________________
b) Como o consumo consciente pode mudar a vida das pessoas e sua relação com o
mundo?
____________________________________________________________________________
c) Você conhece algum projeto social que trabalhe com a temática de sustentabilidade ou
consumo consciente? Quais ações são desenvolvidas? Elas são sustentáveis e Caso não
conheça, faça uma pesquisa na internet e descubra pelo menos uma!


OBS ENTREGA VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com OU VIA CLASSROOM WHATSAPP 997310480 SOMENTE PARA TIRAR DÚVIDAS REFERENTE A ATIVIDADES.
LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE.




ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ  21/08

Faça uma dissertação sobre seu Projeto de Vida, no seu diário de prática e vivência constando o que pretende fazer ao terminar o ensino médio, qual faculdade pretende fazer ou curso técnico, ou se vai trabalhar e em qual área deseja trabalhar. Pode constar também a profissão que deseja seguir; Esta dissertação tem que possuir no mínimo 8 linhasOBS ENTREGA VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com OU VIA CLASSROOM, WHATSAPP 997310480 SOMENTE PARA TIRAR DÚVIDAS REFERENTE A ATIVIDADES.
LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE.
DATA DA ENTREGA 22/08/2020




 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ  17/08
texto: Cidadania
A “cidadania” designa,de modo geral tudo aquilo que tange de direitos e deveres de um povo num território.
A cidadania é a expressão máxima do direito, pois este existe para os cidadãos. Este atributos, de toda forma, são direitos cívis,direitos públicos e direitos sociais.
Contudo,cidadania também significa obedecer as leis e as normas nas quais se baseiam os direitos dos cidadãos.
Etimologicamente ,a palavra “cidadania” vem do latim”civitas”, que significa cidade. Portanto, os cidadãos ou civis, possuem os direitos civis ,politicos e sociais emanam da nação.
É importante notar que a cidadania é um processo contínuo e em constante transformação(quase sempre comultativas).
Fica claro o fato de a nacionalidade ser um pressuposto da cidadania. Atualmente, esta também identificar se com a maioria, pois esta fundamentada no processo educativo que forma cidadão, tornando-o apto a cidadania.
Desse modo, aqueles que muito jovens e, mutas vezes os estrangeiros, não estão preparado para o exercício da cidadania num determinado território ou cultura.
Por estar intrensicantemente ligada a noção de direitos, a cidadania pressupõe, em contrapartida, deveres, ou seja, para que tenhamos o direito á saude, educação, moradia, trabalho, previdência social, lazer , temos o direito de cumprir as leis, eleger o governante e pagar impostos.
Podemos ainda classificar os direitos do cidadão(tT.H.Marsall,1950) como sendo de natureza civil, ou seja, aqueles inerentes a liberdade individual, liberdade de expressão e de pensamento; o direito á propriedade e a justiça.
Existe aqueles de natureza política, com o direito de participação do exercício do poder político elegendo e sendo eleito. Por fim, os direitos de caráter social, com o bem -estar econõmico e social..
De modo ideal, a cidadania seria o exercício pleno dos direitos políticos,civis e sociais  numa completa liberdade participativa, posto que a cidadania não acorde com individualismo ou a passividade.
RESPONDA:
1 DE ACORDO COM O TEXTO, QUAIS SÃO AS REGRAS BÁSICAS PARA A CIDADANIA?

2 QUAL O SIGNIFICADO DA PALAVRA CIDADANIA? CITE EXEMPLO DE CIDADANIA E COMENTE COMO DEVEMOS EXERCÊ-LA?

3 DE ACORDO COM O TEXTO, QUAIS SÃO AS VANTAGENS PARA QUEM SEMPRE DIZ A VERDADE?
OBS ENTREGA VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com OU VIA CLASSROOM WHATSAPP 997310480 SOMENTE PARA TIRAR DÚVIDAS REFERENTE A ATIVIDADES.
LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE.


 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ  07/08
NESSA ATIVIDADE SERÁ TRABALHADO  AS 8  COMPETÊNCIAS SOCIEMOCIONAIS:SÃO ELAS:
CURIOSIDADE DE APRENDER, DETERMINAÇÃO, FOCO, IMAGINAÇÃO CRIATIVA,
INICIATIVA SOCIAL, ORGANIZAÇÃO, PERSISTÊNCIA E RESPONSABILIDADE,
ESSAS COMPETÊNCIAS NOS AJUDAM A APRENDER A SUPERAR OBSTÁCULOS NO DIA A DIA E A NÃO DESISTIR DIANTE DO PRIMEIRO PROBLEMA. OBSERVE AS POSTAGEM A SEGUIR  E REFLITA SOBRE AS FIGURAS E RESPONDE O QUESTIONARIO A SEGUIR.










AGORA QUE VOCÊ JA SABE O QUE É COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E QUAIS SÃO ELAS, RESPONDA AS QUESTÕES.
1 - DIANTE DESSA PANDEMIA QUE MUDOU A VIDA DE TODO MUNDO, QUAL FOI O MAIOE DESAFIO QUE VOCÊ ENFRENTOU NOS ÚLTIMOS MESES?
2 - PENSE E ANOTE UMA OU DUAS COMPETÊNCIS SOCIOEMOCIONAIS, QUE AJUDOU VOCÊ A SUPERAR ESSE GRANDE DESAFIO OU PELO MENOS A LIDAR MELHOR COM ELE.
3 - REGISTRE COM ESSA COMPETÊNCIA SOCIOEMOCIONAL FOI ACIONADA  E  DÊ
EXEMPLO DAS AÇÕES EM QUE PELO MENOS A LIDAR MELHOR COM ELE.
O REGISTRO PODERÁ SE FEITO EM TEXTO , ÁUDIO,VÍDEO,DESENHO, FOTO, DIÁRIO DE PRÁTICA E VIVÊNCIAS
OBS ENTREGA VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com OU VIA CLASSROOM WHATSAPP 997310480 SOMENTE PARA TIRAR DÚVIDAS REFERENTE A ATIVIDADES.
LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/07 ATÉ  31/07
                          OLÁ, PESSOAL !!! COMO VOCÊS ESTÃO? ESPERO QUE ESTEJAM TODOS BEM!
ESTOU ENVIANDO ESSA SEMANA ATIVIDADE DE ESTUDOS INTENSIVOS. É NECESSÁRIO ESFORÇO E DEDICAÇÃO. LEMBRE-SE QUE ATRAVÉS DESSAS ATIVIDADES VOCÊS RECEBERÃO FREQUÊNCIA E NOTAS. ALGUNS ALUNOS NÃO ESTÃO ME ENTREGANDO AS ATIVIDADES E ESTÃO FICANDO SEM NOTAS E PRESENÇA. ENTÃO GOSTARIA QUE TODOS QUE NÃO ME ENTREGARAM AS ATIVIDADES E FALTAM ENTREGAR ALGUMAS ATIVIDADES , SEGUEM AS SEMANAS 8/06 á 12/06: VALORES PESSOAIS ,  15/06 á 19/06 componentes curriculares  22/06 á 26/06  SOBRE OS COMPONENTES CURRICULARES,  29/06 á 03/07  APOSTILA DO ALUNO 2  PÁGINAS 152 06/07 á 10/07 REPRESENTAÇÃO VISUAL ,13/07 á  17/07 APOSTILA DO ALUNO 2 PÁGINAS 153-154 SITUAÇÃO APRENDIZAGEM 3 , 20/07 á 24/07 APOSTILA DO ALUNO 2 PÁGINA 158
Para os alunos que não me entregaram . por favor entregar até 03/08 para fechamento de bimestre. OLHE EM CADA SEMANA DAS ATIVIDADES QUE ESTARA EXPLICANDO O QUE TEM QUE SER FEITO.
    OS ALUNOS  QUE NÃO ME ENTREGARAM AS ATIVIDADES E FALTAM ENTREGAR ALGUMAS  ATIVIDADES , SEGUEM AS SEMANAS DAS ATIVIDADES. COLOQUEM EM DIA, ENVIAR ATÉ QUARTA FEIRA PARA FECHAMENTO DE BIMESTRE E OS ALUNOS QUE DESENVOLVERAM AS ATIVIDADES QUE FOI SOLICITADAS, EU PROPONHO, QUE OS MESMOS, POSSAM REFAZER / REVALIAR, AS ATIVIDADES QUE AINDA HAJA DÚVIDAS.

                                                                                                                                                           
OBS: ENTREGA VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com OU VIA CLASSROOM WHATSAPP 997310480 SOMENTE PARA TIRAR DÚVIDAS REFERENTE AS ATIVIDADES.
LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE
                                                                         

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 20/07 ATÉ  24/07
TRABALHO

ATIVIDADE REFERENTE A AULA 15/07 E O CADERNO DO ALUNO VOLUME 2 PÁG 158
ATIVIDADE 1: fechem os olhos e vizualize o lugar onde você vive(casa,bairro,cidade ou pais) e imagine como seria esse lugar numa fotografia de cartão postal.
Descreva em palavras como seria esse lugar conforme o que esta pedindo a Situação de Aprendizagem 6: Imagem e vida, no Caderno do Estudante (página 158).

ATIVIDADE 2:  Mão a obra, chegou o momento de você elaborar o seu cartão postal. se você não tem celular para fazer a foto, não tem problema! Lembre-se de que alguns cartões postais no séculos xixeram desenhados. Portanto ,use sua criatividade! Use um papel sufite ,canetinhas ou lápis de cor.
Você pode fazê-lo para você mesmo com recadinho para ler no futuro ou prenchê-lo com mensagens e depois entregá-lo a alguém.

OBS ENTREGA VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com OU VIA CLASSROOM WHATSAPP 997310480 SOMENTE PARA TIRAR DÚVIDAS REFERENTE A ATIVIDADES.
LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE.
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 13/07 ATÉ 17/07
ATIVIDADE DA APOSTILA DO ALUNO 2 PÁGINAS 153-154 SITUAÇÃO APRENDIZAGEM 3: “ JUNTOS É MELHOR.”
1 ESCOLHA UM CONTEÚDO  DE UMA DAS DISCIPLINAS CURRICULARES PARA ESTUDAR NA QUAL VOCÊ TEM MAIS DIFICULDADE. ex matemática:proporcionalidade.
2 REGISTRE NO SEU DIÁRIO DE PRÁTICAS E VIVÊNCIAS OU NO CADERNO DE CLASSE.
a) O QUE VOCÊ CONSEGUIU APRENDER COM O QUE TINHA  MAIS DIFICULDADE?
b) QUAIS AS DIFICULDADES ENFRENTADAS NA ORGANIZAÇÃO DO ESTUDO?
c) QUAIS AS VANTAGENS QUE VOCÊ IDENTIFICA NA FORMA DE ESTUDO UTILIZADA NESTA AULA?
d) O QUE VOCÊ PENSA SOBRE:
. DAR É MELHOR QUE RECEBER.
. DIVIDIR O QUE SE SABE IMPLICA EM TER CONSIDERAÇÕES COM OS DEMAIS E AMPLIAR OS HORIZONTES SOBRE O MUNDO
e) VOC~E SE CONSIDERA UMA PESSOA CAPAZ DE COMPARTILHAR APRENDIZADO?JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA


OBS ENTREGA VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com OU VIA CLASSROOMWHATSAPP 997310480 SOMENTE PARA TIRAR DÚVIDAS REFERENTE A ATIVIDADES.
LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE                                  

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 06/07 ATÉ 10/07
                                                        ATIVIDADE SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM:

REPRESENTAÇÃO VISUAL REFERENTE A APOSTILA DO ALUNO 2 BIMESTRE PÁGINA153
REFLITA E RESPONDE AS 5  QUESTÕES:

OBS: ENVIAR VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com  OU CLASSROOM.
WHATSAPP 997310480 SOMENTE PARA TIRAR DÚVIDAS REFERENTE A ATIVIDADES.
LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 29/06 ATÉ 03/07
APOSTILA DO ALUNO VOLUME 2 PÁGINA 152 
RESPONDA QUESTÃO 1,2 E3 DA SITUAÇÃO APRENDIZAGEM 1: LUGAR PREFERIDO.

OBS; ENTREGA ATIVIDADE VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com OU CLASSROOM
WHATSAPP 997310480 SOMENTE PARA TIRAR DÚVIDAS REFERENTE A ATIVIDADES.
LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 26/05 ATÉ 29/05

ELABORE SEU ROTEIRO DE ESTUDOS

OBS ATIVIDADE REFERENTE AULA CENTRO DE MIDIA E DA PÁGINA 153 E 154 DA APOSTILA DO ALUNO 2 BIMESTRE

RESPONDER O LINK ABAIXO



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/06 ATÉ 12/06


ATIVIDADES
ASSISTA O VIDEO A SEGUIR E RESPONDA:


Quais são os seus valores pessoais?

O que são valores pessoais?

Quais são os valores mais importantes para você?

Qual a importância de conhecer os nossos valores


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 26/05 ATÉ 29/05

ATIVIDADES
TERMINAR AS ATIVIDADES DAS SEMANAS 23/03 á 30/03 , 27/04 á 01/05 , 4/05 á 08/05 ,11/05 á   15/05 ,  18/05 á 22/05 para os alunos que nao me entregaram . por favor entregar até 27/04 para fechamento de bimestre, enviar via email c  caetano.neusa@hotmail.com

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 18/05 ATÉ 22/05

ATIVIDADES

RESPONDA:

QUAL A ARÉA DA MINHA VIDAPERCEBO QUE ESTA EM EQUILIBRIO?
QUAL A ARÉA DA MINHA VIDA MEREÇO ATENÇÃO?
QUE ATITUDE POSSO TER PARA MELHORAR A ARÉA QUE ESCOLHI COMO PONTO DE ATENÇÃO.

OBS ENVIAR PARA E MAIL caetano.neusa@hotmail.com

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 11/05 ATÉ 15/05

 APOSTILA DO ALUNO PÁGINA 140 ,141E 142 ATIVIDADE INDIVIDUAL : ENTRE EM AÇÃO E PROCESSO DE ADAPTAÇÃO


OBS: TIRAR FOTO E MANDAR NO EMAIL caetano.neusa@hotmail.com

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 04/05 ATÉ 08/05


SITUAÇÂO APRENDIZAGEM: CAPACIDADE DE ADAPTAÇÂO: EU E O MUNDO EM TRANSFORMAÇÂO

 APOSTILA DO ALUNO PÁGINA 138 TUDO ESTA EM TRANSFORMAÇÃO E CONTINUAÇÃO PÁGINA 139 . E NA PÁGINA 140 RESPONDER A QUESTÃO 1 E 2 OBS ESCREVA PRIMEIRO A LAPIS DEPOIS FAÇA A CANETA ESFEROGRÁFICA PRETA OU AZUL PARA QUE EU POSSA VISUALIZAR COM CLAREZA,

A ENTREGA DEVE SER ENVIADA VIA E-MAIL caetano.neusa@hotmail.com

RESPONDA NO CADERNO TIRA FOTO E ME ENVIE


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/04 ATÉ 01/05

ASSISTIR O VIDEO; PROFETA GENTILEZA - DOCUMENTÁRIO, FAZER CRÍTICA E ANALISE NO MINIMO 10 LINHAS

POR FAVOR MANDAR NO E-MAI CAETANO.NEUSA@HOTMAIL.COM



Término do DIÁRIO DE PRÁTICAS E VIVÊNCIAS.(imaginação e criatividade)

Buscar e realizar leituras ou assistir filmes que possam conhecer outros projetos de vidas.
Descreva sobre seu ambiente familiar e quais as principais mudanças que ocorreram na sua vida durante essas duas semanas.
Desenhar uma linha do tempo, dividindo em três etapas: quando eram bebês, a idade atual e quando estiverem idosos, para refletirem sobre o que gostariam de ir encontrando pelo caminho e escreverem o que acreditam que precisam mudar na sua vida ou começar a fazer para realizarem o seu sonho.
Pesquisar sobre o projeto de vida: O que é, Importância e como elaborar.
O que é projeto de vida?
Qual a importância de se ter um projeto de vida?
Qual a hora certa de estabelecer um projeto de vida?
Quais os aspectos da  vida devemos englobar no projeto?

Elaborar um plano de vida para o  seu futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário